Covid e tosse – A tosse seca é um sintoma do Covid-19?
Desde o inicio da pandemia do novo Coronavírus muito se questionava sobre quais eram os sintomas da doença. A dúvida se deve ao fato do vírus se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. Assim, além de outros sintomas, um dos termos mais pesquisados é Covid e tosse e qual a relação do sintoma com a doença.
O que sabemos é que a Covid-19 causa um acometimento das vias respiratórias, que desencadeia uma infecção gerando, consequentemente, uma inflamação. Com isso, o corpo envia como resposta o estímulo de tosse, muitas vezes seca.
No entanto, por se tratar de um sintoma tão comum e presente em diversas outras condições de saúde, é normal surgir a dúvida sobre estar ou não infectado pela Covid.
Sendo assim, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de esclarecer essa dúvida e trazer mais informação sobre a relação entre a Covid e tosse. Leia a matéria até o final e saiba mais!
+ Para saber mais, acesse também: Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?
Tosse é um sinal de estar infectado pelo Covid?
Sim, mas normalmente a tosse vem acompanhada de outros sintomas. Segundo um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, a tosse seca está presente em quase 70% dos casos, tornando-se o segundo sinal mais frequente, ficando atrás da febre. Contudo, a tosse com catarro aparece em 33% dos casos.
A tosse de Covid costuma ser seca ou com catarro?
Neste caso, a tosse pode ter ou não ter presença de catarro. No entanto, como falamos anteriormente, foi constatado na maioria dos casos a presença da tosse seca. Mas, vale salientar que, isso não é uma regra. Pois existem muitos casos que testaram positivo e notaram a presença de secreções.
Em casos brandos da doença, a tosse não é um sintoma percebido pelo paciente.
Sendo assim, o tipo de tosse presente na infecção depende mais do organismo e do histórico inflamatório de cada paciente.
Quantos dias pode durar a tosse?
O tempo exato, não dá para saber, mas caso você esteja infectado pelo vírus, a doença pode ficar incubada por até duas semanas. Ou seja, o período médio de incubação é de 5 dias, podendo chegar até a 14 dias.
Ainda, existem casos que após um quadro grave de Covid, a tosse pode permanecer, sendo considerada também uma sequela deixada pelo contágio.
Neste caso, recomenda-se que o paciente consuma bastante água, faça repouso, use umidificador de ambiente para reduzir o sintoma e busque um especialista para avaliação clínica.
Mas atenção: nem toda tosse é Covid!
Como já foi dito, a tosse não é o único sintoma da Covid-19. Ela surge como uma defesa do organismo ao identificar um “corpo estranho” nas vias aéreas e respiratórias.
Sendo assim, ela pode aparecer em quadros de gripe, resfriado e reações alérgicas. Portanto, deve-se estar atento a presença de outros possíveis sinais de alerta.
+ Para outras informações, acesse também: Teste de Covid na farmácia: Onde fazer e como agendar?
Quais os principais sintomas da Covid-19?
Febre, fadiga e tosse seca são os principais sintomas do contágio com o vírus. Mas, os sintomas costumam variar de pessoa para pessoa.
Ou seja, além dos três principais que citamos, existem outros sintomas menos frequentes que podem afetar os pacientes. Portanto, atente-se ao surgir:
- Cefaleia;
- Congestão nasal;
- Conjuntivite;
- Coriza;
- Descoloração de dedos das mãos e pés;
- Diarreia, náusea ou vômito;
- Calafrios ou tonturas;
- Dor de garganta;
- Dores articulares;
- Erupção cutânea;
- Falta de ar;
- Olhos inchados;
- Perda de olfato e paladar.
Além disso, existem também os sintomas graves da doença, que podem incluir:
- Febre alta (acima de 38°C) que não cessa;
- Dificuldade para respirar (Dispnéia);
- Dor ou aperto no peito persistente;
- Perda de apetite;
- Confusão.
Como aliviar a tosse e quando buscar ajuda médica?
Não existe nenhum tratamento específico para este caso. No entanto, recomenda-se que o paciente faça repouso, consuma bastante água e, se necessário, utilize pastilhas ou sprays que podem diminuir a frequência da tosse.
Além disso, devem procurar o sistema de saúde somente os pacientes que apresentem sintomas severos, como a falta de ar. Do contrário, fique em casa, observe os sintomas e cuide-se.
+ Para mais informações, leia também: Quais os principais sintomas do Covid-19 e como ele atinge o pulmão?
Como vimos, a tosse é um dos sintomas mais frequente entre os infectados, no entanto, pode ser causada por diversas outras condições. Sendo assim, recomenda-se realizar a testagem para então tomar as medidas necessárias.