| |

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?

As melhores fontes de vitaminas são os alimentos para imunidade, que garantem a proteção necessária para o corpo. Entre as principais opções, destacam-se frutas, vegetais, sementes e frutos secos que são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Além disso, uma boa alimentação é capaz de ajudar na proteção das células do organismo contra alterações que podem causar doenças como o câncer. Ainda, atua no combate as infecções e na redução de processos inflamatórios que podem estar afetando o corpo.

Por isso, separamos algumas dicas e opções de alimentos que são ótimos para imunidade. Portanto, veja quais você pode incluir na sua dieta para garantir que a saúde esteja em dia!

+ Para saber mais sobre Aumento da Imunidade, leia também: Suco para aumentar imunidade: 7 Receitas para sua saúde!

O que é bom para fortalecer o sistema imune?

Primeiramente, para manter o sistema imune fortalecido, é importante mudar os hábitos de vida. Veja algumas dicas a seguir:

  1. Durma bem e pelo menos de 6 a 8 horas de sono;
  2. Não fume e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  3. Tome banhos de Sol regularmente, mas evite ficar longos períodos;
  4. Procure diferentes formas para aliviar o estresse e a ansiedade;
  5. Exercite-se regularmente;
  6. Evite a automedicação e tenha sua carteira de vacinação em dia;
  7. Beba bastante água e mantenha uma alimentação balanceada.
Homem sentado e comendo uma maçã.

Sendo assim, percebe-se que alimentação balanceada é umas das mais importantes formas de fortalecer a proteção do corpo. Por isso, é importante intensificar o consumo de alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais que aumentam a imunidade.



Veja a seguir algumas opções de quais alimentos são bons para a imunidade!

1. Iogurte natural

O iogurte natural é fonte de probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino e que ajudam a regenerar a resposta do sistema imune na presença de um agente infeccioso. Além disso, o alimento fortalece e aumenta todas as defesas do corpo.

2. Salmão selvagem

Esse peixe é rico em proteínas de alto valor nutricional e apresenta fácil digestibilidade em comparação com a carne vermelha, por exemplo.

O salmão conta da presença de ácidos graxos ômega-3, conhecidos por evitar quadros de inflamação e manter o sistema imunológico sob controle. Contudo, o alimento contém ainda selênio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D.

Dois pedaços de salmão, temperados com sal e primenta-do-reino preta, um dos melhores alimentos para imunidade.

Essa combinação de vitaminas, minerais e antioxidantes torna o salmão um dos melhores alimentos para imunidade, pois fornece suporte natural para manter as células imunológicas funcionando corretamente.

3. Couve

A couve possui vitaminas A e C, além de outras substâncias que estimulam a produção de enzimas que ajudam o corpo a se proteger de tumores.

Além disso, suas folhas possuem propriedades anti-inflamatórias que amenizam a irritação das mucosas do estômago, aliviando por exemplo, o mal estar causado pela gastrite. 

+ Para saber mais sobre Vitaminas, leia também: As melhores vitaminas para aumentar imunidade

4. Açaí

Um dos frutos mais populares no Brasil e amplamente consumido pela população amazônica há séculos, o açaí é uma fruta rica em nutrientes chamados antocianinas.

Sob a mesa, uma tigela com açaí.

Além disso, o alimento para imunidade é rico em vitamina C e E, potássio, cálcio e magnésio. Essa combinação mantém o bom funcionamento do organismo, reforçando as suas defesas.

5. Cranberry

O cranberry é fonte de substâncias bioativas, como os antioxidantes. Eles atuam neutralizando a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, favorecendo o funcionamento e o fortalecimento do sistema imune.

6. Cogumelos 

Os cogumelos fornecem altas concentrações de selênio e vitaminas do complexo B, que desempenham um papel fundamental no sistema imunológico saudável.

Cogumelos, um dos melhores alimentos para imunidade, fatiados sob uma tábua.

Além disso, especialistas afirmam que o alimento apresenta benefícios que vão desde o controle de peso a redução do risco de câncer. Assim, a evidência preliminar sugere que os cogumelos podem melhorar a resposta imune, diminuir a inflamação e melhorar as funções das células imunológicas.



7. Alho

O alho é um alimento muito utilizado e bastante conhecido para aumentar as defesas do organismo. Isso se deve as altas concentrações do composto chamado alicina, que possui propriedades antimicrobiana, que inibem a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

8. Spirulina

A spirulina é uma cianobactéria composta por diferentes nutrientes e compostos bioativos, como por exemplo, proteínas, minerais, vitaminas e carotenoides.

Sob a mesa, uma tigela contendo pó de spirulina e uma colher dentro.

O alimento é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional, que auxilia no fortalecimento da imunidade devido suas propriedades que estimulam a produção de células de defesa do organismo.

9. Gengibre

O gengibre é uma raiz bastante utilizada e conhecida pelo suas propriedades anti-inflamatórias e termogênicas.

O alimento ainda é rico em vitamina B6 e C, que tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta.

+ Para saber mais formas de como Melhorar a Imunidade, leia também: Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno!

10. Frutas cítricas

As frutas cítricas apresentam grandes concentrações de vitamina C, um potente antioxidante que contribui de forma significativa para o aumento da imunidade.

Além disso, a vitamina C facilita a absorção do ferro no organismo. Alguns exemplos de frutas cítricas que podem ser consumidas, são:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Acerola;
  • Kiwi.

11. Amêndoa

A amêndoa é rica em fibras, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e zinco. O zinco, neste caso, desempenha um papel central no sistema imunológico e as pessoas quando possuem deficiência do nutriente, apresentam maior suscetibilidade a uma variedade de patógenos.

12. Kombucha

A Kombucha é uma bebida consumida há mais de 3 mil anos pelos chineses, sendo popularmente conhecida por seus benefícios terapêuticos. Trata-se de um chá, que após passar por um processo de fermentação fica levemente gaseificada, liberando vitaminas e enzimas. 

O kombuchá apresenta benefícios para a saúde intestinal e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. 

Sendo assim, é importante saber que o sistema digestivo e a imunidade estão diretamente ligados, pois grande parte do sistema imunológico é encontrada no intestino – cerca de 70%. 

Por isso, a saúde intestinal é o segredo para um sistema imunológico resistente. Assim, as bactérias presentes no kombuchá atuam no aumento da imunidade, devido à dose de microrganismos benéficos que a bebida fornece.

+ Para ver mais Dicas de Saúde, acesse também: Dicas de saúde: 6 Formas de evitar doenças no inverno.

Portanto, agora que você já conhece os principais alimentos para imunidade e como eles agem na proteção do organismo, não deixe de incluir essas opções em sua dieta.

Além disso, não se esqueça de antes consultar um nutricionista para melhor adequar as quantidades destes alimentos e atender corretamente suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Resumo: Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares