Como eliminar o catarro? Veja 5 dicas do que fazer.
Com os crescentes casos de gripe e Covid-19, diversos sintomas aparecem e um dos mais comuns entre eles é a secreção nasal, também conhecido como catarro. Mas você sabe como eliminar o catarro nestas situações?
Esse tipo de secreção é produzida naturalmente pelo nosso organismo com o intuito de nos proteger da entrada de microrganismos que podem nos fazer mal. No entanto, quando ocorre algum quadro de infecção é o catarro que indica que algo de errado está acontecendo.
Ou seja, o sintoma deve ser tratado de forma correta para evitar complicações. Portanto, neste conteúdo, separamos algumas dicas de como eliminar o catarro de maneira segura e simples, que pode ser realizado em casa. Leia até o final e tire suas dúvidas.
+ Para saber mais, leia também: Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
O que é catarro?
O catarro é uma secreção composta por água, sais e restos celulares, quando considerada saudável é incolor, sem odor e pouco viscoso.
No entanto, qualquer alteração que ocorra em suas características pode indicar a presença de problemas de saúde, principalmente respiratórios.
Quais são as causas do catarro?
Na maioria das vezes, o acúmulo do catarro é causado pela inflamação e inchaço dos tecidos internos do nariz. Ou seja, normalmente a secreção está associada a:
- Resfriados e gripes;
- Sinusites bacterianas ou virais;
- Rinite e alergias em geral;
- mudanças climáticas bruscas.
Além disso, alterações climáticas e a presença de correntes de ar, são fatores que afetam as defesas do organismo e estimulam a produção do catarro.
Quais são os sinais de alerta?
O excesso de secreção costuma causar apenas um incômodo passageiro, porém quando não tratada ou acompanhada de outros sintomas, pode evoluir para um problema mais grave.
Portanto, deve-se ter atenção e buscar ajuda de um profissional sempre que:
- Houver febre alta;
- Catarro apresentar cor amarela ou esverdeada;
- Apresentar dor no rosto;
- Houver presença de sangue nas secreções.
Crianças, principalmente bebês menores de 2 meses de idade, podem apresentar dificuldade na respiração ou roncos, deve-se consultar o pediatra para avaliação e indicação do tratamento correto.
Como eliminar catarro?
O uso de alguns medicamentos ou receitas naturais são formas de como eliminar o catarro. No entanto, é fundamental, buscar orientação de um profissional da saúde para descobrir as causas e iniciar o tratamento mais adequado.
Sendo assim, veja a seguir algumas dicas que separamos para ajudar a se livrar desse sintoma tão incômodo:
1) Remédios expectorantes
Uma das formas mais utilizadas para eliminar o catarro é o xarope com ação expectorante. O medicamento ajuda a fluidificar as secreções eliminando o excesso do catarro.
Além dos xaropes, é possível encontrar expectorantes em versões como granulado solúvel e comprimidos. Contudo, apesar de algumas opções serem livres de prescrição médica, é sempre bom ser orientado por um profissional da saúde.
2) Lave o nariz com solução fisiológica
As vias respiratórias sofrem bastante com o ar seco do ambiente. Por isso, hidratá-las pode ajudar a fluidificar as secreções e deixá-las mais diluídas, facilitando a respiração.
Sendo assim, invista no uso de soro fisiológico. Você pode comprar o produto em uma farmácia ou fazer a solução com 235 ml de água morna e meia colher de chá de sal. Coloque a solução em uma seringa e borrife 2 vezes em cada uma das narinas.
+ Para mais informações, leia também: Tosse seca: 4 Dicas de remédio caseiro simples de fazer.
3) Como eliminar o catarro tossindo corretamente
Tossir de forma mais profunda ajuda a limpar a garganta e promove a maior expulsão de catarro.
Para isso, inspire fundo e segure o ar durante por aproximadamente 3 segundos para então, respirar e tossir mais forte, usando a musculatura do estômago.
4) Beba bastante água
Consumir cerca de 2 litros de água ao longo do dia, hidrata e fluidifica as secreções, facilitando a eliminação do muco.
Além disso, a água promove alívio da sensação de pigarro preso na garganta.
5) Nebulização caseira
A nebulização com água quente é uma forma eficiente de eliminar o catarro e manter hidratada a mucosa da garganta. Para isso, basta ferver aproximadamente 2 litros de água e colocar em uma bacia, posicionar uma toalha sobre a cabeça e cobrindo toda a bacia, respirando o vapor aquecido.
Além disso, se preferir, pode-se utilizar óleos essenciais para realizar a nebulização. Opte por óleos de eucalipto, hortelã, alecrim ou lavanda.
Sendo assim, agora que você já sabe quais são as melhores formas de como eliminar o catarro, pratique a que melhor atenda as suas necessidades. No entanto, se não houver melhora ou notar a presença de outros problemas, busque ajuda médica imediatamente.