segunda-feira, abril 12, 2021

Quais frutas O Diabético não pode comer? E Quais são Recomendadas?

As frutas são alimentos ricos em frutose, um tipo de açúcar que pode estimular os níveis de glicose no sangue. Em pessoas normais o consumo desse tipo de alimento não costuma causar danos à saúde, mas pode ser prejudicial para quem é portador da diabetes. Você sabe quais frutas o diabético não pode comer?

Embora algumas frutas sejam ricas em carboidratos, diabéticos podem escolher opções com uma carga glicêmica menor e conversar com a nutricionista que acompanha o caso sobre a possibilidade de adicionar algumas porções durante o dia. Isso porque, além de saber escolher a fruta, também é fundamental manter as porções pequenas e adequadas para não aumentar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Para que você entenda melhor quais as frutas ricas em carboidratos e quais podem ser consumidas, separamos uma lista completa. Veja a seguir!

Quais são as frutas permitidas para diabéticos?

Maçã

A maçã é uma fonte de vitaminas e também de fibras como a pectina, importante para o controle da glicemia e redução do colesterol. Quando combinada com canela, além de ter sua ação potencializada, a maçã ainda prolonga a sensação de saciedade.

por ser rica em pectina, a maçã é uma ótima opção de frutas para diabéticos
por ser rica em pectina, a maçã é uma ótima opção de frutas para diabéticos

Leia também O que é bom para baixar a glicose no sangue e quais alimentos escolher?

Abacate

Rico em gorduras que ajudam a baixar a glicemia e auxiliam na saúde do coração, o abacate ainda baixa a pressão arterial e deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento. Com isso, a sensação de saciedade é prolongada e o paciente tende a sentir mais fome e comer menos, o que também ajuda na perda de peso.

A ressalva é apenas para sua quantidade de calorias, fazendo com que a fruta deva ser consumida com cautela por quem está acima do peso.

Limão

O limão pode ser consumido na salada ou em limonadas, já que é rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, nome dado à vitamina C. Por evitar hemorragias, é benéfico no tratamento contra diabetes melhorando a passagem do sangue pelas artérias e diminuindo complicações como dificuldade em cicatrização e infecções. Junto a isso, também é essencial para evitar complicações como AVC e infartos.

Coco

Rico em ácido láurico e ácidos graxos, a fruta é importante para combater fungos e bactérias e nutrir as células intestinais, aumentando a saciedade por mais tempo graças as suas gorduras.

o coco auxilia no controle da glicemia e ajuda no tratamento da diabetes
o coco auxilia no controle da glicemia e ajuda no tratamento da diabetes

O coco ainda reduz as inflamações e carga glicêmica quando combinado com outros alimentos ricos em carboidratos.

Outras frutas permitidas para quem tem diabetes são:

  • banana prata;
  • pera;
  • tangerina;
  • laranja baía;
  • morango;
  • kiwi;
  • melão;
  • uva;
  • manga;
  • goiaba.

Qual melhor horário para diabéticos comerem frutas?

As frutas devem ser consumidas sempre após as refeições por quem tem diabetes como forma de sobremesa. Algumas frutas como laranja ou kiwi podem ser adicionadas no café da manhã ou lanche da tarde, desde que a pessoa não coma apenas frutas, nem coma as frutas antes de outro tipo de alimento com o estômago vazio.

Quais frutas o diabético não pode comer?

As frutas que devem ser evitadas por diabéticos são as ricas em frutose e que possuem carga glicêmica elevada, já que normalmente esse tipo de fruta tem menos fibras e promove picos de glicose no sangue por serem absorvidas muito rapidamente. São elas:

  • mamão formosa;
  • uva passa;
  • abacaxi;
  • caqui;
  • melancia.

Vale lembrar, porém, que alguns nutricionistas liberam o consumo dessas frutas em menores quantidades e junto a alimentos ricos em fibras e que regulam a glicemia como o coco, por exemplo.

É importante sempre conversar com a nutricionista antes de adicionar qualquer fruta na alimentação, evitando assim complicações que colocam a saúde em risco.

Frutas secas e oleaginosas são benéficas para diabetes?

Normalmente as frutas secas como uva passa e damasco, por exemplo, não são indicadas para diabéticos no dia a dia, embora possam ser consumidas em pouca quantidade em ocasiões especiais. Isso porque nesse tipo de alimento toda a fibra foi removida no processo de desidratação da fruta, deixando apenas uma alta concentração de frutose.

frutas secas como o damasco tendem a ter mais frutose
frutas secas como o damasco tendem a ter mais frutose

Quando essas frutas são consumidas em excesso, por serem muito ricas em frutose aumentam o açúcar no sangue de forma muito rápida, podendo trazer diversas complicações para o paciente.

O ideal é que, além de falar com o nutricionista, o paciente observe no rótulo dos alimentos se durante o procedimento de desidratação foi acrescentado açúcar e preferir aqueles de origem natural.

Enquanto isso, as oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes ajudam a melhorar a saciedade, diminuem o colesterol e previne uma série de doenças podendo ser consumidas com moderação.

Apesar de terem menos carboidratos que as frutas, a castanha de caju, em especial, merece um pouco mais de atenção.

Isso porque dentre todas as castanhas é a que mais possui carboidratos e pode ser facilmente ingerida em grandes quantidades.

Agora que você viu as frutas que o diabético não pode comer, converse com seu nutricionista e veja a possibilidade de acrescentar algumas frutas em seu plano alimentar. Lembre-se de respeitar as quantidades e nunca consuma alguma fruta que tenha sido proibida pelo profissional sem autorização.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes. Se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

- Advertisment -

Most Popular

Quando o triglicérides é considerado alto e quais os riscos para a saúde

Os triglicérides são lipídios produzidos pelo nosso próprio organismo assim como o colesterol. No entanto, quando estão em níveis elevados no sangue,...

Qual a diferença entre hipertensão e pressão alta?

A hipertensão é uma condição de saúde em que o paciente sofre com picos da pressão arterial de forma recorrente, podendo causar...

Os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão para incluir na dieta hoje mesmo

Um dos assuntos mais falados quando falamos sobre hipertensão são os alimentos ricos em sódio como os industrializados, congelados e fast foods....

10 Sintomas de Hipertensão para você ficar de olho

A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento recorrente da pressão arterial, e hoje atinge cerca de 25% da população brasileira. Apesar...