Doenças do calor podem ser muito perigosas a saúde.
|

Doenças do calor – Quais são elas e como evitar?

As altas temperaturas e sol intenso exigem maior atenção em relação à saúde. Por isso, a baixa imunidade e doenças do calor podem surgir e provocar sérias consequências ao nosso corpo.

Sendo assim, é muito importante saber quais os riscos que corremos e como podemos evitar as doenças relacionadas aos dias quentes.

Portanto, veja a seguir alguns dos problemas de saúde que o calor pode causar. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.

Saiba mais em: O que a exposição excessiva ao sol pode causar?

Quais os efeitos do calor a nossa saúde?

Dentre os inúmeros efeitos, o calor pode deixar as pessoas sem forças, com fraqueza e desânimo e, isso ocorre com a diminuição da quantidade de líquido no organismo. Por isso, é muito importante manter o corpo sempre hidratado, principalmente no caso de crianças e idosos.

Além disso, o calor intenso pode afetar a saúde e, algumas pessoas podem apresentar tontura, alteração da pressão arterial e até mesmo desmaios.

O que fazer nos dias de calor intenso?

A principal recomendação, como falamos anteriormente, é manter o corpo hidratado. Médicos e nutricionistas orientam consumir pelo menos 2 litros de água ao dia.

Manter o corpo hidratado é a melhor forma de se evitar doenças do calor.
Manter o corpo hidratado é a melhor forma de se evitar doenças relacionadas ao calor intenso.

Assim como, é muito importante hidratar os olhos, narinas e os lábios. Evite também os banhos quentes e a utilização excessiva de sabonetes e buchas. Isso remove a oleosidade da pele, que a deixa ressecada e desprotegida dos agentes externos.



Quais são as doenças do calor?

1. Desidratação

Em geral, o ser humano perde aproximadamente 2,5 litros de água por dia, que são eliminados pela urina, fezes e suor e, quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, é considerada um caso de desidratação.

A perda excessiva de líquidos e sais minerais, é uma das doenças comuns do calor e do verão.

Os principais sintomas da desidratação são o mal-estar, fraqueza, ressecamento de mucosas dos olhos, boca seca, irritabilidade e longos períodos sem urinar.

Para evitar esse problema, é importante beber bastante água, fazer refeições leves, utilizar roupas adequadas e manter os ambientes bem arejados.

Para evitar a desidratação, médicos recomendam consumir no mínimo dois litro de água ao dia.
Para evitar a desidratação, médicos recomendam consumir no mínimo dois litro de água ao dia.

2. Doenças infecciosas

Nos dias quentes, é comum que ocorra o aumento da transmissão de vírus, bactérias, bem como de males relacionados às chuvas e à contaminação da água, como casos de hepatite A, leptospirose e outras doenças.

Por isso, é muito importante atentar-se aos ambientes onde fazem as refeições e a procedência dos alimentos e da água que consome.



3. Problemas de pele

Algumas das principais doenças do calor é a micose e a frieira. Estas são infecções de pele causadas pela proliferação de fungos que ocorre com maior frequência no calor.

No entanto, elas podem aparecer em partes do corpo mais quentes e úmidas e que favorecem a proliferação de microrganismos. Seus sintomas são o ressecamento na pele, coceira intensa e vermelhidão.

Algumas pessoas ainda podem apresentar infecções bacterianas e reações alérgicas.

Assim, para evitar problemas de pele é necessário manter o corpo seco, especialmente, regiões como os espaços entre os dedos, axilas e virilha. Além disso, deve-se evitar o uso de sapatos fechados e optar por roupas leves.

4. Problemas respiratórios

Nos dias muito quentes e de calor intenso, o ar fica mais seco e isso faz com que a mucosa nasal e as vias aéreas fiquem ressecadas.

Isso, no entanto, pode afetar o aparelho respiratório, podendo causar problemas relacionados a asma, bronquite, rinite, infecções e diversos outros problemas respiratórios.

5. Alterações de pressão arterial

A queda da pressão arterial é uma das mais preocupantes doenças do calor. As artérias ficam mais dilatadas, deixando mais espaço para o sangue circular e a pressão é insuficiente para que o sangue chegue a todos os órgãos e tecidos.

As altas temperaturas influenciam na alteração da pressão arterial, uma das principais doenças do calor.
As altas temperaturas influenciam na alteração da pressão arterial, uma das principais doenças do calor.

Os principais sintomas da doença é tontura e vista embaçada, em alguns casos também pode ocorrer desmaios. Por isso, para evitar esse problema, é importante realizar exames e consultas preventivas, além de evitar a desidratação.



6. Infartos e derrames

Em alguns casos, a perda de água reduz a pressão arterial e exige que o coração bata mais rápido que o comum e favorece casos de ataques cardíacos.

Por outro lado, o calor ainda pode deixar o sangue mais espesso, o que facilita a formação de trombos, aumentando a incidência de AVCs.

Como prevenir doenças do calor?

Sendo assim, para evitar esses e outros problemas de saúde relacionados aos dias quentes alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir:

  • Evite aglomerações e frequentar praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não tratada adequadamente;
  • Evite permanecer com roupas molhadas e andar descalço em ambientes públicos;
  • Realize a higiene adequada do corpo com frequência. Além disso, seque adequadamente áreas com dobras e espaços entre os dedos dos pés;
  • Use protetor solar, roupas adequadas e proteja-se dos raios solares e calor intenso;
  • Alimente-se bem e beba água para manter a hidratação e a saúde do seu corpo;
  • Consulte-se regularmente com um médico para avaliação e exames preventivos.

Para saber mais, leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.

Como é possível notar, os dias de calor intenso pode ser prejudicial a saúde em diversos aspectos, podendo até colocar em risco a vida da pessoa.

Além disso, o conteúdo desta matéria não dispensa a orientação médica. Portanto, busque ajuda de um médico de confiança para mais dúvidas.

Por outro lado, se precisar, no site da Farmadelivery você encontra diversos itens para saúde e bem-estar, todos com os melhores descontos. Acesse e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares