Próstata: Doenças comuns e quais cuidados tomar?
Muito se ouve sobre os cuidados com a saúde masculina e, principalmente sobre os cuidados com a próstata. A falta de conhecimento sobre o assunto, pode acarretar graves problemas de saúde.
Essa glândula é exclusiva do corpo masculino e requer atenção especial depois de certa idade. Entretanto, esse tema ainda é considerado um tabu entre os homens que se recusam a realizar exames de rotina.
Por isso, o conteúdo desta matéria visa informar, esclarecer dúvidas e salientar sobre a importância dos cuidados com a próstata. Leia a matéria até o final e saiba mais.
+ Acesse também: Andropausa e o declínio hormonal masculino.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula presente no sistema genital masculino que começa a se desenvolver durante a adolescência, com a ação da testosterona.
Seu tamanho pode variar conforme a idade, sendo aproximadamente do tamanho de uma noz em homens mais jovens.
Ela fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Por dentro da glândula ainda passa a uretra, canal que drena a urina da bexiga em direção ao pênis.
Sendo assim, a função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
Qual a função da próstata?
Também conhecida como glândula prostática, sua função é produzir o liquido prostático que protege os espermatozoides.
Os espermatozoides são produzidos nos testículos e transportados até a vesícula seminal, onde são misturados ao fluido seminal.
Após a vesícula seminal, os espermatozoides chegam à glândula prostática, que durante a ejaculação, se contrai e libera o líquido prostático. Assim, ele se mistura ao líquido seminal já com espermatozoides.
Quando ocorre a ejaculação, o líquido da próstata protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, mantendo o seu DNA intacto. Além disso, ele prolonga a vida dos espermatozoides e faz com que eles se tornem mais móveis.
Quais doenças acometem a próstata?
As principais doenças que acometem a glândula ocorrem por questões genéticas, alterações hormonais ou infecções por vírus ou bactérias.
Veja a seguir alguns exemplos:
1. Câncer de Próstata
Mais comum em homens com mais de 50 anos, o câncer de próstata pode acometer homens mais jovens principalmente quando houver histórico familiar da doença.
Apesar das grandes chances de cura em fase inicial, 25% dos pacientes com câncer de próstata vão a óbito.
Pode ser tratado com radioterapia ou tratamento hormonal, para diminuir o tumor e reduzir o risco de a doença voltar. Em alguns casos, é pode-se remover o câncer, as vezes sendo necessário remover toda a próstata.
2. Hiperplasia benigna da próstata (HBP)
Também conhecida como próstata crescida ou inflamada, a doença se caracteriza pelo aumento da glândula, principalmente após os 40 anos. Sua principal complicação é a obstrução da uretra que dificulta a passagem de urina.
O tratamento para essa condição pode ser feito com medicamentos ou hormônios que irão relaxar o músculo e diminuir o tamanho da glândula. Entretanto, nos casos mais graves, é realizado cirurgia para remoção da próstata.
3. Prostatite
A prostatite é uma infecção na glândula viral ou bacteriana, podendo também aparecer por consequência de uma infecção urinária mal tratada.
A condição pode acometer homens jovens e idosos e, seus sintomas são febre, dor ao urinar e na região pélvica. Seu O tratamento é feito com o uso de antibióticos e analgésicos, para diminuir a dor.
Quando buscar ajuda médica?
São diversos o sintomas característicos das doenças prostáticas. Veja a seguir os principais deles:
- Dificuldade para urinar;
- Jato fraco de urina;
- Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
- Disfunção erétil;
- Dor ao ejacular ou urinar;
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus;
- Presença de sangue no sêmem.
Observe e ao identificar a presença de um ou mais sintomas dos que listamos a cima, busque ajuda médica imediatamente.
No entanto, o correto é realizar um acompanhamento médico para verificar a saúde da próstata, principalmente após os 40 anos de idade ou antes, se houver casos da doença na família.
Quais exames são realizados?
Para avaliar se a próstata está bem, sem nenhuma alteração, deve-se fazer exames como:
- Toque retal: avaliação do tamanho e dureza da próstata através do ânus do paciente;
- PSA: exame de sangue que contabiliza a quantidade da proteína específica da próstata;
- Exame de urina: utilizado para detectar a presença de bactérias na urina.
Apesar da resistência dos homens em buscar ajuda médica e para realizar alguns desses exames, devemos reforçar a importância desse controle. Pois assim, é possível diagnosticar casos de câncer em estágios iniciais, onde o tratamento pode ser realizado de forma mais simples.
Portanto, crie o hábito de realizar um acompanhamento médico para garantir uma vida longa e saudável.