Para que serve a vitamina D? Conheça 10 funções importantes dessa vitamina

0
1247
para que serve a vitamina D
para que serve a vitamina D

A vitamina D é um nutriente essencial para a saúde do corpo humano e pode ser facilmente obtida em um banho de sol. Porém, grande parte dos brasileiros não conhecem as funções que ela desempenha no organismo e para que serve a vitamina D.

Atuando em diversas áreas fundamentais para o bom funcionamento e saúde do corpo humano, a vitamina D ajuda a regular as concentrações de cálcio e fósforo no organismo e ainda mantém os os níveis das células que formam os ossos adequadamente na corrente sanguínea.

Confira a seguir quais são as funções importantes da vitamina D!

Para que serve a vitamina D: 10 funções importantes

1- Fortalecimento dos ossos

Um dos papéis mais importantes do nutriente é no fortalecimento dos ossos, já que ajuda a regular o cálcio e fósforo no organismo.

Cupom de Desconto Farmadelivery
a vitamina ajuda no fortalecimento de ossos e dentes
a vitamina ajuda no fortalecimento de ossos e dentes

Com isso, aumenta a absorção dos sais minerais no intestino contribuindo para ossos e dentes mais fortes e saudáveis. A vitamina ainda atua melhorando a força muscular contribuindo para um desempenho melhor na prática de atividades físicas.

2- Corações e músculos mais saudáveis

Embora muitos não saibam, o cálcio e fósforo não atuam somente nos ossos e nos dentes, sendo também importantes na contração muscular que inclui o coração. Isso faz com que quando a vitamina está em falta no organismo o indivíduo tenha mais chances de sofrer fraturas e quedas, já que os músculos ficam mais frágeis.

No coração, a vitamina D ainda auxilia na contração para o bombeamento de sangue para o corpo, melhorando o desempenho do órgão.

3- Fortalece o sistema imune

As células do sistema imunológico são responsáveis por combater vírus e bactérias que entram em contato com o organismo. Os linfócitos, que fazem parte dessas células, possuem receptores para a vitamina D, o que significa que o sistema de defesa é beneficiado quando a vitamina está em níveis adequados no organismo.

Leia também O que melhora a imunidade?

4- Controla a diabetes

Algumas evidências mostram que pacientes com diabetes tipo 1 possuem menor concentração de vitamina D no organismo, e que suplementar essa vitamina desde a infância diminui o risco do paciente desenvolver diabetes ao longo da vida.

o nutriente ainda ajuda a controlar a diabetes
o nutriente ainda ajuda a controlar a diabetes

Leia também Diabetes: quais os sintomas, causas e como tratar

5- Regula a hipertensão na gestação

Grande parte das grávidas que desenvolvem o que chamamos de eclâmpsia e pré-eclâmpsia, quadros de hipertensão durante a gravidez, possuem pelo menos um grau de deficiência de vitamina D no organismo.

a vitamina D é essencial para a manutenção da saúde da gestante
a vitamina D é essencial para a manutenção da saúde da gestante

No entanto, a falta da vitamina ainda é prejudicial para o bebê, já que durante esse período também está associada ao risco de diabetes gestacional e com o desenvolvimento do feto.

6- Prevenção do câncer

Alguns estudos mostraram que a vitamina D auxilia na prevenção de câncer de intestino grosso e mama, já que o nutriente atua duramente no processo de diferenciação celular. Isso faz com que o paciente tenha um risco menor na hora de desenvolver células cancerosas.

7- Reduz a inflamação do organismo

A vitamina D age diminuindo a produção de substâncias inflamatórias dentro do nosso corpo, o que também pode ser um grande benefício para quem tem doenças autoimunes como lúpus, psoríase e artrite reumatoide, por exemplo.

8- Diminui as chances de problemas que atingem as mulheres

Quando a vitamina D é obtida corretamente durante a adolescência da mulher, as chances de síndrome do ovário policístico, infertilidade e endometriose são diminuídos significativamente. Porém, é importante ressaltar que no caso da SOP, o fator genético tem grande influência.

a vitamina D ajuda na prevenção da candidíase
a vitamina D ajuda na prevenção da candidíase

Em processos como a fertilização in vitro, por exemplo, mulheres com níveis adequados de vitamina D costumam obter um melhor resultado. Já durante a menopausa o nutriente adequa os níveis de fósforo e cálcio no sangue, minerais essenciais para a saúde da mulher nessa etapa.

9- Alivia sintomas da depressão

A vitamina D não somente auxilia a diminuir os sintomas, mas também na prevenção de quadros de depressão em pessoas com mais de 50 anos de idade. Isso porque a vitamina D atua na produção do hormônio serotonina, o hormônio da felicidade e bem-estar.

Com isso, as chances do paciente desenvolver sintomas como tristeza e melancolia profunda são muito menores.

10- Previne e melhora sintomas do Alzheimer

Graças a sua ação antioxidante a vitamina D combate os radicais livres do nosso organismo, substância produzida pelas células que atuam de modo negativo na mente. Com isso, o nutriente melhora os sintomas do Alzheimer e melhora a memória, podendo até mesmo prevenir a doenças em alguns casos.

Sinais de deficiência de vitamina D

Quando a vitamina D está abaixo dos níveis necessários pelo organismo, o cálcio e fósforo tendem a sofrer uma grande diminuição no sangue, causando fraqueza muscular e dores, além de enfraquecimento dos ossos e até mesmo osteoporose em idosos. Em crianças, os sintomas da deficiência surgem como raquitismo e nos adultos, como osteomalácia.

Outros sinais são:

  • arqueamento das pernas em crianças;
  • cáries muito cedo;
  • fadiga;
  • fraqueza;
  • mal-estar geral;
  • ossos da coluna, pernas e quadril que se quebram com maior facilidade;
  • extremidades dos ossos da perna e dos braços mais largas;
  • espasmos musculares;
  • dores nos ossos.

Agora que você viu para que serve a vitamina D e como ela atua no nosso organismo, não deixe de buscar um médico para verificar como estão os seus níveis do nutriente. A partir disso o especialista poderá passar a dosagem ideal de suplementação para obter o nutriente de forma mais fácil, que também pode ser absorvido pelo corpo por meio dos raios solares.

Vitaminas na Farmadelivery

Sabia que na Farmadelivery você encontra um leque completo de vitaminas e minerais com ótimos preços? Aproveita e confira nossas ofertas de vitaminas e minerais!