Os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão para incluir na dieta hoje mesmo

0
266
a pressão arterial é caracterizada pela pressão exercida nas artérias pelo coração
a pressão arterial é caracterizada pela pressão exercida nas artérias pelo coração

Um dos assuntos mais falados quando falamos sobre hipertensão são os alimentos ricos em sódio como os industrializados, congelados e fast foods. Porém, pouco se fala sobre os alimentos indicados para baixar a pressão e  o que os pacientes hipertensos devem consumir para conseguir controlar o quadro.

Por ser uma doença com sintomas leves e até mesmo sem sintomas em alguns casos, a hipertensão acaba passando despercebida pela maioria das pessoas, que só descobrem que são hipertensas quando a condição acaba afetando órgãos como coração e pâncreas, por exemplo.

veja no artigo abaixo os alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial
veja no artigo abaixo os alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial

A mudança nos hábitos alimentares, porém, pode ser usada tanto como um tratamento preventivo, como um tratamento para ajudar a baixar a pressão em pacientes que sofrem com picos constantes.

Veja nesse artigo quais são os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão!

Cupom de Desconto Farmadelivery

Os 11 alimentos mais indicados para baixar a pressão

1- Salmão

O salmão é um alimento que possui substâncias que contribuem diretamente para o bom funcionamento do organismo humano, como o caso do ômega 3, conhecido por sua ação anti-inflamatória que aumenta a produção do colesterol bom e baixa os níveis do colesterol ruim, diminuindo as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos.

Além do mais, o salmão possui uma grande quantidade de potássio, que neutraliza os efeitos causados pelo excesso de sódio, ajudando assim a controlar a pressão arterial.

2- Água de coco

A água de coco é uma bebida diurética natural rica em ácidos graxos e por esse motivo possui uma ação desintoxicante, auxiliando contra o inchaço do corpo e diminuindo a concentração de sódio do organismo graças à diurese e à grande quantidade de potássio presente na bebida.

a água de coco é rica em potássio, o que ajuda a aumentar a excreção de sódio
a água de coco é rica em potássio, o que ajuda a aumentar a excreção de sódio

A água de coco ainda ajuda a regular os níveis de eletrólitos, também contribuindo para a regulação da pressão arterial.

3- Abacate

Apesar de ser considerado um alimento gorduroso, o abacate é um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque a gordura presente no alimento é uma gordura extremamente saudável e que estimula a produção de HDL.

Com isso a fruta inibe a ação oxidante dos radicais livres, combate o colesterol LDL, e atua na regulação da pressão arterial devido a grande quantidade de potássio que possui.

4- Alho

O alho é um alimento usado desde a medicina antiga graças a sua ação anti inflamatória, atuando na dilatação dos vasos sanguíneos e prevenindo a hipertensão arterial, além de proteger o organismo do colesterol ruim.

o alho é um potente antioxidante natural que ajuda a regular a pressão alta
o alho é um potente antioxidante natural que ajuda a regular a pressão alta

É importante ressaltar que a melhor maneira de usar o alho para fins medicinais é utilizá-lo cru, já que assim preserva-se seus nutrientes, tornando o alimento mais potente.

5- Banana

A banana é uma das frutas com maior concentração de potássio na natureza, sendo uma grande aliada para baixar a pressão arterial.

Com grandes concentrações de potássio no organismo, as chances de desenvolvimento de quadros de hipertensão são menores, além do estímulo que a fruta gera para a produção de hormônios responsável pela sensação de bem-estar, o que ajuda no relaxamento dos músculos cardíacos.

6- Nozes

As nozes são ricas em 3 tipos diferentes de gorduras saudáveis que ajudam no funcionamento do organismo e previnem o colesterol ruim, além de ser rico em polifenóis. Com isso, esse alimento ajuda também na redução de riscos cardiovasculares e desenvolvimento de doenças ligadas à saúde da pressão arterial.

7- Cacau

O cacau é conhecido por dar origem a um dos alimentos mais conhecidos do mundo, o chocolate, e possui substâncias essenciais para a saúde do nosso organismo como os flavonoides, antioxidantes naturais com ação relaxante, que estimulam o relaxamento do músculo e aumenta a dilatação das artérias. Como resultado, o sangue circula melhor sem sofrer nenhum tipo de pressão.

Chocolate amargo ajuda a controlar a pressão alta
Chocolate amargo ajuda a controlar a pressão alta

Porém, é necessário ressaltar que o chocolate só contém benefícios para os hipertensos se em sua composição tiver no mínimo 80% de cacau, já que em concentrações menores o produto acaba sendo cheio de gordura hidrogenada e leite, o que contribui para o aumento do colesterol.

8- Uva-passa, uvas e vinhos

Os alimentos derivados das uvas são ricos em polifenóis e flavonoides, duas substâncias antioxidantes potentes que agem auxiliando na diminuição da pressão arterial, já que previne o envelhecimento das células.

Porém, é importante ficar de olho na quantidade de uvas ingeridas por dia, já que é uma fruta considerada altamente calórica, podendo contribuir para o excesso de peso em alguns casos.

9- Leguminosas

As leguminosas como o feijão, por exemplo, são alimentos que possuem o índice glicêmico baixo e são ricos em fibras, o que previne o aumento dos níveis de açúcar no sangue, além de controlar a pressão arterial.

o feijão é uma ótima fonte de fibras, que ajuda no controle da pressão
o feijão é uma ótima fonte de fibras, que ajuda no controle da pressão

Contudo, é preciso lembrar que o uso do feijão e leguminosas para baixar a pressão devem ser feitos sem a adição de temperos industrializados, que podem conter quantidades elevadas de sódio.

10- Claro de ovo

A clara de ovo é rica em peptídeo, que tem como principal função evitar o estreitamento das artérias e contribuir para que o sangue tenha espaço para circular livremente pelo corpo, inibindo o desgaste do músculo do coração.

11- Chá verde

A bebida é fonte de polifenóis, um antioxidante natural que atua no rejuvenescimento das células e que ajuda a reduzir as chances de hipertensão, além de conter poucas calorias.

Vale lembrar, porém, que o consumo excessivo de chá verde pode causar uma intoxicação no fígado, sendo necessário ter cautela na hora de usar a erva para baixar a pressão.

Agora que você já sabe quais são os 10 alimentos mais indicados para baixar a pressão, inclua-os em seu cardápio para fazer o tratamento preventivo de quadros de hipertensão. Vale lembrar que além de consumir esses alimentos, você também deve evitar alimentos que não são indicados para quem sofre de pressão alta.

Hipertensão é coisa séria

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.

Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!