| |

O ômega 3 é um forte aliado para o seu cérebro.

Nutriente muito conhecido pelos benefícios ao coração e prevenção de doenças cardiovasculares, o ômega 3 também é um aliado importante do cérebro e do sistema nervoso. Isso se deve ao fato de que aproximadamente 50% deste órgão é composto por lipídios, sendo 35% na forma de ácidos graxos poli-insaturados.

Os derivados do ômega 3 mais relevantes para a saúde são os ácidos eicosapentaenóico (EPA) e docosahexanóico (DHA), fundamentais para a saúde do cérebro em todas as fases da vida. O ômega 3 é essencial para manter as membranas celulares, funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, o desenvolvimento normal dos tecidos do cérebro e da retina, o equilíbrio nas reações de inflamação, entre outras funções.

Nos dois primeiros anos de vida o crescimento e o desenvolvimento ocorrem de forma acelerada, inclusive no cérebro. Sabe-se que uma nutrição adequada é essencial para que estes processos ocorram de forma saudável e, nesse contexto, o consumo de ácidos graxos é importante, pois o DHA e o ácido araquidônico (ARA) são os principais componentes lipídicos dos tecidos cerebrais e tem papel fundamental no desenvolvimento cerebral e visual na infância.

Na idade adulta, o consumo de óleo de peixe, fonte natural de ômega 3, ajuda retardar o envelhecimento cerebral e colabora para o aumento do desempenho cognitivo em adultos e idosos. Além disso, esse nutriente melhora efetivamente a memória, pois protege a bainha de mielina, melhorando a condução do impulso nervoso e impedindo a degeneração dos neurônios. Estudos demonstram benefícios em casos de déficit de atenção, hiperatividade, autismo, dislexia, Alzheimer, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e comprometimento cognitivo leve.

O corpo humano não tem capacidade de produzir ômega 3 e por isso, este nutriente deve ser ingerido através dos alimentos como óleos, castanhas, nozes, linhaça, salmão, sardinha e atum e/ou através da suplementação. A ciência mostra que os dois tipos de consumo, alimentação e suplementação, são importantes, uma vez que existem evidências de que o conteúdo de ômega 3 presente no sangue é semelhante tanto com a ingestão de peixes como salmão e atum (pelo menos 2 vezes por semana), quanto com a suplementação diária de óleo de peixe (485mg EPA + DHA).

Dessa forma, fica claro que associar o uso de suplementos ricos em ômega 3 a uma alimentação equilibrada te ajuda a oferecer ao seu cérebro todos os benefícios que este nutriente pode proporcionar.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares