Descubra se engolir o catarro faz mal e quais são os riscos para sua saúde.
| | |

Engolir catarro faz mal? Quais são os riscos para saúde?

É bastante comum durante a gripe, tentarmos eliminar as secreções da mucosa. Porém, em muitos casos é impossível fazer isso, assim acabamos por engolir a secreção, mesmo sendo uma experiência nada agradável. Mas você já se questionou se engolir catarro faz mal à sua saúde?

Vale frisar que no estômago, a secreção passa pela digestão da mesma forma que os alimento, podendo o organismo aproveitar e absorver algumas partes e eliminar o restante pelas fezes.

No entanto, se a secreção estiver em grandes proporções pode influênciar no processo da digestão causando pequenos desconfortos. Com base nisso, neste conteúdo você irá descobrir quais são os riscos e se engolir catarro faz mal para sua saúde de alguma forma. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

+ Para saber mais, acesse também: Expectoração: Como ocorre e quais as características?

Características do catarro


A composição da secreção nasal é basicamente água, proteínas e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que indepede a entrada de microrganismos que podem atacar o corpo.

O catarro normalmente surge em processos infecciosos das vias respiratórias, como gripes, sinusites e pode sofrer alterações em suas caracteríscas, conforme cada condição médica.

Além disso, a secreção está sempre circulando pelo organismo e se renovando, mesmo quando não estamos doente. No entanto, nos casos onde o catarro permanece por mais de uma semana, ele sairá apenas com a ajuda da ação de antibióticos



Importância de colocar o catarro para fora


Como falamos a cima, é normal ingerirmos o muco ao longo do dia, mesmo que em pequenas quantidades. Isso se deve ao fato da secreção descer naturalmente pela garganta com a ação da gravidade ou dos cílios (espécie de filtros) existentes na mucosa nasal.

Profissionais não recomendam engolir as secreções em excesso, pois assim as infecções demoram mais tempo para sair do corpo.

Ou seja, apesar de não existir problemas em engolir o catarro, o recomendado é expelir a secreção das vias aéreas. O acúmulo de secreção pode causar chiado no peito, falta de ar e até desencadear infecções mais graves como, por exemplo, a pneumonia.

Contudo, em alguns casos o engolir catarro pode fazer mal sim. Se você estiver doente, com alguma inflamação ou infecção, ele pode se acumular nos pulmões, causando a outras infecções.

Além disso , pacientes que frequentemente apresentam infecções nos pulmões podem desenvolver bronquiectasia, uma dilatação dos brônquios que aumenta a retenção de secreções, facilitando novas infecções, tornando-se um círculo vicioso.

+ Para mais informações, veja também: Expectorante caseiro: Veja 6 receitas para eliminar catarro.



Engolir catarro faz mal se não for o seu!

Apesar de pouco provável, alguns vírus e bactérias presentes no catarro não são totalemnte digeridos pelos ácidos e enzimas. No entanto, caso isso aconteça, eles podem sim causar infecções mas não tão perigosa.

Contudo, o risco maior existe quando se ingere as secreções de outra pessoa, que tem uma flora bacteriana diferente. Ou seja, o contato com a secreção de outra pessoa através de espirros, tosse, ou mesmo beijos; como no caso de pais e filhos ou parceiros, é bastante comum.

Além disso, nestes casos existem um risco maior de transmissão de doenças incluindo, por exemplo, a sífilis, herpes simples, entre outras.



Agora que você já sabe os riscos que engolir o catarro pode proporcionar a sua saúde, vale redobrar os cuidados e buscar a orientação médica sempre que houver dúvidas.

Atente-se também as condições da secreção, o tempo que ela está presente e se apresenta outros sintomas. Em alguns casos, o muco pode indicar a presença de outras doenças mais graves. Portanto, fique atento!

E lembre-se, no site da Farmadelivery você encontra os melhores produtos para sua saúde e bem-estar, todos com descontos imperdíveis. Acesse e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares