| |

DICA PARA CUIDAR MELHOR DA SUA SAÚDE: LEIA OS RÓTULOS

Mulher lendo os rótulos

Os rótulos de alimentos e suplementos estão cheios de informações que podem fazer toda a diferença na hora da escolha de um produto. Mesmo assim poucas pessoas têm o hábito de ler as embalagens e a maioria não entende os dados descritos nelas e, por isso, nem sempre fazem as melhores escolhas. As informações servem não só para entender quais opções são mais saudáveis, mas também para ajudar a selecionar aqueles produtos que entregam um melhor custo-benefício para o consumidor. Veja abaixo 4 pontos que merecem atenção na hora de escolher um produto:

OBSERVE A PORÇÃO

Essa informação fica no topo da tabela nutricional, é a quantidade de referência das demais informações da tabela e costuma ser indicada em gramas ou mililitros. Fique atento, pois nem sempre a porção corresponde a um pacote inteiro de um determinado alimento, sendo uma sugestão de consumo considerando uma alimentação equilibrada. Para facilitar o entendimento, os rótulos também mostram ao lado da porção a Medida Caseira equivalente à quantidade especificada anteriormente. É uma forma de orientar o consumo, indicando a quantidade de forma mais usual: unidades, cápsulas, colheres, copo etc. Na prática é possível encontrar um pacote de amendoim de 100g com uma tabela nutricional que considera uma porção de 30g, um frasco de suplemento de 30 cápsulas indicando sua porção em 2 cápsulas ou um litro de leite mostrando a porção de 200ml na tabela nutricional.



Por exemplo, no caso de um suplemento de ômega 3, ao consultar a tabela nutricional de dois produtos de marcas diferentes nota-se que ambos entregam 1000mg de ômega 3, entretanto, ao avaliar a quantidade indicada na tabela é possível descobrir quantas cápsulas são necessárias para consumir essa quantidade de ômega. Um dos produtos pode conter essa quantidade em 1 cápsula enquanto seu concorrente entrega a mesma quantidade em 3 cápsulas. Esse dado pode ajudar você a economizar dinheiro, uma vez que conseguirá o mesmo benefício consumindo menos cápsulas.

FIQUE DE OLHO NAS CALORIAS E NUTRIENTES

Sem dúvida o item mais consultado dos rótulos é o valor energético (calorias – kcal), mas não é só a quantidade de calorias que determina a qualidade da dieta. Por isso, é importante ficar de olho nos outros nutrientes e nos ingredientes que compõem o produto. A lista de nutrientes fica do lado esquerdo da tabela nutricional e nela vão estar descritos carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. É importante priorizar alimento com pouca gordura e maior quantidade de vitaminas e minerais.

Acesse também: Qual a diferença entre produtos dietéticos e lights e quem deve consumir esses alimentos?

O QUE É %VD?

Para saber o quanto um produto oferece de um determinado nutriente em relação às quantidades que o nosso corpo precisa por dia é necessário consultar o %VD (Percentual de Valores Diários). Essas informações são encontradas do lado direito na tabela nutricional. É claro que as necessidades diárias são individuais, mas esses valores são baseados em uma média de consumo calórico para a população brasileira adulta saudável, considerando 2.000 kcal por dia. Se na tabela nutricional de um produto consta que ele oferece 50% do VD de Cálcio, por exemplo, significa que ele entrega metade da quantidade de cálcio que um adulto saudável deve consumir por dia, colaborando para atingir essa recomendação.

PRESTE ATENÇÃO NOS INGREDIENTES.

Você sabia que a lista de ingredientes se encontra em ordem decrescente? Isso significa que o primeiro item da lista é aquele que está presente em maior quantidade no produto. Essa informação pode ajudar muito na hora de fazer escolhas. É importante ficar de olho para evitar alimentos com corantes, conservantes, alto teor de açúcar ou gorduras. Por exemplo, existem diversos tipos de pães com fibras no mercado, muitos deles chamados de integrais, mas ao observar o rótulo nota-se que o primeiro ingrediente é “FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO”, ou seja, a farinha branca e não a farinha integral. Vale a pena ficar de olho!

Portanto, esteja atento aos rótulos e faça escolhas inteligentes e mais saudáveis para você e para a sua família. Os produtos disponíveis no mercado são oferecidos por diferentes marcas o que faz com que muitas vezes seja priorizado o de menor valor na prateleira, mas escolher pelo preço pode ser um grande erro. É importante ir além e avaliar a quantidade oferecida, a porção que deve ser consumida, os nutrientes e os diferenciais que o produto oferece.

Posts Similares