Conheça os graus de celulite e descubra qual o seu

0
124
acabar com a celulite

Conhecida popularmente como furinhos que surgem na pele, a celulite nada mais é do que a junção das moléculas de água e gordura. E embora seja um problema que incomoda especialmente as mulheres, pode acabar surgindo também em homens que estão acima do peso. Mas você sabe quais são os graus de celulite que existem?

Diferente do que se imagina, nem toda celulite é igual. Isso porque o problema pode ser dividido em 4 classes diferentes, indo da mais leve até a mais severa, dependendo de vários fatores como genética, hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e peso.

Conheça agora os graus de celulite que existem e como descobrir qual o seu!

O que é a celulite?

Antes de tudo é importante que você entenda o que é a celulite. Chamada também de lipodistrofia ginóide, a celulite é uma inflamação no tecido celular que acontece devido a uma alteração do tecido adiposo, ou seja, gordura, e na microcirculação linfática dos tecidos sanguíneos.

Cupom de Desconto Farmadelivery
a celulite nada mais é do que o conjunto de furinhos que se formam na região da coxa e glúteo
a celulite nada mais é do que o conjunto de furinhos que se formam na região da coxa e glúteo

Quando essa alteração ocorre, o tecido conectivo acaba sofrendo uma fibroesclerose, resultando nos furinhos que surgem na pele.

Porém, em alguns casos a celulite pode ocorrer por alterações hormonais dependentes de estrogênios.

Quais são os graus de celulite?

Grau 1 – leve

A celulite de grau 1 é uma celulite interna que não é sentida nem vista na pele, e só surge quando a pele é pressionada com força. Nesse estágio os vasos ainda estão suscetíveis à inflamação e as toxinas começam a se acumular, sendo possível reverter grande parte dos casos com mudanças alimentares e prática de atividades físicas.

Leia também 10 hábitos para quem quer diminuir a celulite e ter a pele mais lisa

Grau 2 – Visível

Já a celulite grau 2 pode ser observada sem a necessidade de comprimir a pele para que as marcas fiquem visíveis. Nesse estágio a celulite já tem um aspecto acolchoado, já que o sistema linfático está mais comprometido e a pele tende a amarelar quando comprimida devido ao acúmulo de líquidos.

Grau 3 – Intensa

A celulite grau 3 é aquela em que a superfície da pele pode ser observada com gomos visíveis. Nessa fase os nódulos já aparecem e podem ser notados de longe, podendo até mesmo ser sentidos facilmente com o toque.

É nessa fase que a pele também já se encontra mal nutrida, aumentando as chances de ocorrer uma desidratação dos tecidos com uma textura áspera e poros dilatados.

Pacientes que sofrem com celulite grau 3 podem começar a sentir dor e inchaço de tempos em tempos.

Grau 4 – Grave

O último grau, chamado de grau 4, é o estágio mais crítico da celulite, e é caracterizado por nódulos que são visíveis até por cima das roupas. Isso acontece porque as fibras que formam a nossa musculatura acabam formando um nó e as células de gordura se agrupam em nódulos grandes o que prejudica a circulação do local. 

Junto a isso, os nervos começam a ser comprimidos deixando a região mais rígida e dolorida, comprometendo a circulação. Nesse estágio é mais difícil eliminar as toxinas da pele, tornando o quadro cada vez mais grave.

Como tratar os graus de celulite?

Drenagem linfática

A celulite pode ser tratada de várias maneiras possíveis, dependendo exclusivamente do seu grau. Normalmente quem tem celulite grau 1 consegue reverter o quadro em quase 100% com a maioria dos tratamentos.

A drenagem linfática, por exemplo, é uma técnica que usa uma massagem que estimula o sistema linfático para que as toxinas acumuladas nas células sejam removidas junto com o excesso de líquido que é retido. Com isso, essas toxinas são eliminadas por meio da urina.

Aprenda mais sobre a drenagem no vídeo a seguir:

Carboxiterapia

Feito à base de gás carbônico, a carboxiterapia nada mais é do que a aplicação desse gás na camada mais profunda da pele, com o objetivo de romper as fibroses e fazer com que a gordura seja quebrada.

Quando o gás atinge esses tecidos, os vasos sanguíneos se dilatam e a circulação sanguínea tende a melhorar, resultando em edemas menores.

Manthus/Heccus

O Manthus e Heccus são dois aparelhos que combinam estímulos elétricos, ultrassom e correntes polarizadas capazes de estimular o sistema linfático do nosso organismo. Com isso, a circulação é melhorada e o organismo elimina mais toxinas enquanto diminui as células de gordura.

Atividades físicas e mudanças alimentares

Perder peso é um dos primeiros tratamentos para melhorar o aspecto da celulite, já que ela nada mais é do que acúmulo de toxinas e gordura dentro das células.

praticar atividades físicas regularmente ajuda a tratar e prevenir a celulite
praticar atividades físicas regularmente ajuda a tratar e prevenir a celulite

Para isso, o indicado é que o paciente mude alguns hábitos alimentares e de comportamento, como iniciar uma rotina de prática de atividades físicas e consumir mais alimentos que ajudam a diminuir o acúmulo de toxinas.

Leia também Quais os alimentos que ajudam a diminuir a celulite? Veja opções para adicionar na dieta

Normalmente este tratamento consegue tratar a celulite de grau 1 e grau 2, embora deva ser usado como uma forma de tratamento secundário de celulites grau 3 e 4. Isso porque, embora o problema não possa ser resolvido totalmente apenas com mudanças alimentares quando o grau é mais severo, a mudança de alimentação ajuda a amenizar o acúmulo de gordura nas células.

Uso de cosméticos

Hoje no mercado existem diversos cremes, géis e loções que foram formulados especialmente para ajudar na eliminação do acúmulo de gordura e toxinas nas regiões afetadas pela celulite.

usar cremes formulados para amenizar os quadros de celulite também ajuda a suavizar o quadro
usar cremes formulados para amenizar os quadros de celulite também ajuda a suavizar o quadro

O mais indicado é usar esse tipo de produto fazendo massagens para estimular o sistema linfático da região a eliminar os líquidos e desintoxicar a região.

Agora que você viu quais os graus de celulite ficou mais fácil identificar qual é o seu e buscar o tratamento mais adequado. Use nossas dicas de mudança de alimentação para tratar o problema e procure ajuda médica caso note que o seu grau é mais severo e que não apresenta melhora com os novos hábitos alimentares e aplicação de cosméticos.