|

Quais os tipos de catarro? O que cada cor pode indicar?

Como já vimos, o catarro aparece como um sinal de alteração do sistema respiratório e as causas mais comuns são alergia respiratória e gripe. No entanto, você sabe quais são os tipos de catarro e o que a cor dele pode indicar?

A cor da secreção pode variar conforme o tipo da infecção presente, podendo deixar ela mais amarelada, esverdeada e ainda, em alguns casos, avermelhada ou rosada, quando acompanha sangue.

Assim, independente da aparência, o ideal é consultar um médico para analisar e iniciar o tratamento adequado. Além disso, deve-se redobrar o cuidado quando a secreção for acompanhada de outros sintomas como a falta de ar, febre e chiado no peito.

Portanto, veja a seguir quais são os tipos de catarro, em quais situações ele aparece e o que pode indicar sobre a sua saúde. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

+ Aproveite e acesse também: Catarro: Quais as causas e como se forma?

O que é catarro?

Produzido naturalmente pelo organismo, o catarro é o nome popular dado ao muco que ajuda a proteger o nosso corpo da entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos.

Essa secreção é produzidas pela via respiratória e, normalmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras infecções respiratórias.

Catarro é uma secreção produzida naturalmente para evitar a entrada de vírus e bactérias no organismo.
Catarro é uma secreção produzida naturalmente para evitar a entrada de vírus e bactérias no organismo.

O catarro considerado “normal” possui uma consistência mais líquida que é facilmente absorvida pelo organismo e não atrapalha na respiração. No entanto, algumas condições podem alterar sua textura e cor. Entre elas, podemos destacar:

  • Ambientes muito seco;
  • Não beber água suficiente durante o dia;
  • Quadros de doenças respiratórias ou alérgicos;
  • Uso de medicamentos que ressecam as secreções como, por exemplo, antidepressivos e anti-histamínicos.


Quais os tipos de catarro e o que eles querem dizer?

1. Catarro branco ou cinza

Este é considerado o mais comum e menos preocupante. A secreção nessa coloração surge quando há uma inflamação nas vias respiratórias superiores ou nos seios nasais, que podem ficar tão cheios que jogando a secreção para a garganta e voltam pelo nariz.

Além disso, em casos mais raros, a coloração também pode acontecer ao consumir muito lacticínios. Isso se deve ao fato dos alimentos derivados do leite tornarem a secreção mais espessa e esbranquiçada quando eliminado.

+ Aproveite e leia também: Tosse que não melhora: O que pode estar acontecendo?

2. Catarro verde ou amarelo

A secreção nestas cores é bastante comum e ocorre devido a presença de neutrófilos, células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que se dissolve no catarro e, por isso a variação da cor.

Entre os tipos de catarro, o de cor amarelo ou verde surge em quadros de infecções respiratórias, como sinusite.
Entre os tipos de catarro, o de cor amarelo ou verde surge em quadros de infecções respiratórias, como sinusite.

Assim, este tipo de catarro está normalmente presente em quadros de infecções das vias respiratórias ou dos seios nasais, como a sinusite ou pneumonia.

3. Catarro marrom ou preto

A secreção marrom ou preto pode ter relação com os hábitos e os lugares que você frequenta. Além disso, o catarro nessa coloração é comum em pessoas que fumam ou que ficam expostas a muita poluição.

Neste caso, as partículas de sujeira presente no ar poluído se fixam nas vias respiratórias, e nosso organismo, produz maior quantidade de catarro com o intuito de limpar as vias.



4. Catarro rosado ou vermelho

A secreção rosa geralmente indica a existência de líquido nos pulmões, sendo bastante comum em casos de problemas cardíacos, devido o acumulo de sangue em volta do pulmão, provocando a entrada de líquido no órgão.

Sempre que notar a presença de sangue nas secreções, deve-se buscar ajuda médica imediatamente.
Sempre que notar a presença de sangue nas secreções, deve-se buscar ajuda médica imediatamente.

E contrapartida, o catarro que apresenta cor avermelhada surge com a presença de sangue. Quando em pouca quantidade, pode ser sinal de bronquite mas, no entanto, quando há muito sangue nas secreções, os problemas podem ser mais graves, como por exemplo: câncer do pulmão, tuberculose ou pneumonia.

+ Para mais informações, acesse também: Como eliminar o catarro? Veja 5 dicas do que fazer.

Sendo assim, agora que você já sabe identificar quais os tipos de catarro, busque ajuda médica sempre que perceber algo de diferente ou que o sintoma não melhora com o passar dos dias.

Além disso, lembre-se que no site da Farmadelivery você encontra tudo o que precisa para sua saúde e bem estar. Acesse e aproveite nossas ofertas.

Resumo: Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares