Saiba quais cuidados são fundamentais para a pele no verão.
|

Pele do rosto no verão – Quais cuidados devemos ter?

Durante os dias quentes e ensolarados, todo o nosso corpo e organismo requer cuidados especiais, mas principalmente, a pele do rosto exige uma atenção extra no verão.

Por ser mais sensível que a pele do restante do corpo, não recomenda-se aplicar qualquer produto no rosto. Por isso, vale atentar-se ao que é necessário para deixar a pele da face sempre bonita e saudável.

Sendo assim, desenvolvemos esse conteúdo informativo para alertar sobre os cuidados necessários com a pele do rosto no verão, além de dar algumas dicas. Leia até o final e saiba mais!

Para saber mais, acesse também: Quais benefícios do sol para o corpo, saúde e bem-estar?

Porque cuidar da pele do rosto no verão?

A maioria de nós acredita que o único cuidado necessário com a pele limita-se a proteção utilizando filtro solares, mas não é bem assim.

O cuidados com a pele do rosto no verão não limita-se a proteção solar.
O cuidados com a pele do rosto no verão não limita-se a proteção solar.

Antes de tudo, devemos lembrar que os raios solares são benéficos ao nosso corpo, mas sem excessos. Tomar sol é importante para que o organismo consiga sintetizar a vitamina D naturalmente.

Para saber mais sobre a Vitamina D, leia: Vitamina D e Sol – Como a luz solar atua na sua saúde?

Por outro lado, a longa exposição solar e o calor intenso pode estar relacionado a diversos problemas de pele, alguns graves. Veja quais são eles:

DOENÇAS DE PELE CAUSADAS PELO VERÃO:
– Micoses;
– Brotoejas;
– Manchas e sardas;
– Acne solar;
– Câncer de pele.

Cuidados com a pele do rosto no verão

São diversos os problemas que a pele pode adquirir e os seus cuidados não devem ser realizados apenas durante o verão. Por isso, é importante ter uma rotina de cuidados, que siga os seguintes passos:

  1. Higienização;
  2. Tonificação;
  3. Hidratação;
  4. Proteção.

Esse passo a passo favorece a beleza e saúde da pele e, deve ser feito tanto por homens quanto por mulheres, de todas as idades.

Além disso, em alguns casos, entre a hidratação e a proteção, dermatologistas podem indicar algum tratamento, seja ele para remoção de manchas, acne, antienvelhecimento, entre outros. Por isso, o acompanhamento profissional é imprescindível.



Outro fator que requer atenção, é quanto o uso de produtos específicos para cada tipo de pele. Neste caso, o dermatologista deve identificar se sua pele é seca, mista ou oleosa e se ela é sensível a certas substâncias, para então indicar o uso de um determinado produto.

Por fim, agora podemos destacar alguns hábitos que são essenciais para preservar a saúde e a integridade da pele. Conheça os principais deles a seguir.

I. Beba bastante água e alimente-se bem

O cuidados com a pele deve iniciar de dentro para fora. Quando ingerimos pouco líquido, o corpo prioriza órgãos vitais e a pele recebe uma quantidade insuficiente de água. Ou seja, ela perde sua hidratação e maciez.

Por isso, você deve beber pelo menos 2 litros de água por dia, além de consumir água de coco, suco de frutas naturais e chás frescos, desde que não sejam adoçados artificialmente.

Água e alimentos ricos em nutrientes fazem bem a pele do rosto, além de ajudar a manter sua hidratação.
Água e alimentos ricos em nutrientes fazem bem a pele do rosto, além de ajudar a manter sua hidratação.

A alimentação é outro fator essencial para a manutenção da saúde da pele. A pele está constantemente eliminando e produzindo novas células e, para que essa renovação aconteça de forma adequada, o corpo precisa de nutrientes.

Neste caso, vale incluir em sua dieta carboidratos complexos, proteínas e vitaminas. Além disso, consuma alimentos que contenham ácidos graxos essenciais, vitaminas A e C, ferro e Zinco.

II. Evite o consumo de álcool e cigarros

O álcool e o cigarro são prejudiciais a pele. Uma das consequências do uso excessivo das duas substâncias, é a pouca irrigação sanguínea na pele, que acelera o processo de envelhecimento e interfere na regeneração da pele.

Além disso, o álcool pode causar desidratação do organismo, começando pela pele. Com isso, ela perde o brilho, fica com textura seca e, em alguns casos, ocorre descamação.



III. Durma bem

Pode não parecer, mas noites mal dormidas não só fazem mal a nossa saúde como também acentuam marcas no rosto, olheiras e deixam a pele sem brilho.

Noites bem dormidas auxiliam na renovação e hidratação da pele do rosto.
Noites bem dormidas auxiliam na renovação e hidratação da pele do rosto.

Alguns estudos confirmam que a privação de sono é capaz de acelerar os sinais do envelhecimento do rosto, pois interfere na regeneração e compromete a hidratação natural da pele.

Ou seja, tente dormir por no mínimo 8 horas por noite e veja como a textura da sua pele ficará melhor.

IV. Evite banhos muito quentes e lavar o rosto várias vezes ao dia

Os banhos muito quentes removem a barreira cutânea e, causa o ressecamento da pele que poderá sofrer futuramente com alergias, sensibilidade e manchas no rosto.

Por isso, um dos cuidados com a pele do rosto no verão é optar por lavá-la com água morna ou fria e, no máximo, 3 vezes ao dia com produtos específicos para a limpeza pele dessa área.

Isso porque quanto mais lavamos o rosto, mais o organismo produz óleo para manter a pele hidratada.



V. Invista em um bons produtos faciais

Muitas pessoas acreditam que o hidratante facial é um produto que deve ser evitado no verão, mas é totalmente o contrário. A pele está sofrendo constantemente com a ação da radiação solar, da água do mar e da piscina, por isso, investir em uma boa hidratação para o rosto é fundamental.

Aposte em hidratantes e protetor solar de qualidade, conforme o seu tipo de pele.
Aposte em hidratantes e protetor solar de qualidade, conforme o seu tipo de pele.

Além disso, outro item considerado um dos mais importante para os cuidados com a pele do rosto no verão é o protetor solar.

Portanto, além de utilizar um bloqueador para raios UV, opte por um protetor solar que não aumente a oleosidade da pele e que possua um bom fator de proteção solar (FPS), de preferência maior que 30.

Além do que foi destacado acima, opte por usar acessórios como bonés e chapéus e evite realizar tratamentos dermatológicos ou usar produtos com ácido em sua composição ao se expor ao sol. Lembre-se também de sempre consultar um dermatologista para mais orientações.

Com certeza, se você chegou até aqui, se surpreendeu ao saber que não é só o protetor solar que ajuda a manter a pele do seu rosto saudável no verão. São várias ações, que quando realizadas com frequência, só trazem benefícios a sua pele.

Portanto, CUIDE DA PELE DO SEU ROSTO COMO ELA MERECE!

No site da Farmadelivery você encontra os melhores produtos para o rosto e corpo na categoria de Dermocosméticos. Não perca a oportunidade e garanta os melhores descontos do mercado.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares