Veja como os expectorantes agem e quais as funções dele no organismo.
| |

Expectorantes – Como agem e quais são suas funções?

Os expectorantes são medicamentos bastante comuns e sua indicação normalmente é feita para o tratamento da tosse com catarro. No entanto, poucos conhecem a ação e suas funções, usando o medicamento de forma incorreta, muitas vezes.

São diversas as doenças que podem causar a tosse com secreção como, por exemplo, gripes e resfriados, asma, câncer e até refluxo gastroesofágico.

Por isso, é muito importante buscar ajuda médica antes de iniciar a automedicação, principalmente em casos de tosse persiste por mais de duas semanas, quando houver sangue nas secreções ou na presença de outros sintomas, como falta de ar e febre alta.

Sendo assim, para ajudar quanto ao uso dos expectorantes e alertar sobre seu uso correto, desenvolvemos esse conteúdo com mais informações sobre a medicação. Leia a matéria até p final e tire suas dúvidas.

+ Para saber mais, acesse também: O que é Expectorante e Mucolítico e quais as diferenças?

O que são expectorantes?

Apesar de bastante confundido com outras de medicações, os expectorantes devem ser utilizados quando o paciente apresenta quadros de congestionamento nasal, tosse ou de catarro.

Sendo assim, os expectorantes atuam no tratamento e na expulsão do excesso de secreção, com ação rápida, praticamente imediata no que diz respeito ao alívio de sintomas.

Expectorantes fluidificam o muco e incentivam a tosse para eliminar a secreção.
Expectorantes fluidificam o muco e incentivam a tosse para eliminar a secreção.

Para quê serve o expectorante?

A principal função do expectorante é reverter quadros de congestionamento nasal, exatamente agindo sobre o muco ou catarro que está sendo produzido de forma anormal e alterada.

Sendo assim, o medicamento age diretamente alterando consistência desse fluido, fazendo com que o muco se torne mais liquido e menos viscoso. Com isso, de maneira quase que instantânea, ocorre a desobstrução das vias respiratórias e também, a diminuição da tosse com catarro.



Como é o modo de ação do expectorante?

A principal ação do medicamento é o aumento da produção de muco e diminuição da sua viscosidade. No entanto, para isso, o expectorante causa uma irritação na mucosa, onde estimula as glândulas ligadas ao sistema respiratório a produzir um maior volume de muco.

Com isso, esse muco ou catarro é transportado até a garganta, onde com a contribuição da tosse será eliminado em maior quantidade. Portanto, de maneira mais rápida o organismo irá eliminar a secreção.

Por sua vez, a frequência da tosse irá diminuir naturalmente até cessar por completo, quando não houver mais catarro para eliminar. Deste modo, o organismo volta ao seu funcionamento normal.

Tipos de expectorantes

Atualmente, existem diversos tipos de expectorantes variando suas apresentações (xarope, elixir, solução e comprimido solúvel), composição, modo de uso, efeitos adversos e suas contraindicações. Entre eles, os mais comuns são:

  • Expectorantes mucocinéticos ou mucolíticos – Indicados nos quadros onde a secreção se apresenta espessa e purulenta, reduz a diminuição da viscosidade do muco, o que facilita seu transporte e expectoração, aliviando também a tosse;
  • Expectorantes reflexos – Promovem a irritação da via respiratória, fazendo com que as glândulas brônquicas secretem muco na concentração fisiológica. Assim, esse muco se solubiliza ao catarro, tornando-se menos fluído e facilitando sua eliminação.


O que pode causar o uso do medicamento errado?

Apesar de boa parte das opções disponíveis não exigirem prescrição médica, o uso do medicamento sem orientação pode agravar ou até mesmo esconder quadros mais graves de infecções.

Portanto, deve-se estar atento à causa da causa da tosse. Seus tipos comuns: a seca (que não apresenta catarro) e a tosse produtiva (com presença de muco ou catarro).

O uso do medicamento deve ser feito sob orientação e supervisão médica.
O uso do medicamento deve ser feito sob orientação e supervisão médica.

Sendo assim, o uso de medicamento antitussígenos nos casos de tosse produtiva, inibem o reflexo da tosse e consequentemente bloqueiam a expulsão da secreção, podendo causar complicações à saúde. Por isso, é muito importante consultar um profissional da saúde e só utilizar a medicação após criteriosa avaliação.

+ Para mais informações, acesse também: Expectorante natural: Quais alimentos eliminam o muco?

Agora que você já sabe como os expectorantes agem e as suas funções no organismo, fica mais fácil na hora de comprar o medicamento certo para o tratamento adequando. Sendo assim, no site da Farmadelivery você encontra diversos itens para sua saúde e bem-estar, todos com descontos imperdíveis. Acesse e aproveite!

Posts Similares