quarta-feira, fevereiro 24, 2021

O que é hipertensão? Conheça as causas, sintomas e como tratar a doença

Comumente doenças graves possuem sintomas característicos, podendo serem diagnosticadas com mais facilidade por esta razão. No entanto, algumas enfermidades agudas apresentam sintomas leves, e que, na maioria das vezes não são associados a uma determinada doença, por não serem sintomas particulares de uma enfermidade, como é o caso da hipertensão, mas o que é hipertensão? 

A hipertensão é uma patologia crônica, isso significa que não há cura para ela, porém pode ser controlada com medicamentos controlados, uma rotina de exercícios moderados, aliados a uma alimentação saudável.

Descubra a seguir o que é hipertensão, quais são suas causas e saiba seus sintomas e como identificá-la!

O que é Hipertensão?

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença provocada pela alta pressão causada pelo sangue nas veias artérias, responsáveis por garantirem o fluxo sanguíneo pelo corpo.

a pressão arterial é caracterizada pela pressão exercida nas artérias pelo coração
a pressão arterial é caracterizada pela pressão exercida nas artérias pelo coração

Caracteriza-se hipertensão quando os níveis da pressão arterial máxima e mínima são similares ou maiores que 140/90 mmHG, ou 14/9.

O que é pressão sistólica e diastólica?

Pressão sistólica

A pressão sistólica é relativa ao impacto que o coração exerce nas artérias sempre que o órgão se contrai para bombear o sangue pelo organismo. Essa pressão pode ser chamada de pressão sistólica ou pressão máxima.

Pressão diastólica

Já a pressão diastólica acontece quando o coração relaxa e exerce pressão sobre os vasos sanguíneos enquanto está em repouso, podendo ser chamada também de pressão mínima.

Quais são as fases de hipertensão?

A pressão arterial alta pode ser dividida em três fases diferentes, caracterizadas pelo grau de pressão que cada uma delas exerce nas artérias. No entanto, para distinguir essas três fases também considera-se o quadro do paciente e a incidência de outros problemas de saúde como a diabetes e quadros de AVC, por exemplo.

A divisão ocorre da seguinte forma:

  • 1º fase: níveis da pressão arterial superiores a 130/90, e inferiores a 160/100;
  • 2ª fase: níveis da pressão arterial igual a 180/110;
  • 3ª fase: níveis da pressão arterial superiores a 180/110.

Quais são os tipos de pressão alta?

Hipertensão primária

A hipertensão primária atinge cerca de 90% dos pacientes com hipertensão, e recebe esse nome por não ter uma causa identificável.

a pressão primária está ligada com a quantidade de sódio ingerida
a pressão primária está ligada com a quantidade de sódio ingerida

Normalmente está ligada ao consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, tabagismo e obesidade.

Hipertensão secundária

Já a hipertensão secundária é aquela que tem uma causa identificável, e normalmente são doenças e condições como:

  • doenças cardíacas;
  • doença renal;
  • níveis de tireóide alterados;
  • consumo de medicamentos em excesso e sem prescrição médica;
  • descontrole hormonal.

Quais são as causas da hipertensão primária?

A hipertensão normalmente é desencadeada pela resistência das artérias em se dilatar, fazendo com que a passagem de sangue fique comprometida. Com isso, o coração precisa trabalhar mais do que o normal para bombear sangue o suficiente para chegar em todos os órgãos do corpo.

índices altos de colesterol e triglicérides são causas recorrentes do aumento da pressão arterial
índices altos de colesterol e triglicérides são causas recorrentes do aumento da pressão arterial

Apesar dessa condição ser natural em pessoas mais velhas, alguns fatores podem fazer com que isso ocorra antes do tempo, como:

  • ingestão de bebidas alcoólicas em excesso;
  • sobrepeso e obesidade;
  • consumo de sal em excesso;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • índices de colesterol e triglicérides alterados;
  • diabetes;
  • histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Quais são os sintomas da hipertensão?

  • dores de cabeça;
  • dores na nuca;
  • vertigem;
  • ruído nos ouvidos;
  • visão escurecida;
  • náuseas e enjoos;
  • sangramento nas narinas;
  • falta de ar;
  • dores no peito;
  • inconsciência;
  • ansiedade.

Leia mais sobre os sintomas da hipertensão clicando aqui!

Ter pressão alta é normal?

Ao contrário do que muita gente pensa, pressão alta não é a mesma coisa que hipertensão. Enquanto a pressão alta pode atingir qualquer pessoa e ser desencadeada por episódios de estresse, a hipertensão é um quadro recorrente em que a pressão sobe em níveis muito altos e demora muito para baixar.

momentos de estresse podem fazer com que a pressão suba
momentos de estresse podem fazer com que a pressão suba

Isso significa que a pressão alta é normal e acontece em indivíduos saudáveis em situações como:

  • períodos de estresse;
  • atividades físicas intensas;
  • consumo excessivo de cafeína.

