Saiba quais são as opções de tratamento da diabetes e como fazer.
| |

Tratamento da diabetes: Quais as opções e como é feito?

O diabetes é uma doença bastante comum, que atinge pessoas de todas as idades. Assim, entre as diversas dúvidas que surge ao receber o diagnóstico, a forma de tratamento da diabetes é a que mais preocupa as pessoas.

Entre as opções, independente do tipo da diabetes, o tratamento é feito com medicamentos antidiabéticos, que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue. Contudo, a maior preocupação está na necessidade de usar insulinas hormônio sintético aplicado via injeção subcutânea.

Portanto, para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, desenvolvemos esta matéria sobre os tipos de tratamento da diabetes e como eles são feitos. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para outras informações, veja também: O que causa o diabetes? Saiba mais sobre a condição.

Tratamento da diabetes com medicamentos

São diversos os tipos de medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, conhecidos como antidiabéticos ou hipoglicemiantes. Contudo, fica a cargo do médico a escolha do remédio a ser utilizado, conforme o tipo de diabetes e outras características do paciente, como peso, alimentação e rotina, por exemplo. 

Assim, no diabetes tipo 1, é sempre preferível utilizar a insulina, pois neste tipo o pâncreas não consegue produzir este hormônio. Já no diabetes tipo 2, é possível utilizar diferentes tipos de antidiabéticos, que podem ser combinados, com o intuito de diminuir as taxas de glicose no sangue.



– Diabetes tipo 1

No tipo 1, o pâncreas não consegue produzir insulina corretamente, causando o acúmulo de glicose na circulação. Por isso, o seu tratamento consiste na aplicação de doses diárias de insulina sintética, para que o hormônio faça o papel de levar a glicose do sangue para os outros tecidos do corpo

Atualmente, existem diferentes tipos de insulina, separadas conforme sua velocidade de ação, sendo elas:

  • Lenta;
  • Intermediária;
  • Rápida;
  • Ultra-rápida.

Normalmente, é feito o uso combinado de 2 tipos de insulina, que são aplicadas de 1 a 3 vezes por dia ou mais. O intuito, portanto, é que a sua ação seja a mais parecida possível com a insulina produzida pelo organismo.

Para o controle da diabetes também é importante verificar a taxa de açúcar no sangue diariamente utilizando as tiras reagente e o glicosímetro. Os postos de saúde oferecem gratuitamente a insulina, seringas, agulhas e as tiras necessárias para o controle da diabetes. É possível se informar sobre este assunto no centro de saúde mais próximo de casa.

– Diabetes tipo 2

Neste caso, o tratamento costuma ser feito com o uso de medicamentos antidiabéticos que podem atuar de diferentes formas. Veja a seguir:

  • Aumento da produção de insulina no pâncreas;
  • Melhoria da sensibilidade do organismo à insulina;
  • Diminuindo a produção de glicose pelo corpo;
  • Diminuindo a absorção de glicose na alimentação. 

O consumo destes remédios costuma ser feito de 1 a 3 vezes ao dia, conforme o tipo e a gravidade da doença. Além disso, inicia-se o tratamento utilizando somente 1 dos medicamentos e, após, o médico pode avaliar a necessidade de combinar outros, inclusive a insulina. Este, por sua vez, se torna necessário conforme a piora da doença com o tempo.

– Diabetes gestacional

O diabetes gestacional surge em quadros de disfunções na produção e ação da insulina no organismo em mulheres neste período e, é detectado após a 22º semana de gestação.

Diferente das anteriores, o tratamento da diabetes gestacional é feito com a orientação do obstetra e do endocrinologista. Além disso, a principal forma de tratamento consiste na dieta pobre em carboidratos e na prática regular de exercício físico moderado.

Contudo, em casos mais graves, onde a quantidade de açúcar no sangue é muito superior ao esperado, o médico poderá orientar uso de antidiabéticos orais ou até mesmo a Insulina. 



Tratamento com cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica é um procedimento cirúrgico destinado a pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade (pessoas com IMC maior que 30). Além disso, a cirurgia é indicada para quem não esteja conseguindo obter sucesso no controle da glicemia e outras doenças, como a hipertensão e o colesterol alterado, através do uso de medicamentos.

cirurgia metabólica é um tratamento seguro, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e foi incorporada há cerca de 10 anos e, nesse curto espaço de tempo, ajudou milhares de pessoas a tratar o diabetes tipo 2 mal controlado.

Outras opções de tratamento da diabetes

– Planejamento alimentar

A alimentação saudável, controlando o consumo de doces e gordura ingeridas, por exemplo ajuda a manter o peso ideal, controlar ou até mesmo, evitar a doença.

Esse planejamento deve ser feito com a orientação do endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo, levando em consideração a idade e os hábitos de cada pessoa. Sendo assim, as recomendações gerais para o planejamento alimentar são:

  • Alimentar-se de 3 em 3 horas;
  • Beber bastante água.
  • Aumentar o consumo de alimentos diet;
  • Comer mais alimentos ricos em fibras e cereais;
  • Evitar o consumo de todo tipo de açúcar, adoçante, gordura saturada e carboidratos simples.

Portanto, com o planejamento alimentar, o tratamento da diabetes serve como uma oportunidade para rever os hábitos saudáveis de toda a família.

– Prática regular de exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas ajudam a baixar as taxas de glicemia. Ou seja, quando você gasta energia, o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior. Além disso, estudos já comprovaram que realizar atividade física melhora o humor e o sono, além de evitar doenças cardiovasculares e até degenerativas.

Vale salientar que, é importante realizar o monitoramento dos níveis de glicose no sangue durante a prática de esportes.

Contudo, se você não está se exercitando e deseja começar, consulte antes um profissional. Deve antes realizar exames e avaliações que podem indicar a atividade mais apropriada.



Sendo assim, agora que você já sabe quais são as formas de tratamento da diabetes, não deixe de realizar o acompanhamento médico frequente para buscar a melhor opção o quanto antes.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares