Saiba o que ocorre quando há a deficiência do magnésio.
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Deficiência de Magnésio – O que ocorre e como evitar?

Você sabia que a deficiência de magnésio pode ser preocupante? O Mineral é absorvido pelo intestino e excretado pelos rins, ambos mediados pelo canal seletivo de magnésio. Além disso, ele participa na formação de dentes, ossos e no funcionamento cardíaco, renal e muscular.

Cerca de 200 enzimas envolvidas no metabolismo celular requerem a presença deste oligoelemento, mas apenas 1% esta presente a nível sérico, 50% nos ossos, 20% na musculatura.

60% do magnésio no soro encontram-se na sua forma livre, enquanto que 33% estão ligados às proteínas, e menos de 7% aos citratos, bicarbonatos, adenosina trifosfato e fosfatos.



Qual a ingestão diária recomendada de acordo com idade e sexo?

  • Lactentes: 50-70 mg/dia;
  • Crianças: 150-300 mg/dia;
  • Mulheres: 280 mg/dia normalmente, subindo para 350 mg/dia durante a gravidez e lactação;
  • Homens: 350 mg/dia.

Quais os fatores de risco da deficiência de magnésio?

  • Diarreia crônica;
  • Doença de Chron;
  • Má absorção no duodeno;
  • Uso prolongado de diuréticos e alguns antibióticos;
  • Doenças cardíacas.


Quais os sinais e sintomas da deficiência de magnésio?

  • Contraturas musculares;
  • Dormência;
  • Hipertensão;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cólica menstrual;
  • Insônia;
  • Fobias e pânico.

Além da história e do exame físico, essa patologia é diagnosticada por exames laboratoriais de urina e sangue para dosar níveis de magnésio, cálcio e potássio, em pessoas saudáveis, o índice mínimo deve ser de 0.75mmol/L.

SAIBA MAIS

• Deficiência de vitaminas D, B6 e de minerais com o selênio e o cálcio também podem causar a déficit de magnésio;

• Auxilia na excreção de insulina, facilitando o metabolismo do açúcar;

• Reduz a inflamação da próstata;

• Ajuda a controlar casos de asma e bronquite;

• Reduz os ataques epilépticos;

• Colabora na criação de colágeno;

• Atua no equilíbrio do sistema nervoso, principalmente em casos de depressão, estresse e ansiedade;

• Melhora o sono.



Quais as principais fontes de magnésio?

  • Chocolate;
  • Couve, brócolis, espinafre e salsa;
  • Leguminosas;
  • Banana, abacate, pêssego, maçã e ameixas;
  • Frutas secas;
  • Peixe;
  • Arroz integral;
  • Batata;
  • Aveia.


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