Leia também Qual a diferença entre pressão alta e hipertensão?

O que é hipertensão do jaleco branco?

A hipertensão do jaleco branco é uma condição em que há um desconforto emocional do paciente, normalmente causado por ansiedade e nervosismo durante a consulta médica, que faz com que sua pressão suba durante a consulta.

É importante, porém, que o especialista consiga identificar o quadro para que não haja uma overdose de medicamentos, fazendo com que a pressão do paciente fique muito baixa e podendo levar a problemas mais sérios de saúde.

Isso porque nesses casos não é necessário tratar o aumento da pressão, que ocorre somente nesses eventos.

Como é feito o tratamento para hipertensão?

O tratamento para hipertensão depende exclusivamente do quadro do paciente, já que em situações moderadas apenas a mudança de hábitos alimentares e prática de atividades físicas pode ser o suficiente para auxiliar na regulação dos níveis da pressão arterial.

Em outros casos, porém, pode ser necessário o uso de medicamentos diuréticos, que são usados para a excreção de sal e diminuição da pressão exercida nas artérias.

Leia também O que fazer para baixar a pressão rapidamente?

Quais as complicações da hipertensão?

Doenças cardíacas

Quando o quadro de hipertensão não é controlado, o paciente pode desenvolver problemas cardíacos devido à sobrecarga que o coração sofre para bombear sangue com mais força para os órgãos, como:

  • arritmia;
  • agina;
  • insuficiência cardíaca.

Alterações cerebrais

Outra possível complicação causada pela hipertensão são as alterações cerebrais devido ao aumento da pressão dentro dos vasos do cérebro. Isso pode fazer com que surjam várias lesões a nível cerebral, causando alterações como problemas de fala, dificuldade de aprendizado e problemas de memória.

a hipertensão pode causar pequenas lesões no cérebro e contribuir para episódios de AVC
a hipertensão pode causar pequenas lesões no cérebro e contribuir para episódios de AVC

Além do mais, essa pressão excessiva na região pode até mesmo diminuir a quantidade de oxigênio que chega até o cérebro, o que contribui para riscos maiores de desenvolvimento de um AVC.

Problemas renais

O aumento constante da pressão faz com que os rins sofram pequenas lesões, especialmente se a causa da hipertensão estiver ligada ao consumo excessivo de sódio. Afinal, quanto mais sódio os rins precisam filtrar para excretar, mais ele tem que trabalhar, causando uma exaustão que mais tarde resultará em quadros de insuficiência renal.

Existe um tratamento preventivo para hipertensão?

Manter uma alimentação saudável baixa em industrializados e sódio é o principal fator de prevenção do aumento da pressão arterial, além da prática de atividades físicas regulares.

Além disso, o paciente também deve medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano em seus exames médicos de rotina, podendo ser até mesmo mais vezes de acordo com o histórico familiar de hipertensos.

Outras medidas que podem ajudar na prevenção é diminuir o consumo de bebidas alcoólicas a, no máximo 1 drink pequeno por dia, evitar o estresse e manter o peso adequado.

Hipertensão na gravidez

A hipertensão arterial é uma condição que também atinge mulheres grávidas, sendo uma condição de risco excessivo durante esse período. Sabendo disso, é muito importante que a mulher controle a pressão arterial durante a gravidez e mantenha uma dieta baixa em sódio e rica em alimentos naturais e frescos.

Esse aumento da pressão durante a gestação recebe o nome de pré-eclâmpsia, caracterizada por um aumento de lesões em diferentes órgãos do corpo como fígado, pulmões e rins e um aumento constante da pressão arterial que pode levar ao parto prematuro.

a pressão arterial na gravidez é chamada de pré-eclâmpsia e pode ser fatal para a mãe e para o bebê
a pressão arterial na gravidez é chamada de pré-eclâmpsia e pode ser fatal para a mãe e para o bebê

A condição ainda causa edemas, ganho de peso excessivo e perda de proteína pela urina, podendo muitas vezes ser assintomática, o que faz com que o quadro evolua para a eclâmpsia.

Quando isso acontece a grávida apresenta, além da pressão elevada, sangramento vaginal, perda de consciência, vômito, dores de cabeça, dores estomacais, alterações visuais e até convulsões, que podem levar à morte da mãe e do bebê.

É muito importante manter os exames pré-natais em dia e cuidar da alimentação nessa fase, além de manter sempre o médico informado e buscar ajuda médica caso sinta algo diferente durante a gestação.

Depois de ver o que é hipertensão e quais são as causas e sintomas, não deixe de visitar seu médico regularmente e realizar todos os exames de rotina em dia, além de manter uma vida saudável com a prática regular de atividades físicas e consumo de alimentos com baixo teor de sódio no dia a dia. 

Hipertensão é coisa séria

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.

Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...