Mulher sentindo com as mão a pele hidratada no frio.

Pele no frio: Veja 8 dicas para salvar sua pele do inverno!

Como já sabemos, a pele é a parte do corpo que mais sofre com o frio, com a baixa umidade e o tempo seco. Com isso, sentimos a pele estirar, ressecada e em alguns casos, coceira.

Contudo, é comum esquecermos dos cuidados com a pele no inverno, já que ela normalmente dica mais coberta, mas ao contrário do que pensamos, devemos cuidar dela tanto no inverno quanto no verão!

Portanto, se você não sabe como realizar esses cuidados, separamos aqui 10 dicas essenciais para manter a pele saudável no frio. Leia até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Pele Hidratada, leia também: Hidratação Natural: Veja 7 dicas para manter a pele hidratada!

Por que a pele fica ressecada no frio?

A nossa pele sofre com os efeitos causados pela queda das temperaturas e os ventos fortes. Todas essas características típicas do inverno pode provocar descamação e coceira na pele e até mesmo lábios rachados.

Por isso, é muito comum os casos de pele desidratada no inverno. Essa desidratação pode provocar a desidratação epidérmica – na camada mais superficial da pele; dérmica – na camada que sustenta a epiderme, ou ambas, que causam um desconforto principalmente em peles sensíveis e maduras.

Sendo assim, a melhor forma de evitar qualquer problema relacionado à pele, deve ser observado e consultado com um dermatologista. Além disso, alguns cuidados no dia a dia contribuem para manter a saúde da pele no frio. Veja a seguir algumas dicas!



8. Beba água e alimente-se bem

Manter uma ingestão de água regular mesmo durante o inverno é fundamental para manter a pele saudável e bem hidratada. Se necessário, é possível apostar também em chás e frutas para ajudar na reposição de líquidos no organismo.

Além disso, uma dieta rica em hortaliças, frutas e legumes contribuem na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Portanto, alimente-se bem e de forma saudável!

7. Evite banhos com água quente

Poucos sabem, mas a água quente resseca muito a pele. Durante o inverno temos o costume de tomar banhos longos e quentes no inverno, o que não é nada bom para a pele.

Mulher tomando banho morno para manter os cuidados da pele no frio.

Por isso, a dica é tentar diminuir o tempo de duração do banho, de preferência com água morna e opte por lavar o rosto pela manhã com água gelada. Além disso, evite o excesso de sabonete. Dê preferência também aos sabonetes líquidos, que são mais emolientes.

6. Não prejudique sua pele

O hábito de coçar a pele, passar esponjas e buchas durante o banho ou utilizar produtos esfoliantes em excesso não são uma boa ideia no inverno.

Isso acontece porque quando a pele está menos úmida, movimentos e o uso de produtos abrasivos podem irritá-la com maior facilidade e doenças dermatológicas podem se desenvolver.

5. Realize a hidratação do corpo

Aplique creme hidratante corporal na pele duas vezes por dia, e dê preferência por produtos mais espessos, que possam elevar a umidade da pele e mantê-la hidratada ao longo do dia.

Mulher segurando um frasco de hidratante para aplicar no corpo.

Além disso, realize a hidratação preferencialmente após o banho, pois com a pele ainda úmida, aumenta o poder de hidratação do produto, com maior retenção de água na pele. Assim, aplique uma camada fina e uniforme de hidratante em todo o corpo.

4. Atente-se a hidratação da pele do rosto

Reaproveitar o hidratante corporal para o rosto é um erro que muitas pessoas cometem sem saber. Não devemos usar o mesmo produto do corpo na face porque a quantidade de substâncias oleosas é sempre maior nos produtos corporais, além disso não são produtos adequados para todos os tipos de pele.



3. Não se esqueça de hidratar os lábios

Os lábios também sofrem bastante com a ação do tempo frio, podendo ficar ressecado e até rachar. Portanto, não esqueça do protetor labial!

Mulher aplicando hidratante labial para proteger a pele no frio.

Sendo assim, não se esqueça de hidratá-los todos os dias para que não fiquem sensíveis. Além disso, uma boa dica é aplicar hidratante labial com filtro solar, pois apesar de o sol não estar claramente presente no inverno, os raios ainda podem afetar a nossa pele.

2. Aplique protetor solar na pele mesmo no frio

Não deixe de usar o protetor solar diariamente. Apesar de os raios UVA e UVB estarem menos intensos que no verão, a proteção solar se faz necessária. O ideal é passar um creme hidratante com filtro solar no corpo e no rosto todos os dias.

Falando em sol, o filtro solar é essencial todos os dias. Com sol, céu nublado ou mesmo com chuva, o protetor é uma ótima ferramenta para nos proteger do ressecamento e do câncer de pele. Como já mencionei, mesmo quando o calor do sol não nos incomoda, seus raios estão nos atingindo.

1. Observe os aspectos da sua pele no frio

Nossa pele é muito valiosa e independente se ela for oleosa, por exemplo, pode ficar ressecada no inverno. Por isso, o ideal é observar diariamente se sua pele está viçosa ou repuxando.

Mulher, após o banho analisando a pele do seu rosto.

Caso perceba alguma alteração na pele, o recomendado é buscar a orientação médica e adaptar os produtos para o frio, trocando, por exemplo, sabonetes faciais adstringente por outro com ação hidratante.



Sendo assim, agora que você já conhece algumas formas de salvar sua pele no frio, não deixe de consultar um profissional e inclua essas dicas à sua rotina de cuidados.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Resumo: Pele no frio: Veja 8 dicas para salvar sua pele do inverno!

Posts Similares