Mulher tomando chá e bem agasalhada seguindo dicas de saúde no inverno.
| |

Dicas de saúde: 6 Formas de evitar doenças no inverno.

O tempo frio e seco, comum das estações do ano onde as temperaturas costumam cair, é propício para o desenvolvimento de gripes, resfriados e alergias. Neste caso, algumas dicas de saúde podem ajudar a nos manter livres dessas condições.

Para isso, é importante ressaltar que os cuidados com a saúde no inverno devem ser redobrados, pois neste período nosso organismo fica mais fragilizado.

Sendo assim, se você quer se manter saudável durante todas as estações do ano, veja a seguir algumas dicas que separamos. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Saúde no Frio, leia também: Por que a gripe aumenta durante os meses frios? Entenda

Quais são as doenças comuns do inverno?

Períodos do ano onde a temperaturas caem, costumam ser também aqueles onde há uma menor umidade no ar, causando grande desconforto, risco de infecções e ressecamento de mucosas.

Homem deitado apresentando sentir forte dor de cabeça, sintoma comum em gripes e resfriados.
O frio não causa doenças respiratórias, mas pode fragilizar a imunidade do indivíduo.

Além disso, aglomerações em ambientes fechados é bastante comum, tonando o ambiente adequado para a proliferação de microrganismos causadores de infecções respiratórias. Alguns exemplos de doenças comuns do inverno são:



Por isso, o inverno é uma estação que exige cuidados mais intensos com a saúde, principalmente, por causa da alta incidência de doenças e infecções. Sendo assim, é fundamental que algumas dicas de saúde sejam adotadas diariamente, visando evitar possíveis complicações.

Ou seja, é um período que requer a mudança de hábito de pessoas de todas as idades, visando o bem-estar geral. Sendo assim, veja 6 dicas de saúde que podem fazer grande diferença para evitar problemas com potencial para causar quadros graves.

1. Alimente-se bem

Apesar do inverno ser propício para o consumo de alimentos mais pesados, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo frutas, legumes e verduras no cardápio. 

Além disso, por se tratar de um período onde o corpo é mais suscetível a doenças, a alimentação saudável tem a função de fornecer todos nutrientes necessários ao sistema imunológico, promovendo uma maior resistência e proteção aos diversos riscos de doenças respiratórias.

2. Lave as mãos com frequência

Nos últimos anos vimos como os hábitos de higiene são muito essenciais para se manter protegido contra gripe e outros problemas respiratórios.

Portanto, lavar as mãos com frequência, por um período de 40 segundos, ajuda a evitar a propagação do vírus, que pode sobreviver em diferentes superfícies que tocamos, como maçanetas e mesas.  

Pessoa lavando as mãos com água e sabão, uma das dicas de saúde para evitar ficar doente no inverno.
Evite o contato das mãos com as mucosas (nariz, boca e olhos) sem antes lavar as mãos.

Além disso, nos casos onde não é possível lavar as mãos com água e sabão, leve consigo um frasco de álcool-gel para higienizar as mãos sempre que necessário, principalmente antes e depois de tocar objetos de uso coletivo. 

3. Beba bastante água

Em média, um adulto deve consumir aproximadamente 2 litros de água, sucos e e outros líquidos diariamente, pois mantendo o organismo bem hidratado ele se torna mais resistente contra doenças.

Apesar de não sentirmos tanta sede nos meses mais frios, é comum a demanda do corpo por líquidos pode aumentar. Pois mesmo não produzindo tanto suor, acabamos perdendo quantidades maiores de líquidos através da urina.

Por isso, é importante fazer a reposição constante de água para manter a saúde do corpo e evitar o contágio de gripes e resfriados. 



4. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos durante inverno é mais uma das dicas de saúde importantíssima para fortalecer a imunidade do organismo em geral, promovendo ainda a saúde mental.

Sendo assim, mesmo que o frio provoque desânimo e até mesmo preguiça, é essencial realizar algum tipo de atividade física no mínimo três vezes por semana. Esse cuidado, portanto, pode proporcionar inúmeros benefícios para sua resposta imune. 

5. Evite contato com pessoas doentes

Caso saiba de uma pessoa que apresenta sintomas de gripe ou resfriado, é importante evitar o contato sempre que possível.  

 Homem doente coberto com uma manta e sua esposa oferecendo medicamentos para se recuperar da gripe.
Ao apresentar sintomas de gripe, deve-se evitar contato com outras pessoas.

Além disso, pessoas com doenças respiratórias crônicas, idosos e crianças podem apresentar uma imunidade enfraquecida e maior suscetibilidade ao vírus da gripe. Portanto, apresentam maiores chances de desenvolver uma gripe repentinamente.

6. Faça repouso caso apresente sintomas

Por fim, uma pessoa com sintomas de gripe não deve permanecer em ambientes fechados com outros indivíduos, pois essa é a principal causa da sazonalidade da gripe. Sendo assim, fique atento caso apresente alguns dos sintomas da gripe, que são: 

  • Febre alta, de 38°C ou mais;
  • Indisposição;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Coriza e congestão nasal;
  • Dor de garganta;
  • Tosse e espirros;
  • Perda de apetite.

Ao perceber esses sintomas, recomenda-se fazer repouso e manter-se em isolamento, evitando contato com outras pessoas. Os sintomas costumam ficar mais brandos entre o 3° e 5° dia. Portanto, caso os sintomas persistam sem melhoras, busque ajuda médica imediatamente.

+ Para saber mais sobre o a Saúde no Frio, veja também: Frio e corpo – Como os dias frios afetam o organismo?

Agora que você já conhece as principais dicas de saúde para se manter livre de doenças no inverno, não deixe de aplicar esses cuidados no seu dia-a-dia. Além disso, lembre-se de buscar a orientação de um profissional da saúde para outras dúvidas ou se necessitar de tratamento.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares