Quais os tipos de catarro? O que cada cor pode indicar?
Como já vimos, o catarro aparece como um sinal de alteração do sistema respiratório e as causas mais comuns são alergia respiratória e gripe. No entanto, você sabe quais são os tipos de catarro e o que a cor dele pode indicar?
A cor da secreção pode variar conforme o tipo da infecção presente, podendo deixar ela mais amarelada, esverdeada e ainda, em alguns casos, avermelhada ou rosada, quando acompanha sangue.
Assim, independente da aparência, o ideal é consultar um médico para analisar e iniciar o tratamento adequado. Além disso, deve-se redobrar o cuidado quando a secreção for acompanhada de outros sintomas como a falta de ar, febre e chiado no peito.
Portanto, veja a seguir quais são os tipos de catarro, em quais situações ele aparece e o que pode indicar sobre a sua saúde. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.
+ Aproveite e acesse também: Catarro: Quais as causas e como se forma?
O que é catarro?
Produzido naturalmente pelo organismo, o catarro é o nome popular dado ao muco que ajuda a proteger o nosso corpo da entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos.
Essa secreção é produzidas pela via respiratória e, normalmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras infecções respiratórias.
O catarro considerado “normal” possui uma consistência mais líquida que é facilmente absorvida pelo organismo e não atrapalha na respiração. No entanto, algumas condições podem alterar sua textura e cor. Entre elas, podemos destacar:
- Ambientes muito seco;
- Não beber água suficiente durante o dia;
- Quadros de doenças respiratórias ou alérgicos;
- Uso de medicamentos que ressecam as secreções como, por exemplo, antidepressivos e anti-histamínicos.
Quais os tipos de catarro e o que eles querem dizer?
1. Catarro branco ou cinza
Este é considerado o mais comum e menos preocupante. A secreção nessa coloração surge quando há uma inflamação nas vias respiratórias superiores ou nos seios nasais, que podem ficar tão cheios que jogando a secreção para a garganta e voltam pelo nariz.
Além disso, em casos mais raros, a coloração também pode acontecer ao consumir muito lacticínios. Isso se deve ao fato dos alimentos derivados do leite tornarem a secreção mais espessa e esbranquiçada quando eliminado.
+ Aproveite e leia também: Tosse que não melhora: O que pode estar acontecendo?
2. Catarro verde ou amarelo
A secreção nestas cores é bastante comum e ocorre devido a presença de neutrófilos, células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que se dissolve no catarro e, por isso a variação da cor.
Assim, este tipo de catarro está normalmente presente em quadros de infecções das vias respiratórias ou dos seios nasais, como a sinusite ou pneumonia.
3. Catarro marrom ou preto
A secreção marrom ou preto pode ter relação com os hábitos e os lugares que você frequenta. Além disso, o catarro nessa coloração é comum em pessoas que fumam ou que ficam expostas a muita poluição.
Neste caso, as partículas de sujeira presente no ar poluído se fixam nas vias respiratórias, e nosso organismo, produz maior quantidade de catarro com o intuito de limpar as vias.
4. Catarro rosado ou vermelho
A secreção rosa geralmente indica a existência de líquido nos pulmões, sendo bastante comum em casos de problemas cardíacos, devido o acumulo de sangue em volta do pulmão, provocando a entrada de líquido no órgão.
E contrapartida, o catarro que apresenta cor avermelhada surge com a presença de sangue. Quando em pouca quantidade, pode ser sinal de bronquite mas, no entanto, quando há muito sangue nas secreções, os problemas podem ser mais graves, como por exemplo: câncer do pulmão, tuberculose ou pneumonia.
+ Para mais informações, acesse também: Como eliminar o catarro? Veja 5 dicas do que fazer.
Sendo assim, agora que você já sabe identificar quais os tipos de catarro, busque ajuda médica sempre que perceber algo de diferente ou que o sintoma não melhora com o passar dos dias.