Mulher grávida com barriga sem estrias na gravidez
|

Como evitar estrias na gravidez? 10 Dicas do que fazer.

Uma das principais preocupações das mulheres quando engravidam é sobre como evitar as estrias na gravidez. Essa é umas das varias mudanças que ocorrem no corpo da mãe e, quando não tratadas corretamente, podem se tornar marcas definitivas.

É muito comum as estrias aparecerem na barriga, seios e coxas na gravidez e isso ocorre devido o estiramento das fibras da pele. Essas marcas formam linhas irregulares de cor rosada e, posteriormente, esbranquiçada.

A estrias não causam nenhum dano a saúde e todos podem desenvolver ao longo da vida, pois também está relacionada ao ganho de peso e ao crescimento na puberdade. No entanto, podem causar incômodos estéticos e atrapalhando a autoestima da pessoa.

Por isso, com o intuito de ajudar as mamães, criamos essa matéria com algumas dicas que podem evitar as estrias na gravidez. Leia até o final e tire todas suas dúvidas.

Veja também: Estrias na gravidez – Entenda o que é e como surgem.

O que fazer para evitar estrias na gravidez?

A aparição das estrias durante a gestação não é uma regra. Segundos estudos, esse problema acomete de 7 a 9 nove mulheres a cada 10 e são diversos os fatores que favorecem o surgimentos das estrias. Entre eles a idade, fatores genéticos, estrutura da peleganho de peso na gestação e pouco cuidado com a pele são os principais vilões.

Mulher indicando estrias em sua barriga que apareceram durante a gestação.
As estrias costumam aparecer a partir do terceiro semestre de gestação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as estrias são cicatrizes discretas ou exuberantes, que aparecem após o rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele.

Portanto, para prevenir sua aparição durante a gravidez é importante controlar o ganho de peso e utilizar hidratantes antiestrias. Embora não haja comprovações científicas com a prevenção de estrias na gestação, utilizar cosméticos com essa finalidade é uma prática comum e muito benéfica para manter a pele saudável.

Acompanhe a seguir, as 10 dicas que separamos para ajudar a evitar as estrias na gravidez.



Quais alimentos ajudam evitar estrias na gravidez?

Uma das principais causas que favorecem as estrias na gestação é o ganho de peso. Por isso, é muito importante manter uma dieta balanceada, rica em nutriente e vitaminas, conforme orientação médica.

Entretanto, além do controle do peso, alguns alimentos cumprem um papel fundamental, auxiliando nos cuidados com a pele e atuando na prevenção e tratamento das estrias durante a gestação.

Com isso, a baixo listamos 5 alimentos que são fundamentais para fugir das estrias. Segue a dica!

1 – LARANJA

A laranja é indispensável na dieta das gestantes. Rica em Vitamina C e água, os componentes dessa fruta atuam fortalecendo o sistema imunológico, mantendo o corpo da mãe sempre hidratado.

Gestante consumindo laranja para evitar estrias na gravidez.

Além disso, a Vitamina C é um nutriente essencial para realizar a síntese do colágeno, proteína responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele.

2 – CENOURA

Esse vegetal cumpre um papel importante na alimentação da mulher quando no período da gestação. Por conter Vitamina A em sua composição, consumir cenoura ajuda na formação de novas células da pele evitando que apareça as estrias.

Outro nutriente que encontramos em abundância neste legume é a Vitamina C, que como já vimos anteriormente, facilita a produção natural do colágeno no organismo.

3 – TOMATE

Além das Vitaminas A e C, o tomate possui alta concentração de Vitamina E em sua composição. Essa vitamina possui propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, ajudando a manter a pele bonita e livre de marcas.

Gestante preparando uma salada com tomates, que ajudam a evitar estrias na gravidez.

4 – BANANA

Uma das frutas mais indicadas para o consumo durante a gestação. A banana é rica em Vitamina B, um nutriente essencial, que auxilia no desenvolvimento do bebê e na saúde da mãe no pós-parto.

Além disso, a fruta contém Zinco que atua na prevenção das estrias, pois, assim como a Vitamina C, esse mineral favorece a formação do colágeno, que mantém a pele firme e saudável.

5 – MELÃO

A hidratação é outro fator essencial para manter a saúde da pele e evitar as estrias na gravidez. Por isso, beber bastante água ou consumi-la através dos alimentos faz toda diferença.

Uma boa opção de alimento que garante essa hidratação é o melão. A fruta é composta de 90% água, além de ser fonte natural de ácido fólico, nutriente que contribui para o crescimento saudável do bebê.

Gestante se alimentando com frutas, seguindo uma alimentação equilibrada para evitar estrias na gravidez.
Uma dieta balanceada evita as estrias e mantem o corpo saudável.

Como é possível notar, a alimentação durante a gestação pode ser muito eficiente no combate as estrias. Sendo assim, converse com o seu médico para fazer um acompanhamento alimentar adequado e benéfico não somente para a mãe, como para o bebê.

Em alguns casos, o médico pode fazer a indicação de suplementos vitamínicos para que a mãe faça a reposição esses nutrientes e vitaminas de forma correta.

Dicas caseiras para evitar estrias na gestação.

Muitas mulheres, com o intuito de tratar ou evitar as estrias na gestação, buscam por receitas caseiras sem antes consultar um profissional. O que poucas mães sabem, é que alguns desses procedimentos caseiros podem piorar a aparência das estrias como também, causam danos ainda maiores como o surgimento de manchas e alergias na pele.

Portanto, não inicie nenhum procedimento sem orientação médica. Somente o profissional qualificado poderá recomendar o tratamento correto e quais produtos podem ser utilizados para evitar as estrias neste período tão importante.

Algumas dicas aplicadas no dia a dia evita estrias na gravidez
Procedimentos utilizando limão e sal para reduzir as estrias, podem ser prejudiciais e danificar a pele.

No entanto, existem algumas orientações, que quando aplicadas na rotina da mãe, ajudam a prevenir que essas marcas indesejadas apareçam. Veja a seguir mais 5 dicas para incluir na sua rotina de cuidados.

1 – HIDRATAÇÃO COM PRODUTOS ANTIESTRIAS

O uso de hidratantes específicos para gestantes, ajudam a manter a elasticidade da pele e sempre hidratada. Atualmente existem diversos cosméticos com essa indicação, por isso deve ser utilizado com orientação médica.

Por se tratar de um produto especialmente destinado para os cuidados da pele da mulher grávida, além de prevenir e reduzir o aparecimento das estrias, eles possuem uma formulação leve, que não colocam em risco a saúde do bebê.



2 – MASSAGEIE AS ÁREAS REGULARMENTE

Massagear as áreas do corpo que mais sofrem com o estiramento da pele durante a gestação, também ajuda a evitar as estrias. Isso ocorre devido a circulação sanguínea que é ativada, conferindo melhor elasticidade para a pele.

Gestante realizando massagem na barriga ao aplicar hidratante com ação antiestrias.
Manter a pele hidratada durante a gestação evita as marcas indesejadas das estrias.

Barriga, seios, quadris e lombar são algumas das regiões que devem ser massageadas, com movimentos circulares e sempre de baixo para cima, sem aplicar força, por aproximadamente 5 minutos. Para obter melhores resultados, faça esse processo diariamente, ao aplicar o hidratante antiestrias.

3 – USE ROUPAS INTIMAS ADEQUADAS

Substituir calcinhas e sutiãs convencionais por modelos destinados a gestantes, auxiliam na prevenção das estrias. Isso porque esses modelos garantem mais sustentação aos seios e barriga, impedindo que a pela estique mais que o necessário.

4 – EVITE BANHOS COM ÁGUA MUITO QUENTE

Gestante tomando banho com água morna para evitar estrias na gravidez.
Banhos curtos, com água morna ou fria evita que a pele perca sua hidratação natural.

Essa dica é válida para todas as fases da vida, porém deve-se ter cuidado redobrado durante a gestação. A água muito quente faz com a pele fique muito ressecada e perca seus nutrientes, tornando-a mais suscetível a desenvolver estrias.

5 – ALIMENTE-SE CORRETAMENTE

Como falamos anteriormente, a alimentação e o ganho de peso devem ser controlado durante toda a gravidez. Além do crescimento natural enquanto o bebê se desenvolve no corpo da mãe, o ganho de peso faz com a pele seja ainda mais estirada, fazendo com que mais lesões ocorram.

Fazer um acompanhamento médico adequado ajuda evitar estrias na gravidez.
Procedimentos e uso de produtos para estrias em gestantes, deve ser feito sob orientação médica.

É notório que são diversos os métodos que ajudam a evitar as estrias na gravidez, porém, é importante ter em mente que esses procedimentos podem não ser 100% eficazes. Por isso, ter um acompanhamento médico faz toda diferença.

Esse acompanhamento pode ser realizado pelo obstetra e/ou por um dermatologista. Em todo caso, somente o profissional irá orientar sobre os métodos de prevenção mais eficazes, podendo até recomendar procedimentos estéticos posteriormente.

E caso você já tenha recomendações médicas, site da Farmadelivery, é possível encontrar diversas ofertas para Mamãe e Bebê. Confira e garanta já os melhores valores.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares