O diagnóstico do câncer de próstata precoce permite melhores opções de tratamento.
|

Diagnóstico Câncer de Próstata – Quais exames realizar?

O diagnóstico de câncer de próstata é fundamental, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) este tumor é um dos mais frequentes entre os homens, correspondendo a 29,2% dos casos incidentes no sexo masculino.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos realizados por proctologistas. Por isso, é muito importante ter conhecimento da doenças e dos métodos de prevenção disponíveis hoje em dia.

Sendo assim, neste texto você irá encontrar informações dobre como é feito o diagnóstico do câncer de próstata, quais os exames realizados e outras informações valiosas. Leia a matéria até e saiba mais!

Leia também: Câncer de Próstata – O que é e quais são os sintomas.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata se desenvolve na maioria das vezes em homens acima dos 50 anos, sendo que os diagnósticos ocorrem normalmente nas faixas etária de 65 anos ou mais.

A maioria dos tumores progride lentamente de modo que boa parte dos pacientes convivem com a doença sem apresentar sintomas.

O câncer de próstata pode ser evitado com diagnóstico precoce.
O câncer de próstata pode ser evitado com diagnóstico precoce.

Este tipo de câncer se instala numa área qualquer da próstata, glândula que está localizada a baixo da bexiga e que faz parte do sistema reprodutivo masculino.

A medida que tumor cresce, ele ocupa gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nas fases mais avançadas, o câncer invade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.



Quais os sintomas e os grupos de risco?

Nos casos de tumores volumosos, os pacientes sentem dificuldades ao urinar, ardor, jato urinário fraco, gotejamento de urina e em alguns casos, sentem dor e presença de sangue na urina e no esperma.

Além disso, homens com mais de 55 anos, que já possuem histórico da doença na família (irmão, pai ou avô) ou que estão acima do peso, são considerados grupos com maiores chances de desenvolver o tumor.

Dor ao urinar ou na região dos testículos pode ser alguns dos sintomas do câncer de próstata.
Dor ao urinar ou na região dos testículos pode ser alguns dos sintomas do câncer de próstata.

Quais os tipos de câncer de próstata?

Os principais tipos de câncer de próstata são:

  • Adenocarcinomas (representa 95% dos tumores malignos de próstata)
  • Carcinomas de pequenas células.
  • Tumores neuroendócrinos.
  • Carcinomas de células transicionais.
  • Sarcomas.

Saiba mais em: Próstata – O que é, para que serve e outras dúvidas.

Diagnóstico câncer de próstata

Para o diagnóstico da doença é necessário realizar exames, pois quando o tumor é diagnosticado no início, as chances de cura chegam a ser de 97%.

Ou seja, se o tumor for identificado e tratado quando ainda não houver a disseminação ou for regional, a taxa de sucesso é de 100%. Mas para isso, é importante os pacientes sempre realizarem exames de rotina como método de prevenção.



Quais são os exames para diagnóstico do câncer de próstata?

Atualmente, existem diversos tipos de exames que são realizados para para fazer o diagnóstico do câncer de próstata. Veja a seguir quais são eles e suas diferenças:

TOQUE RETAL

O toque retal é um exame clínico que permite detectar alterações na próstata, como a presença de nódulos, endurecimentos ou outras irregularidades.

No entanto, este exame é o que mais causa tensão entre os homens, pois para realizá-lo, o médico introduz o dedo indicador, utilizando luva lubrificada no ânus do paciente.

Apesar de desconfortável e muitos homens serem resistentes por medo ou falta de informação, o procedimento é rápido e indolor.

Homens com mais de 50 anos devem realizar acompanhamento médico com frequência.
Homens com mais de 50 anos devem realizar acompanhamento médico com frequência.

ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO – PSA

Este, por sua vez, é um exame de sangue que avalia as quantidades do antígeno prostático específico (PSA).

Trata-se de uma proteína produzida pelo tecido da próstata, mas também pelas células cancerosas. Neste caso, é considerado as seguintes valores para análise:

  • Grande parte de homens sem câncer de próstata possuem níveis de PSA inferiores a 4ng/ml de sangue. No entanto, os níveis abaixo não seja uma garantia da ausência do câncer.
  • Homens com níveis de PSA entre 4ng/ml e 10ng/ml, possuem 25% chances de desenvolver a doença.
  • Sendo assim, quando o PSA for superior a 10ng/ml, a chance de desenvolver o câncer é superior a 50%.

BIÓPSIA

Neste caso, se mesmo com a realização dos exames anteriores a suspeita do tumor continuar, o médico pode solicitar a biópsia da próstata.

Nesse procedimento, retira-se uma pequena amostra do tecido prostático, com o intuito de analisar e identificar as células cancerígenas.

Exames de imagem ajudam no diagnóstico do câncer de próstata.
Exames de imagem ajudam no diagnóstico do câncer de próstata.

OUTROS EXAMES

Além disso, quando o médico confirma o diagnóstico do câncer de próstata, outros exames podem ser feitos para avaliar a extensão da doença. Veja quais são eles:

  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;
  • Cintilografia óssea.


Como vimos, o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilidade maiores chances de tratamento e possibilidade de cura. Ou seja, homens com mais de 50 anos devem realizar acompanhamento médico sempre que possível.

Apesar de ainda ser um tabu entre os homens, realizar os exames como método de prevenção é ainda a melhor opção. Portanto, busque orientação médica, foque nos cuidados da sua saúde e busque o melhor para o seu bem-estar.

Para isso, você também pode contar com a Farmadelivery. No site você encontra encontra os melhores produtos para saúde e beleza, todos com descontos imperdíveis. Aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares