10 Sintomas de Hipertensão para você ficar de olho

0
247
os diuréticos são indicados principalmente para tratar quadros de hipertensão
os diuréticos são indicados principalmente para tratar quadros de hipertensão

A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento recorrente da pressão arterial, e hoje atinge cerca de 25% da população brasileira. Apesar de muitos pacientes que sofrem com a condição terem herança genética, a hipertensão é desencadeada principalmente pelos hábitos alimentares e pela incidência de doenças como diabetes e obesidade. Mas você conhece os sintomas de hipertensão?

Diferente da crença popular, a hipertensão não causa apenas aumento da pressão arterial, se manifestando na maioria das vezes com sintomas mais brandos que podem passar despercebidos.

Para lhe auxiliar a identificar possíveis quadros de hipertensão, separamos um post explicando mais sobre os 10 principais sintomas da doença. Veja a seguir!

O que é hipertensão?

A hipertensão é caracterizada por um descontrole da pressão arterial, fazendo com que ela fique maior e sobrecarregue as artérias e o coração. Quando isso acontece, as artérias se estreitam e o fluxo de sangue que passa por elas diminui drasticamente, contribuindo para o desenvolvimento de quadros de infarto e AVC.

Cupom de Desconto Farmadelivery
a hipertensão é um quadro em que a pressão do paciente fica alta durante períodos longos em eventos recorrentes
a hipertensão é um quadro em que a pressão do paciente fica alta durante períodos longos em eventos recorrentes

Porém, nem sempre quando a pressão sobe significa que o paciente é hipertenso, já que a pressão alta é um evento e a hipertensão é uma condição de saúde.

Leia mais sobre a diferença entre hipertensão e pressão alta clicando aqui!

10 sintomas de hipertensão

1- Dor no peito

Normalmente, hipertensos sentem dores constantes do lado esquerdo do peito que podem ser confundidas com sintomas de doenças estomacais como a gastrite, ou gases. Contudo, a dor no peito pode ser um dos sintomas mais recorrentes da pressão alta, diabetes, obesidade e tabagismo, e ainda pode significar um início de infarto em pacientes que sofrem com essas condições.

É importante ressaltar que a dor no peito causada pela hipertensão é caracterizada por um aperto do lado esquerdo do peito que irradia para o braço, resultando no formigamento do membro.

Nesses casos é essencial buscar ajuda no pronto-socorro para realizar exames cardíacos e descartar possíveis quadros de parada cardíaca.

2- Dor de cabeça

A dor de cabeça desencadeada pela pressão alta é resultado do descontrole entre os fluidos que passam dentro da caixa óssea que protege o cérebro, que são o sangue e o líquido que circula o órgão, chamado de líquor. Quando esses líquidos estão desnivelados ocorre uma pressão elevada na caixa craniana, estimulando nervos sensíveis à dor.  

3-  Arritmia

Pessoas hipertensas sofrem um desgaste do músculo cardíaco graças ao estreitamento das artérias, fazendo com que o órgão sofra uma sobrecarga e tenha que se esforçar cada vez mais para distribuir o sangue pelo organismo.

a arritmia acontece quando há um acúmulo de gordura nas artérias ou seu estreitamento
a arritmia acontece quando há um acúmulo de gordura nas artérias ou seu estreitamento

Como resultado, o coração pode sofrer uma fibrilação atrial, provocando quadros de arritmia, que se caracteriza pela falta de ritmo nos batimentos cardíacos.

4- Cansaço excessivo

Em quadros de hipertensão, é comum que o paciente sinta-se cansado ao desempenhar tarefas que demandem esforço moderado, que normalmente não exigiria muito do corpo de uma pessoa saudável. 

Quanto mais o quadro de hipertensão progride, mais cansado o paciente tende a ficar com menos esforços feitos durante o dia. O que significa que até subir e descer escadas pode se tornar cansativo e demandar um esforço maior.

5- Zumbido no ouvido

A pressão arterial elevada tem como um de seus sintomas o zumbido no ouvido, que pode ser resultado da obstrução da passagem sanguínea ao ouvido interno, ou pela alta produção de cera, que aumenta devido à viscosidade dos fluídos causada pelo aumento da pressão.

É importante buscar ajuda médica sempre que o zumbido no ouvido durar mais do que um dia, já que o sintoma pode significar aumento da pressão, problemas cardíacos e até quadros de diabete.

6- Falta de ar

A hipertensão causa deficiência em diversos órgãos do corpo humano graças a sobrecarga no músculo cardíaco, fazendo com que a distribuição sanguínea seja afetada.

Como resultado, acaba reduzindo a capacidade de funcionamento de órgãos como o pulmão, por exemplo, resultando na falta de ar. 

7- Visão embaçada

Uma das consequências da hipertensão é a visão embaçada, que se dá pela forte pressão sanguínea nos vasodilatadores do cérebro que faz com que os vasos da retina sofram lesões, desencadeando sintomas como visão embaçada e dificuldade em enxergar com foco.

um sintoma bastante comum da pressão alta é a visão borrada
um sintoma bastante comum da pressão alta é a visão borrada

Em casos de agravamento da hipertensão esse sintoma pode se tornar cada vez mais grave, resultando até na perda da visão. 

8- Tontura

A tontura é um sintoma da pressão alta que possivelmente está ligada à dor de cabeça, outro sintoma bastante recorrente em pessoas hipertensas. Quando o sintoma surgir o ideal é que o paciente sente-se e beba um copo de água. Caso o quadro não apresente melhoras, recomenda-se encaminhar o paciente a uma unidade de saúde próxima para ser avaliado.

9- Enjoo

O enjoo é causado pela elevação da pressão sanguínea na parte interna do crânio, ativando reflexos do sistema nervoso central que afeta diretamente  o sistema parassimpático.

Quando esse sistema é sobrecarregado, há sensação de enjoos e náuseas, podendo até mesmo ocorrer vômitos. 

10- Dor na nuca

A dor na nuca é um dos sintomas mais populares do aumento da pressão, e está ligada diretamente com a reação que ocorre dentro do crânio que acaba desencadeando outros sintomas como a dor de cabeça e a tontura.

Porém, esse sintoma pode ser confundido com a dor na nuca causada por tensões musculares, que endurecem o músculo do pescoço e causa incômodo nas costas.

A principal diferença entre as duas dores é que no caso da pressão alta a dor não apresenta melhoras e tende a piorar com o tempo, sendo necessário intervir com tratamento médico para diminuir e controlar quadros de hipertensão.

Depois de ver quais são os 10 sintomas de hipertensão mais frequentes, é muito importante buscar ajuda médica principalmente se você contar com familiares hipertensos ou sentir dores de cabeça e na nuca recorrentes. Além disso, não deixe de consultar um médico periodicamente para realizar os exames de rotina e verificar os níveis da pressão arterial com regularidade.

Hipertensão é coisa séria

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.

Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!