a vitamina E ajuda no fortalecimento do sistema imune e protege o organismo de vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados
| |

Baixa imunidade: 12 sintomas para ficar atento com a saúde!

A baixa imunidade é uma condição do organismo que está associada a quadros de gripes, resfriados e infecções recorrentes, já que o sistema imune fica impossibilitado de combater esse tipo de doenças.

Contudo, existem outros sintomas que podem significar que esse sistema está debilitado, por isso é muito importante saber quais são e como identificar esses sintomas para descobrir se sua imunidade está baixa.

Responsável por defender o corpo humano contra vírus, bactérias e fungos, o sistema imune está presente em todo o organismo em forma de moléculas e células. São diversos os aspectos que prejudicam o funcionamento desse sistema como fatores genéticos, má alimentação e alterações no metabolismo.

Para que você consiga identificar quais são os sintomas de um sistema imunológico debilitado, desenvolvemos uma lista com os principais sinais que o corpo pode apresentar. Além disso, veja dicas de como fortalecer a sua imunidade. Confira a seguir!

+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Sistema imunológico: O que é, quais os tipos e como cuidar?

1. Fadiga em excesso

A fadiga é um tipo de cansaço excessivo bastante comum mesmo depois de uma boa noite de sono. Portanto, esse sintoma pode dar indícios de que algo provavelmente está errado com o seu organismo.

Mulher sentindo cansaço, um dos sintomas da baixa imunidade.
O cansaço em excesso está fortemente ligado com a imunidade baixa

Além de poder significar problemas na tireoide, esse cansaço também pode ter relação com as alterações no sistema imunológico. Neste caso, o paciente não somente fica mais propenso a desenvolver doenças infecciosas, mas também acaba ficando mais estressado e com a sua produtividade prejudicada.

2. Baixa imunidade causa Gripes e Resfriados frequentes

Indivíduos que sofrem com gripes e resfriados recorrentes e que costumam durar mais do que 7 dias, podem estar sofrendo uma queda de imunidade.

Isso ocorre porque, durante o processo de combate aos vírus e bactérias, o sistema imune acaba sofrendo prejuízos para desempenhar sua função da forma como deveria. 

Assim, por estar debilitado, além de não conseguir combater a infecção atual, fazendo com que a gripe tenha uma duração maior, ele não consegue se restabelecer e combater novas infecções. Por isso, ocorre o quadro frequente de gripes e resfriados em curtos períodos de tempo.



3. Amigdalite

As amígdalas são estruturas posicionadas na garganta que protegem o organismo da invasão de micro-organismos que possam entrar pela boca.

Portanto, alimentos, bebidas, o ar e até mesmo as mãos, se estiverem infectados e ao entrar em contato com a boca podem carregar vírus e bactérias para dentro do organismo.

Como a função das amígdalas é ativar a função protetora, a inflamação dessas estruturas é considerada um sintoma de imunidade baixa. Pois, trata-se de uma manifestação de que o seu organismo está se defendendo contra um corpo estranho.

4. Otite

Um sistema imune enfraquecido pode causar um quadro de otite recorrente, sendo considerado um tipo de complicação da gripe. De modo geral, a condição é causada por um vírus ou bactéria que o corpo não consegue expulsar por estar com a imunidade debilitada.

Homem com dor de ouvido, causada pela otite.

5. Ectima ou abcessos de repetição

Quando uma determinada área do corpo acumula pus, dá-se o nome de abcesso ou furúnculo, e esse problema pode acontecer com bastante frequência em pacientes que apresentam a imunidade enfraquecida.

Contudo, a ectima é uma infecção bacteriana que pode ser desenvolvida por falta de higiene, que normalmente afeta pernas e pés. Quando esses episódios se repetem diversas vezes em um curto espaço de tempo, provavelmente o paciente está com a sua imunidade debilitada. Então, o corpo é incapaz de combater as bactérias que atingem o organismo.



6. Baixa imunidade pode causar Candidíase

Sabe-se que cerca de 55% das mulheres sofrem com a candidíase pelo menos uma vez na vida. Apesar do fungo causador da doença de estar naturalmente no corpo humano, ele se prolifera em excesso quando a imunidade está baixa.

Os sintomas mais comuns da condição são a coceira vaginal, dores, secreção em excesso e com mau-cheiro. No entanto, esse tipo de fungo também pode se manifestar pela garganta, boca e pele.

