Descubra qual é a diferença entre a gripe e a covid e quando é o momento certo de procurar um médico.
| |

Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?

Nos últimos meses, apesar da crescente campanha de vacinação contra a Covid-19, vemos surgir novas variantes e, consequentemente, novos casos de contágio. Porém, muitas pessoas ainda não sabem qual a diferença entre a gripe e o Covid-19 e quando buscar ajuda médica.

Essas informações são importantes, pois devemos impedir a disseminação do vírus e evitar o colapso que presenciamos no início da pandemia.

Por isso, para ajudar e trazer mais informações sobre o assunto, criamos esse conteúdo para esclarecer todas as dúvidas e informar sobre a diferença entre a gripe e o Covid-19. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.

Para saber mais, leia também: Gripe e Resfriado – entenda a diferença

O que é Gripe?

A gripe é uma condição causada pelo vírus do tipo Influenza, que causa a infecção do sistema respiratório e desenvolve diversos sintomas ao paciente como, por exemplo:

O vírus Influenza passa por transformações e mutações todos os anos, o que faz com que a pessoa que já teve a doença uma vez, seja contaminada e apresente os sintomas novamente.

A transmissão da gripe é feita por meio do contato com as secreções de espirros e tosse. Além disso, o vírus pode sobreviver suspenso no ar, durante os meses de inverno e outono. Por isso, é importante sempre manter os ambientes bem arejados e com circulação de ar.



O que é Covid-19?

Segundo a definição do Ministério da Saúde a Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

A doença pode afetar pessoas de todas as idades e de diferentes maneiras, porém, a maioria dos infectadas apresentam sintomas leves a moderados e não precisam ser hospitalizadas. Os sintomas são, na maioria, respiratórios e se assemelham aos da gripe:

  • Febre;
  • Tosse seca ou com secreção;
  • Dificuldade para respirar.

Alguns pacientes ainda podem apresentar dor no corpo, calafrios, náuseas, perda de olfato e paladar, nariz congestionado, problemas de pele (urticárias), entre outros. Estes sintomas são leves e podem progredir, mas aproximadamente 80% dos casos se recuperam sem tratamento especial.

No entanto, nos casos mais graves da doença, os pacientes apresentam falta de ar, Acidente Vascular Cerebral (AVC), coágulos sanguíneos e problemas cardíacos. Estes sintomas são mais comuns em idosos, diabéticos, hipertensos e em pacientes com outros problemas cardiovasculares. Neste caso, a hospitalização para o tratamento é necessária.



Qual a diferença entre Gripe e Covid-19?

Apesar de muito parecidas, a Gripe sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Além disso, a gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte dos grupos de risco.

Por ter sintomas similares à gripe, só é possível identificar a Covid-19 após análise e exame clínico.

Já pacientes com diagnóstico do Covid-19 é mais comum apresentarem febre e tosse seca. Porém, o principal diferencial da gripe é a perda do olfato e paladar em alguns casos.

Ainda, pacientes em estado crítico podem apresentar forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios, onde se faz necessário o uso de suporte ventilatório ou a internação em unidades de terapia intensiva (UTI) e até mesmo a morte.

Como evitar o contágio?

Para as duas doenças, o modo de evitar o contágio e disseminação do vírus é o mesmo:

  • Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar;
  • Use mascará;
  • Não compartilhe talheres, copos e outros objetos pessoais;
  • Evite ambientes fechados e aglomerações;
  • Faça repouso e fique em isolamento por até 6 dias ou conforme orientação médica;
  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente ou use álcool em gel 70% para higienização.

Além disso, para os dois vírus existem vacinas que podem conter a proliferação e reduzir os sintomas aos infectados. Sendo assim, vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se informe sobre a vacinação contra a Influenza e o Covid-19. Proteja-se!



Quando buscar ajuda médica?

Pessoas que apresentam sintomas leves não devem evitar ir até o hospital. O tratamento deve ser feito com medicamentos para gripe e bastante repouso.

No entanto, para os quadros onde os sintomas não melhoram, febre alta e persistente, falta de ar e outras complicações graves, a ida ao hospital deve ser imediata.

Saiba mais sobre Gripe em: H3N2: O que é, quais os sintomas, como tratar e evitar?

Assim, como é possível perceber, os sintomas causados pelos dois vírus são bastante semelhantes e podem colocar em risco a vida da pessoa contaminada. No entanto, os quadros de Covid-19 podem ser mais graves e, por isso, é importante evitar a disseminação do vírus.

Sendo assim, previna-se seguindo as orientações que destacamos a cima, além de fazer uso de vitaminas que reforce a sua imunidade. E para isso, conte com a Farmadelivery. Adquira as melhores vitaminas e antigripais com os melhores preços do mercado. Acesse e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares