Saiba como funciona a cirurgia para diabetes e quais são os seus benefícios.
| |

Cirurgia para Diabetes ou Metabólica: O que é e quais os benefícios?

A cirurgia metabólica, é uma opção de cirurgia para tratamento da diabetes, é indicada também para a perda de peso e controle da hipertensão. Mas você tinha conhecimento deste procedimento? Ou sabe quais são os seus benefícios?

Poucos sabem, mas a cirurgia metabólica é um procedimento destinado para pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade. Ou seja, o procedimento deve ser feito somente por quem não consegue obter sucesso no controle da glicemia e outras doenças associadas ao uso de medicamentos.

Sendo assim, a cirurgia acaba se tornando uma opção para o controle da diabetes. Por isso, é importante conhecer tudo sobre o procedimento e, quais são os seus benefícios. Leia este conteúdo até o final e tire suas dúvidas sobre cirurgia para diabetes.

+ Para saber mais, leia também: Tratamento da diabetes: Quais as opções e como é feito?



O que é cirurgia metabólica para diabetes?

A cirurgia metabólica é um conjunto de aplicação das técnicas de cirurgia bariátrica utilizadas no tratamento de pacientes obesos com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 30 e são portadores de diabetes tipo 2.

A recomendação do procedimento é principalmente para pacientes que não estão obtendo sucesso no controle medicamentoso do nível glicêmico e de outras condições associadas à síndrome metabólica.

Além disso, seu principal objetivo é a perda de peso, deixando uma possível contenção de doenças crônicas em segundo plano.

Qual a diferença entre cirurgia bariátrica e metabólica?

As técnicas regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são as mesmas, porém a principal diferença está na indicação da cirurgia e principalmente nos resultados que desejamos.

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, é um procedimento que tem como objetivo a redução da obesidade grave ou obesidade mórbida. Além disso, o procedimento ajuda a melhorar doenças associadas ao excesso de gordura corporal.

Já o conceito de cirurgia metabólica é mais recente e se estabeleceu há pouco mais de dez anos. Ele surgiu a partir de constatações onde pessoas submetidas à cirurgia bariátrica obtinham diversos benefícios para a saúde além da perda de peso. Em especial, para pacientes diabéticos.

Em alguns casos, pode não ser mais preciso fazer o uso de antidiabéticos após o procedimento.

Neste caso, especialistas observaram que transformações endócrinas importantes ocorriam nos pacientes que realizavam a cirurgia bariátrica, resultando em uma melhora muito rápida nos níveis de açúcar na maioria das pessoas com diabetes.



Tipos de cirurgia metabólica

Diferente da cirurgia bariátrica que possui diversos tipos de procedimentos, a cirurgia com indicação para diabetes possui apenas dois métodos específicos recomendados:

  • Bypass Gástrico com Reconstrução em Y-de-Roux (BGYR)

Conforme a determinação do CFM, este é o método prioritário no procedimento de pacientes diabéticos com IMC maior que 30.

  • Gastrectomia Vertical (GV)

Apenas em casos de contraindicação do método anterior, profissionais consideram esta como uma alternativa. Além disso, trata-se de uma técnica mais recente, que vem sendo utilizada com sucesso para o tratamento da obesidade.

Vale salientar que, independente da técnica, todas as cirurgias metabólicas devem ser feitas por videolaparoscopia, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo para o paciente.

A cirurgia metabólica é segura e apresenta resultados positivos de curto, médio e longo prazos.

Quais critérios utilizados para fazer a cirurgia para diabetes?

A realização da cirurgia metabólica para o tratamento da diabetes recebeu aprovação em 2017 pelo CFM, desde que se respeite os seguintes termos:

  • A indicação do procedimento deve ser feito por dois médicos especialistas em endocrinologia, mediante um parecer atestando que o paciente apresentou resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis e que compareceu ao endocrinologista por no mínimo 2 anos;
  • O paciente precisa ter idade entre 30 e 70 anos e não pode ter contraindicações para o procedimento;
  • O paciente deve ter o diagnóstico para diabetes tipo 2 no mínimo 2 anos e no máximo 10 anos. Além disso;
  • Ter o Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9 (mínimo).

+ Para saber mais sobre Diabetes, leia também: Diabetes mellitus: Mitos e verdades que você precisa saber!

Quais são os benefícios da cirurgia metabólica?

Uma pesquisa feita pelo Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, acompanhou pacientes diabéticos, onde uma metade foi submetida à cirurgia metabólica e a outra metade, tratada com a melhor medicação disponível para o tratamento da doença no momento.

Em um período de 2 anos, o índice glicêmico dos pacientes operados reduziu 2,6%, enquanto os pacientes em tratamento medicamentoso tiveram uma redução de 2,2%. Ou seja, além de comprovar a importância das novas medicações, o resultado foi surpreendente quanto a eficácia da cirurgia metabólica.

Além disso, a cirurgia metabólica destaca-se o controle de doenças como a hipertensãocolesterol ou triglicérides alterado (dislipidemia), gordura no fígado (esteatose hepática), esofagite (refluxo gastroesofágico) e apneia do sono.

Ainda, estudos indicam que a cirurgia metabólica é a forma mais eficaz de evitar a progressão da doença renal em pacientes diabéticos.



Sendo assim, podemos concluir que a  cirurgia metabólica é um procedimento reconhecido por diversas sociedades médicas e aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para o tratamento de diabéticos não controlados e com sobrepeso.

Trata-se de um tratamento seguro e eficaz para o diabetes tipo 2, que traz melhorias no estilo de vida do paciente mantenha, além de manter os níveis glicêmicos dentro dos limites recomendados. Portanto, no caso de dúvidas ou para mais informações sobre o procedimento de cirurgia para diabetes, consulte seu endocrinologista.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares