Como clarear a pele do rosto? Hábitos e Tratamentos para pele luminosa

0
76
os tratamentos feitos com laser costumam melhorar significativamente o aspecto da cicatriz de acne
os tratamentos feitos com laser costumam melhorar significativamente o aspecto da cicatriz de acne

Quando falamos em manchas no rosto, a primeira coisa que vem em nossa mente são procedimentos estéticos e tratamentos imediatos como laser e luz pulsada. Mas você sabia que existem outras formas mais simples e baratas de clarear a pele do rosto em casa?

Um dos grandes vilões quando o assunto são as manchas na pele do rosto são as acnes, que causam inflamações e podem muitas vezes deixar marcas dependendo do grau do quadro do paciente.

Leia também Como saber o grau da acne e quais graus existem? Tudo sobre a acne e suas causas

Embora existam opções oferecidas nos consultórios estéticos que ajudam a solucionar o problema, existem alguns hábitos que ajudam a clarear a pele do rosto sem a necessidade de procedimentos estéticos. Confira!

Cupom de Desconto Farmadelivery

Como as manchas se formam?

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a cor da nossa pele se forma a partir de um pigmento natural que tem a função de proteger-nos contra as ações nocivas dos raios solares. Esse pigmento recebe o nome de melanina, que também é responsável pelo nosso bronzeado quando nos expomos ao sol por muito tempo.

as manchas no rosto se formam devido a alta produção de melanina no corpo, causada pelo estímulo dos raios solares
as manchas no rosto se formam devido a alta produção de melanina no corpo, causada pelo estímulo dos raios solares

Afinal, com uma exposição em excesso, a produção desse pigmento protetor aumenta para tentar proteger a pele ainda mais dos raios solares, o que não somente deixa a pele bronzeada como também pode causar manchas, especialmente no rosto.

Vale lembrar, também, que existem outros fatores que podem desencadear as manchas na pele como herança genética, cicatrizes de acnes e feridas na pele, mudanças hormonais, alergias, processos inflamatórios, infecções e uso de medicamentos específicos.

Hábitos que ajudam a clarear a pele do rosto

1- Use sempre protetor solar

O protetor solar é um produto essencial para quem deseja evitar manchas no rosto, e deve ser usado até mesmo em dias nublados.

Isso porque em climas sem sol uma parcela dos raios solares ainda passa pelas nuvens e acaba atingindo a pele do rosto, além das luzes de telas como de smartphones, televisões e computadores, que também emitem raios que causam manchas.

usar protetores solares evita que o rosto fique com manchas causadas pelo sol
usar protetores solares evita que o rosto fique com manchas causadas pelo sol

Esse hábito não somente evita o escurecimento da pele como também previne contra doenças mais sérias como o câncer de pele e pode até mesmo contribuir para a diminuição de manchas já existentes.

Procure sempre produtos que tenham um FPS adequado para seu tipo de pele para intensificar a proteção e uniformização da pele.

2- Use produtos que aumentem a luminosidade da pele

Produtos ricos em antioxidantes como a vitamina C é um grande exemplo de cosméticos que ajudam no clareamento da pele do rosto, e deve ser aplicado antes do protetor solar e antes de dormir após uma boa limpeza de pele para remover as impurezas do dia como poluição, resto do protetor solar, fumaças e maquiagem.

3- Faça uma esfoliação frequente

A esfoliação da pele ajuda a diminuir a aparência escura das manchas por remover as células mortas da superfície da pele, melhorando a tonalidade mais escura.

Porém, evite usar o produto mais de uma vez por semana para não agredir a pele e causar lesões, o que pode acabar contribuindo para o agravamento do quadro.

4- Use máscaras iluminadoras com efeito peeling

Peelings são procedimentos físicos e químicos que clareiam a pele quase imediatamente, e podem ser feitos em salões de beleza e clínicas estéticas.

as máscaras caseiras podem ser bastante eficientes para remover as manchas na pele
as máscaras caseiras podem ser bastante eficientes para remover as manchas na pele

No entanto, muitas pessoas não têm tempo e às vezes nem condições de investir em um procedimento mais caro, e uma excelente opção para esses casos é usar uma máscara com efeito peeling para ajudar na iluminação da pele.

6- Faça tratamentos clareadores

Além de usar produtos ricos em vitamina C, ainda é possível investir em tratamentos específicos para o clareamento da pele como os cosméticos que levam niacinamida e ácido tranexâmico em sua composição.

O mercado hoje oferece diversos produtos clareadores para cada tipo de pele, desde oleosas até as mais ressecadas, e é importante que você busque sempre os indicados para o seu tipo de pele.

7- Faça uma boa higienização da pele

Higienizar a pele é um hábito essencial para hora de prevenir as manchas, já que quanto mais limpo estiver o rosto, mais fácil os produtos clareadores conseguem penetrar na pele e agir da forma correta dentro dos folículos, diminuindo as chances do desenvolvimento de manchas e amenizando as já existentes.

lavar o rosto é importante para garantir que a pele esteja livre de impurezas
lavar o rosto é importante para garantir que a pele esteja livre de impurezas

A recomendação é fazer uma higiene da pele do rosto pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, o que evita o acúmulo de resíduos como poluição e fumaça, e a oleosidade excessiva.

Além do sabonete, você também deve usar demaquilantes e tônicos adequados para o seu tipo de pele, e nunca dormir de maquiagem para controlar a oleosidade e surgimento de acnes.

Tratamentos para pele luminosa

Luz Intensa Pulsada – LIP

A LIP é um procedimento feito por meio de um aparelho que produz calor na pele e atinge a melanina, colágeno e vasos sanguíneos. Pode ser aplicada em várias regiões do corpo como face, dorso das mãos, pescoço e colo, e trata desde rugas finas, vasos e alterações na textura da pele como também as manchas causadas por alterações hormonais ou exposição solar.

Peeling de Cristal

O peeling de cristal é um procedimento muito usado atualmente para clarear a pele, e seu objetivo é remover a camada externa da pele e estimular a produção de colágenos usando o hidróxido de alumínio.

Com ele é possível amenizar manchas provocadas pelo sol e acnes, e até mesmo estrias quando feito em locais como a coxa e glúteos.

Depois de ver como clarear a pele do rosto em casa e com tratamentos estéticos, não deixe de mudar seus hábitos e cuidar ainda mais da proteção e limpeza da pele. Assim você evita que novas manchas surjam e ajuda a tratar as manchas já existentes, amenizando-as.