Cuidados com a próstata – Como prevenir e tratar o câncer?
No mês de Novembro, muito de discute sobre os cuidados com a próstata e as opções de prevenção e tratamento do câncer de próstata, que é considerado um dos tipos mais frequentes entre homens em todo o mundo.
Embora a doença seja bastante comum, alguns homens evitam comentar sobre o assunto por medo ou desconhecimento e, muitos sequer sabem do que se trata. Por isso, é importante ressaltar a necessidade do acompanhamento médico para o controle e combate da doença.
Sendo assim, o intuito desta matéria é informar aos nossos clientes sobre os métodos de prevenção e tratamentos para o câncer e, sobre a importância dos cuidados com a próstata. Leia a matéria até o final e saiba mais!
+ Acesse também: Diagnóstico Câncer de Próstata – Quais exames realizar?
Como o câncer de próstata se desenvolve?
O tumor se desenvolve na próstata, órgão que integra o aparelho reprodutor masculino e é responsável pela produção de parte do sêmem.
Normalmente, a doença acomete homens a partir dos 50 anos e progride lentamente, muitas vezes sem apresentar sintomas iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce.
O câncer de próstata não possui fatores de risco determinantes, porém, algumas características podem influenciar na maior probabilidade do homem desenvolver este tipo de tumor. Veja:
- Idade – Homens com mais de 50 anos;
- Histórico familiar – Irmão, pai ou avô que já tiveram a doença antes dos 60 anos;
- Sobrepeso – fator considerado de risco principalmente em casos avançados.
Assim, a única forma eficaz de combate é o diagnóstico precoce do câncer. Para isso, os pacientes devem realizar consultas e exames de rastreamento, com o intuito de detectar a doença antes de manifestar seus sintomas.
Além disso, é importante ter conhecimento sobre cuidados e hábitos que previnem e evitam a progressão da doença. Veja a seguir algumas dicas.
Cuidados com a próstata – Prevenção do câncer
1. Cuidados com o corpo
Não é novidade que praticar atividades físicas contribui para a saúde em geral, mas você sabia que elas atuam na prevenção e combate ao câncer de próstata?
Segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, os exercícios podem ser benéficos para pacientes tanto antes como depois de terem sido diagnosticados com câncer (exceto diagnósticos de metástase).
O estudo observou que, homens que praticavam 30 minutos de atividades como corrida, ciclismo ou natação, apresentaram um risco de mortalidade 35% menor que os demais. Ou seja, exercite-se!
2. Bons hábitos alimentares
Apesar de não possuir efeitos comprovados, manter uma dieta saudável e equilibrada, com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais, pode ser grande aliada nos cuidados com a próstata e na prevenção do câncer.
Portanto, recomenda-se incluir os seguintes alimentos em sua dieta:
- Frutas vermelhas;
- Legumes e verduras;
- Cereais integrais;
- Feijões, soja e outras leguminosas.
Por outro lado, médicos recomendam reduzir o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas.
3. Controle de peso
Como citamos anteriormente, o sobrepeso é considerado um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata.
Porém, o seu controle é uma consequência dos tópicos anteriores, quando aplicados corretamente já que, além de reduzir o risco da doença, eles contribuem para o controle do peso corporal.
4. Consultas e exames de rotina
No inicio da matéria já falamos que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de prevenir e aumentar as chances de cura de qualquer tipo de câncer.
Além disso, quando se realiza o diagnóstico do câncer em estágios iniciais, as opções de tratamentos são maiores e menos invasivas. Sendo assim, o acompanhamento médico regular e os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 40 anos e anualmente.
+ Aproveite e leia também: Câncer de Próstata – O que é e quais são os sintomas.
Cuidados com a Próstata – Tratamentos
O tratamento para o câncer de próstata é feito com uma ou mais técnicas, combinadas ou não. Neste caso, o médico irá determinar a melhor opção conforme os estágios da doença, que são divididos em quatro, sendo eles:
- I – Tumor encontrado por conta do aumento de PSA (Antígeno Prostático Específico);
- II – Nódulo encontrado em um ou nos dois lados da próstata, mas ainda confinado;
- III – Câncer que acometeu os tecidos ao redor da próstata, como bexiga e reto;
- IV – Tumor que se espalhou para os linfonodos, ossos e outros órgãos.
Sendo assim, nos estágios I e II, o tratamento pode ser feito com cirurgia oncológica, radioterapia e em alguns casos, com observação vigilante.
Já nos estágios III e IV, onde ocorre a metástase (câncer que se espalha para outros órgãos), aplica-se a radioterapia e a hormonioterapia em associação, além de outros tratamentos paliativos. Em alguns casos, pode-se optar pela cirurgia de remoção parcial ou total da próstata.
Como vimos, a escolha do tratamento é feita caso a caso e individualmente, considerando os riscos, benefícios e as condições clínicas de cada paciente.
Por isso, destacamos que o conteúdo dessa matéria não dispensa a consulta médica e foi desenvolvida com o intuito de trazer mais informações sobre o assunto.
Vale ressaltar também que, todas as opções de tratamento citadas estão disponíveis de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Portanto, busque imediatamente a orientação médica para uma vida saudável e realizar cuidados com a próstata corretamente.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe nos comentários os que achou e compartilhe nas redes sociais o nosso post, para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.