Pele oleosa e ressecada no verão: Quais cuidados tomar?
Durante o verão, os dias são mais quentes e ficamos mais tempo expostos ao sol, o que pode provocar diversas mudanças em nossa pele. Entre os que sentem essas alterações de forma mais intensa, destacam-se pessoas com a pele oleosa. Além disso, pessoas com a pele ressecada, podem sofrer muito mais com o problema durante o verão.
Por isso, é muito importante saber o que provoca essas mudanças e então, tomar alguns cuidados para manter sua pele sempre muito bonita e saudável. Para te ajudar, desenvolvemos esse conteúdo explicando o que deixa sua pele oleosa ou ressecada no verão e quais cuidados você deve tomar. Leia o conteúdo até o final para saber mais!
+ Leia também: 10 Dicas de como cuidar da pele no verão!
Por que a pele fica oleosa no verão?
Com as altas temperaturas e as longas horas de exposição ao sol, é muito comum que o nosso corpo transpira mais que o normal. Assim, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, são estimuladas a trabalharem de maneira mais intensa, e como consequência, ocorre o aumento da oleosidade, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.
Quem tem a pele oleosa já produz sebo de forma excessiva e no verão essa pele tende a sofrer ainda mais. Além de possuir uma probabilidade maior de ter acne solar, que é um problema muito comum nessa estação.
Quais cuidados tomar com a pele oleosa no verão?
Apesar de muito comum entre os brasileiros, alguns cuidados ajudam a reduzir a oleosidade da pele, principalmente nos dias quentes de verão. Veja a seguir algumas dicas que você pode incluir na sua rotina de cuidados:
Higienize bem a pele
A higienização é um dos principais passos para manter a pele saudável no verão, principalmente para quem tem pele oleosa.
Como já falamos, o clima quente faz com que a pele produza ainda mais sebo, resultando em mais oleosidade, o que deixa o rosto com aquela aparência brilhosa. Por isso, a limpeza da pele deve ser feita de forma adequada e diariamente.
Além disso, você deve escolher um produto específico para o seu tipo de pele. Para quem sofre com a oleosidade, o melhor é optar por cosméticos que tenham texturas leves, como o gel e o sérum.
Mas cuidado! A limpeza excessiva da pele pode acabar aumentando a oleosidade. Por esse motivo, a dica para evitar o efeito rebote é higienizar a pele oleosa duas vezes ao dia.
Intensifique a hidratação
Principalmente durante o verão, a hidratação deve ser feita, mesmo por quem tem a pele oleosa. Esse cuidado irá ajudar na reposição dos nutrientes perdidos no suor.
Sendo assim, a hidratação da pele deve ser feita com produtos hidratantes de textura leve, de preferência com fórmulas oil-free e de alta espalhabilidade. Além disso, é bom reforçar a aplicação nas áreas mais sensíveis e suscetíveis a queimaduras.
Use filtro solar com toque seco
Outro cuidado que não podemos esquecer é de utilizar o filtro solar. Contudo, ele deve ser específico para pele oleosa. Entre as opções, busque sempre por fórmulas oil-free ou com toque seco.
Além disso, o protetor precisa conter ativos que ajudam a reduzir o sebo e o brilho do rosto, de preferência com efeito matificante e não podem ser comedogênicos (entupir os poros da pele).
+ Leia também: Pele do rosto no verão – Quais cuidados devemos ter?
Por que a pele fica ressecada no verão?
Diferente do que muitos acreditam, a pele pode ficar ressecada no verão. A condição pode ter relação com diversos fatores, entre eles a exposição à radiação solar mais intensa, aliada aos efeitos da transpiração aumentada e o contato com cloro de piscinas e sal da água do mar.
De forma geral, o ressecamento deixa a pele mais áspera e sem brilho, tornando-a frágil, facilitando o surgimento de rachaduras. Além disso, quem tem esse tipo de pele sofre com o desconforto causado, com o repuxamento, coceiras e descamações.
Como prevenir e minimizar o ressecamento da pele no verão?
Para evitar as sensações incômodas provocadas pelo ressecamento da pele no verão, veja quais cuidados você deve tomar ao longo do dia:
Abuse do creme hidratante
Quem já tem a pele seca sabe que deve abusar de cremes hidratantes para evitar aquele aspecto branco ou craquelado que todos temem. No verão, é fundamental investir em hidratantes a base de óleo e água, para que essas composições absorvam com mais intensidade na cútis e retenham a umidade natural da pele.
Além disso, use um hidratante específico para o corpo e outro para o rosto. E não se esqueça de aplicar várias vezes ao longo do dia, principalmente após tomar sol. Isso também vai evitar que a pele descama.
Evite banho quente no verão
Tem pessoas que não dispensam um banho quentinho mesmo no verão. Contudo, para quem deseja manter a pele hidratada e saudável, a água quente só vai remover ainda mais a oleosidade natural da pele, fazendo com que ela fique mais ressecada.
Por isso, a dica é tomar banhos mornos ou frios, que são mais confortáveis e saudáveis para a pele durante os dias de calor, além de ajudar a reter a água que a pele ressecada tanto precisa.
Aposte em um bom protetor solar hidratante
O verão pede dias de praia ou de piscina, mas a exposição direta ao sol é um grande problema para quem tem pele ressecada. Por isso, invista em protetores de no mínimo com FPS 30 e não se esqueça de reaplicar o produto a cada 2 horas.
Ele deve ser aplicado diariamente, no rosto e nas regiões mais expostas ao sol, como pescoço, colo, cotovelos, braços, joelhos e pernas.
Outro cuidado para garantir uma proteção eficaz da pele ressecada, é usar guarda-sol, chapéu e óculos escuros sempre que for tomar banhos de sol por longos períodos. Além disso, evite tomar sol entre às 10 e 16 horas, que são os horários de maior intensidade solar.
+ Leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.
Gostou do post conteúdo? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdos você deseja ver no nosso blog.