7. Herpes labial e genital

A herpes é uma infecção viral e contagiosa que se caracteriza pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas agrupadas nos lábios, língua, céu da boca, interior das bochechas, gengivas e na área genital.

Pessoas com pequenas feridas causadas pela herpes.
A herpes é uma doença que pode ser ativada com mais frequência quando a imunidade está baixa.

Quando o sistema imune está baixo, essas pequenas bolhas se precipitam em quantidades maiores e com intervalos menores, já que o vírus não consegue ser combatido pelo organismo e acaba se ativando com mais frequência.

8. Infecções intestinais recorrentes ou diarreia crônica

Quando o intestino apresenta um mau funcionamento as causas podem ir desde má alimentação e problemas emocionais, até doenças virais e infecções. No último caso, o paciente pode acabar desenvolvendo uma imunodeficiência, deixando o quadro mais severo e recorrente.

9. Baixa imunidade causa Perda de peso

A perda de peso quando relacionada com a baixa imunidade, tem grande relação com falta de vitaminas e outras possíveis doenças que podem afetar o apetite do paciente. Assim, a pessoa acaba se alimentando em quantidades menores do que o indicado e acabe perdendo peso em excesso.

Contudo, outras doenças podem causar a perda de peso mesmo em pessoas que se alimentam de forma adequada. Portanto, é importante investigar a causa do emagrecimento repentino.

10. Queda de cabelo

Episódios de queda de cabelo recorrentes pode significar um sistema imunológico enfraquecido por falta de vitaminas e nutrientes.

Mulher retirando grande quantidade de fios de cabelo da escova, após pentear o cabelo.

Além disso, o desenvolvimento de doenças paralelas causadas pela baixa imunidade, também podem contribuir para intensificar a queda dos fios. Portanto, fique atento e busque a orientação do médica.

11. Baixa imunidade causa Anemia

Estudos mostram que o ferro desempenha um papel essencial no sistema imunológico. O nutriente é responsável pela proliferação de células imunes, principalmente aquelas associadas a uma resposta específica à infecção. Assim, a anemia pode ser um sinal de alerta para a imunidade baixa.

12. Problemas com a cicatrização

A pele normalmente entra no modo de controle de danos após uma lesão, seja ela uma queimadura, corte ou arranhão. Dessa forma, o nosso organismo atua para proteger a ferida, enviando sangue rico em nutrientes para a lesão, com a finalidade de regenerar a nova pele. 

Esse processo de cura depende de células imunológicas saudáveis. Contudo, se o sistema imunológico estiver danificado, a pele pode apresentar mais dificuldade para se regenerar.

O que fazer para evitar a baixa imunidade?

Beba mais água

Manter o seu organismo bem hidratado é o primeiro passo para deixá-lo mais saudável. Portanto, você deve consumir pelo menos 2 litros de água diariamente.

Nos dias mais quentes, principalmente, essa quantidade pode ser maior e deve ser ingerida ao longo do dia, nunca de uma única vez.



Tenha uma alimentação rica em nutrientes

Uma alimentação saudável, rica em nutrientes como a vitamina A, B, C, D e E, além dos minerais zinco e ferro, é capaz de fortalecer rapidamente a sua imunidade. Portanto, inclua em sua dieta frutas, legumes e vegetais diariamente.

Mãe com a filha pequena na cozinha, fazendo uma refeição saudável para reforçar a baixa imunidade.
Manter uma alimentação saudável ajuda na prevenção e tratamento a longo prazo do colesterol alto.

Pratique atividades físicas

Por fim, a prática regular de exercícios físicos ajuda a aumentar a imunidade por atuar diretamente na produção de glóbulos brancos, responsáveis por combater todos os tipos de vírus, fungos e bactérias que entram no nosso organismo.

+ Para saber mais sobre Saúde, leia também: Imunidade baixa: Por que tempo frio prejudica a saúde?

Sendo assim, agora que você já sabe quais são os 10 sintomas que indicam que sua imunidade está baixa, não deixe de consultar um médico caso note um ou mais desses quadros citados acima.

Além disso, inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais em sua alimentação para garantir que seu sistema imunológico esteja sempre fortalecido e realize exercícios físicos.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Resumo: Baixa imunidade: 6 sintomas para ficar atento com a saúde!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares