| |

Diabetes mellitus: Mitos e verdades que você precisa saber!

Apesar de ser uma doença bastante comum, o diabetes mellitus ainda causa muita dúvida em pessoas já diagnosticadas ou naquelas que querem se prevenir com hábitos saudáveis.

Portanto, para sanar essas dúvidas, grande parte dessas pessoas buscam pelos mitos e verdades sobre o diabetes, a fim de esclarecer tudo o que se diz sobre a doença.

Além disso, conforme um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 7 milhões de pessoas acima de 18 anos possuem diabetes e aproximadamente 60% deles não sabem disso. Isso acontece porque em muitos casos a doença é assintomática, e só começa a se precipitar depois de alguns anos quando a glicose no sangue já está alta demais.

+ Para saber mais, leia também: Prevenção da diabetes: 6 Dicas de prevenção e controle.

Portanto, veja a seguir os principais mitos e verdades sobre a diabetes mellitus e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

1. Diabetes mellitus não é uma doença séria.

MITO. Embora quando controlada o diabetes cause menos danos à saúde, uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que as complicações desencadeadas pela diabetes causam mais mortes que a Aids e o Câncer de Mama juntos.

Duas a cada 3 pessoas com diabetes mellitus morrem de doenças cardiovasculares ou derrames.
Duas a cada três pessoas com diabetes morrem de doenças cardiovasculares ou derrames.

Além disso, sabe-se que duas a cada três pessoas que tem o diagnóstico de diabetes, morrem em decorrência de problemas cardiovasculares ou derrames.



2. Diabéticos têm maior chance de doenças como gripes e resfriados?

VERDADE. Um dos principais problemas relacionados a diabetes é o sistema imune. Ou seja, pacientes diabéticos costumam apresentar um sistema imune debilitado e estão mais propensos a contrair infecções como gripes, resfriados, pneumonias e infecções na boca, por exemplo.

3. A aplicação da insulina causa dependência química?

MITO. A aplicação de insulina é feito apenas para permitir que a glicose entre nas células, a fim de transformá-la em energia. Isso faz com que o hormônio não provoque qualquer tipo de dependência química, pois seu uso é feito apenas para suprir a necessidade do pâncreas.

Nos casos de diabetes tipo 1, por exemplo, os pacientes precisam usar doses de insulina injetada todos os dias devido a deficiência crônica da produção do hormônio pelo pâncreas, sendo mais uma necessidade vital do que propriamente um vício.

4. Alimentos ajudam no controle da glicose no sangue?

VERDADE. Alguns alimentos contam com um índice glicêmico mais baixo, retardando a absorção da glicose pelo sangue e auxiliando no controle da diabetes.

Alimentos como iogurtes diet, legumes e até algumas frutas ajudam no controle da glicemia.
Alimentos como iogurtes diet, legumes e até algumas frutas ajudam no controle da glicemia.

Alimentos como iogurtes sem açúcar, massas e pães integrais, peras, feijão, coco e maçãs podem ajudar no controle da doença. Por isso, é uma boa opção consumir os alimentos que amenizam os sintomas e riscos das complicações associados ao tratamento médico.

5. Diabéticos não podem comer doces.

MITO. Os doces podem fazer parte da dieta de pessoas diabéticas, desde que façam parte do plano alimentar e recomendações para o controle da doença estipulados pelo médico.

Contudo, em alguns casos, o especialista pode não liberar o consumo de sobremesas nem mesmo esporadicamente.

No entanto, vale ressaltar que esses alimentos só são permitidos em ocasiões especiais e em pequenas quantidades, mas dependem exclusivamente do quadro de cada paciente.

+ Para mais informações, leia também: Diabetes tipo 1 e tipo 2: Quais as diferenças e como tratar cada uma delas?

6. Pessoas magras também pode ter diabetes mellitus?

VERDADE. É bastante comum que pacientes diabéticos que sejam magras tenham o tipo 1 da doença, mas isso não é uma regra.

Existem casos onde indivíduos com diabetes tipo 2 não estejam a cima do peso e, que podem desenvolver a doença por outras condições, como o tabagismo, por exemplo.

7. Pessoas com diabetes mellitus podem consumir mel e açúcar de cana normalmente?

MITO. Embora sejam naturais, esses alimentos são ricos em sacarose, um açúcar que estimula a ação da insulina e aumenta o açúcar no sangue. Consumir esse tipo de adoçantes naturais como substituto do açúcar pode desencadear uma crise e aumentar a glicose, colocando a vida do paciente em risco.



8. Diabéticos não podem ingerir bebidas alcoólicas

VERDADE. Os pacientes com diabetes só devem ingerir bebidas alcoólicas junto com algum alimento, já que isolado pode levar a hipoglicemia. Essa condição faz com que as taxas de glicose fiquem baixas demais.

Além disso, a bebida ainda dificulta na recuperação de uma crise hipoglicêmica, levando em conta que os medicamentos já têm o papel de baixar a glicose no sangue.

Portanto, o ideal é conversar com um especialista para verificar a melhor forma de consumir a bebida e quais estão liberadas. A cerveja, por exemplo, é feita à base de carboidratos de alto índice glicêmico, podendo causar problemas para o paciente.

9. Diabetes mellitus é contagioso

MITO. O diabetes mellitus é uma doença metabólica desencadeada por uma alimentação desequilibrada ou por fatores genéticos. Portanto, não é possível transmitir diabetes de uma pessoa para outra por meio do contato físico.

O diabetes não é contagiosa e não é transmitida por meio do contato ou compartilhamento de objetos.
O diabetes não é contagiosa e não é transmitida por meio do contato ou compartilhamento de objetos.

Contudo, vale lembrar que no caso da diabetes tipo 1 é comum que pais passem para filhos e assim por diante, embora não seja uma regra. Nem todos os indivíduos com familiares diabéticos desenvolvem os diabetes mellitus.

10. Bebês de mães que desenvolveram diabetes gestacional têm mais risco de desenvolver diabetes tipo 2 quando maiores

VERDADE. Apesar de não nascerem com a doença, bebês de mães que tiveram diabetes na gestação podem desenvolvê-la especialmente na adolescência.

Quando recém-nascidos, porém, esses bebês tendem a nascer com alterações no peso, que também pode ser prejudicial para a saúde. Portanto, é fundamental o controle da glicemia durante a gestação.

11. Diabetes mellitus tem cura?

MITO. Até o momento, a doença é apenas controlada com o uso de insulina e medicamentos, e não há um fármaco capaz de curar a doença.

No entanto, o que se usa hoje em dia para tratar a diabetes são medicamentos que estimulam a produção de insulina em pacientes com deficiência do hormônio, mas que voltarão a ter problemas caso deixem de fazer o uso do medicamento regularmente. 

12. Não há diferença na gravidade entre a diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2

VERDADE. Como tratam-se de doenças diferentes, não há uma forma de estabelecer qual seria mais grave.

Há indícios, porém, de que a diabetes tipo 1 poderia causar um maior dano ao organismo por ser crônica. Contudo, a diabetes tipo 2 não tratada, possui complicações igualmente tão danosas.



13. Frutas podem ser consumidas normalmente por diabéticos?

MITO. Embora sejam naturais, as frutas são ricas em frutose, um tipo de açúcar que pode ser prejudicial para quem é portador de diabetes. Portanto, além de escolher as frutas corretas, as porções devem ser limitadas e ficar dentro do plano alimentar, além da contagem de carboidratos.

+ Para saber mais, leia também: Quais frutas o Diabético não pode comer? E Quais são Recomendadas?

14. Os diabéticos devem usar adoçante no lugar de açúcares?

VERDADE. Os adoçantes foram desenvolvidos principalmente para pacientes diabéticos, já que não estimulam a glicose no sangue. Sabendo disso, existem versões diet e light de diversos alimentos, que substituem o açúcar por adoçantes.

os adoçantes devem substituir o açúcar na dieta dos diabéticos

Agora que você já conhece alguns dos mitos e verdades sobre a diabetes mellitus, fica mais fácil entender como a doença atua no organismo.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha alguma suspeita da doença, procure orientação médica para fazer o diagnóstico correto e iniciar um tratamento adequado.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares