Saiba porque os casos de gripe aumentam nos dias frios.
| |

Por que a gripe aumenta durante os meses frios? Entenda

Apesar de acharmos que existe alguma relação entre os dois, o frio não causa a gripe. Contudo, a verdade é que durante as baixas temperaturas, é mais comum ocorrer aglomerações em ambientes fechados e com pouca circulação.

Ou seja, se existe um indivíduo gripado que tosse, espirra ou fala muito perto de outras pessoas dentro desses ambientes, facilita a transmissão de vírus e bactérias. Além disso, com as temperaturas baixas o ar fica mais seco e poluído, o que pode irritar as vias respiratórias.

Sendo assim, saiba mais sobre como ocorre os quadros de gripe nesse período, como evitar as contaminações e outras curiosidades. Leia conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Gripe, veja também: Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?

Qual a diferença entre a gripe e resfriado?

O resfriado geralmente apresentam sintomas que não desencadeiam infecções graves. A condição apresenta sintomas como coriza, tosse e dor de garganta e, normalmente desaparecem em até 10 dias.

Contudo, a gripe normalmente ocorre por infecções bacterianas, como a pneumonia bacteriana e apresenta sintomas mais fortes. Além disso, os grupo de risco são idosos com mais de 65 anos e crianças pequenas, que são mais suscetíveis a complicações.

Outro fator que diferencia a duas doenças é o início dos sintomas de cada doença: enquanto a gripe causa uma febre alta repentina, os primeiros sintomas de resfriado são a coriza e dor de garganta.



Por que as baixas temperaturas favorecem a proliferação do vírus da gripe?

Primeiramente, é importante saber que o tempo frio pode alterar a membrana externa do vírus influenza, tornando-a mais sólida e elástica. Com isso, o revestimento emborrachado facilita a transmissão do vírus entre os indivíduos.

Mulher sentada no sofá, com uma manta nos ombros para manter-se aquecida no frio.
Durante o tempo frio, ocorre um aumento da proliferação do vírus da gripe e outros microorganismos.

Além disso, a baixa umidade do ar no frio e o clima mais seco costumam provocar lesões na mucosa nasal, que contribui para a entrada do vírus pelas vias respiratórias e a sua proliferação.

Outro fator relacionado ao aumento de casos de gripe nos meses frios são as aglomerações em ambientes fechados e mal ventilados, hábito frequente durante o outono e inverno. Com isso, ocorre elevadas cargas virais no ar, que facilita a disseminação de doenças respiratórias.

No Brasil, os casos de gripe costumam aumentar entre os meses de abril e outubro, mas pode variar conforme a região e mudanças climáticas.

Ainda, na tentativa de manter a temperatura do corpo em 36,5°C, ocorre a contração dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, que causa a diminui a produção de secreção contêm diversos mediadores antivirais. Isso contribui para que o vírus se prolifere mais rapidamente e se instale na mucosa nasal.

+ Para saber mais sobre as Ações do Frio, acesse também: Frio e corpo – Como os dias frios afetam o organismo?

Como se prevenir?

A principal forma de evitar contrair a gripe e outras doenças respiratórias, é adotando estratégias básicas durante todo o ano. Veja a baixo o que fazer:

  • Lave ou higienize com álcool as mãos;
  • Evite levar as mãos ao olhos, boca e nariz;
  • Higienize as superfícies como, por exemplo, mesas, maçanetas e corrimão;
  • Beba água água e mantenha-se hidratado;
  • Alimente-se bem e de forma balanceada;
  • Pratique atividades físicas mesmo durante os dias frios;
  • Caso o ar fique muito seco, faça uso de umidificador;
  • Certifique-se de tomar a vacina contra a gripe e contra a Covid-19.


Quando buscar ajuda médica?

Como foi dito anteriormente, existem grupos em que a gripe pode ocorrer com maior intensidade e risco, sendo eles:

  • Crianças menores de 5 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Idosos
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Pessoas imunossuprimidas (indivíduos que nascem com uma falha neste sistema imunológico, pacientes com HIV, em tratamento de câncer ou transplantados).

Assim, caso essas pessoas sejam acometidas por quaisquer sinais, como febre, mal-estar, congestão, tosse, dor no corpo, dor de cabeça ou de garganta, devem buscar atendimento médico o mais rápido possível.

Médico realizando atendimento de paciente com gripe durante o período de frio.
Busque ajuda médica somente em caso de grupo de risco ou se os sintomas da gripe forem intensos.

Nestes casos, quanto mais cedo melhor. Além disso, se houver indicação de tratamento, é importante que o medicamento seja administrado logo no começo dos sintomas para atenuar o quadro e minimizar o risco.

No entanto, mesmo quem está fora do grupo de risco deve buscar atendimento médico, especialmente se houve contato com pessoas contaminadas pelo Influenza ou quando apresentar sintomas moderados ou intensos.

+ Para mais informações sobre Inverno, leia também: Por que ficamos mais doentes no inverno? Como se prevenir?

Agora que você já sabe que o tempo frio não causa a gripe, mas aumenta a proliferação do vírus, fica mais fácil de se manter protegido.

Sendo assim, adote as medidas de cuidados listadas neste conteúdo e cuide da saúde. Lembre-se também de evitar a automedicação e buscar a orientação do médico ou profissional da saúde para outras dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares