Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental?

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os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais ajudam a combater os radicais livres e diminuir a celulite
os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais ajudam a combater os radicais livres e diminuir a celulite

O cansaço físico acontece quando nosso corpo se esforça demais normalmente em decorrência do trabalho, afazeres e até mesmo atividades físicas. Enquanto isso, o cansaço mental é desencadeado por um esgotamento da mente depois de pensar demais em algo, ou usá-la para aprender, trabalhar ou resolver uma situação que demande muito esforço. Mas você sabe qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental?

Além do descanso para recuperar as energias ainda é possível contar com o auxílio de algumas vitaminas que atuam no organismo de forma revigorante. Com isso, a recuperação é mais rápida e também mais saudável.

Veja a seguir a melhor vitamina para tratar o cansaço da mente e do corpo!

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental?

A melhor vitamina para amenizar os sintomas do cansaço físico e mental e ajudar na recuperação das energias é a vitamina A, que também atua no crescimento adequado das células do corpo. 

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a vitamina A é a mais indicada para tratar o cansaço físico e mental
a vitamina A é a mais indicada para tratar o cansaço físico e mental

Seu papel dentro do organismo é fundamental para prevenir a fadiga por ser um potente antioxidante natural, protegendo o corpo e a mente dos radicais livres. De modo geral, esses radicais livres são produzidos a partir da má alimentação, períodos de estresse e até mesmo poluição.

Ao consumir a vitamina A, o nutriente neutraliza os danos causados pelos radicais livres nas células, reduzindo a fadiga e fortalecendo o sistema imunológico. Além do mais, ainda atua na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio para os órgãos a fim de manter os níveis de energia adequados.

Dessa forma, o nutriente reduz a fadiga do corpo e ainda ajuda a remover o estresse mental, que pode levar a um cansaço extremo chamada de síndrome de burnout.

No entanto, consumir a vitamina em doses muito elevadas pode causar o efeito reverso e causar um cansaço ainda maior, sendo importante consultar um especialista para verificar a dosagem adequada de acordo com cada quadro. No geral, as doses diárias recomendadas variam entre 700 e 900 mcg por dia.

Quais outras vitaminas e minerais podem ajudar?

Vitamina C

Conhecida por sua ação antioxidante que ajuda o organismo a se recuperar principalmente de gripes e resfriados, a vitamina C mantém uma função supra renal adequada evitando o estresse e melhorando os níveis de energia. Em conjunto, combate os radicais livres e sua ação em nossa mente e corpo.

o suco de laranja é rico em vitamina C
o suco de laranja é rico em vitamina C

Por ter ligação com a absorção de ferro a vitamina C atua no combate à anemia e fornece mais energia e vitalidade ao organismo.

As fontes naturais de vitamina C são as frutas cítricas como acerola, laranja, limão e goiaba.

Vitaminas do complexo B

O complexo B é constituído por 11 vitaminas que atuam diretamente no metabolismo energético e fornecem uma função cerebral adequada. Por isso, também são consideradas uma vitamina para cansaço físico e mental eficiente.

É importante ficar atento, porém, à deficiência desses nutrientes que pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool, estresse e uma dieta inadequada, sendo necessário suplementar os nutrientes nesses casos.

Selênio

Além das vitaminas, alguns minerais como o selênio também atuam em áreas importantes do organismo que evitam a fadiga, como é o caso do sistema imunológico.

Considerado um dos antioxidantes mais poderosos da natureza, o selênio combate inflamações e auxilia para uma boa função cognitiva.

Alguns estudos demonstraram que níveis baixos de selênio no corpo aumenta o risco da depressão, sugerindo que níveis adequados do mineral evitam o cansaço extremo da mente por atuar nessa área do organismo.

A fonte mais rica de selênio no Brasil é a castanha do Pará, que consegue fornecer a quantidade necessária do mineral em apenas 2 unidades.

Leia também Qual a quantidade de vitamina C devemos ingerir por dia?

Vitamina D

Conhecida popularmente como vitamina do sol por ser esta a fonte mais rica do nutriente, sua atuação na saúde da mente e do corpo é muito importante para evitar o cansaço físico e mental. Por ajudar na produção de células e beneficiar o sistema imune, os níveis do nutriente devem ser repostos diariamente.

alimentos ricos em vitamina D
alimentos ricos em vitamina D que ajudam a tratar cansaço mental e físico

A falta de vitamina D no organismo pode causar uma queda no humor especialmente durante o inverno, já que nesse período o sol é menos frequente. Essa queda recebe o nome de depressão de inverno, uma vez que o nutriente é responsável por regular os níveis de serotonina no sangue, o hormônio da felicidade e bem estar, ajudando a evitar o cansaço mental excessivo.

Apesar de ser encontrada no sol, a vitamina D pode não ser absorvida corretamente se você não tomar os cuidados necessário como, por exemplo, evitar o uso do protetor solar.

Por isso, muitos médicos indicam a suplementação para garantir que seu corpo receberá a dose diária ideal para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Magnésio

Outro mineral importante para a saúde mental e do corpo é o magnésio, presente em mais de 300 reações enzimáticas no nosso organismo. Além de ser importante para a transmissão nervosa, ainda atua na coagulação sanguínea, contração muscular, formação de células e ossos, metabolismo de nutrientes e produção de energia.

Com isso, sua atuação na prevenção e tratamento do cansaço físico e mental é bastante importante, já que a falta do mineral no organismo atua ampliando a reação do estresse e gerando ainda mais esgotamento.

o amendoim é um dos alimentos ricos em magnésio
o amendoim é um dos alimentos ricos em magnésio

No Brasil grande parte dos brasileiros sofrem deficiência do mineral, que é encontrado principalmente em alimentos verde-escuros como couve, espinafre e acelga.

Açafrão

Um dos ingredientes ativos do açafrão é a curcumina, rica em propriedades benéficas e ações anti-inflamatórias que combatem o cansaço tanto físico como mental. Além disso, o açafrão ainda aumenta a concentração e melhora a retenção de memória, ao mesmo tempo que evita a perda gradativa das lembranças, tornando a especiaria muito importante para a saúde mental e do corpo.

Por atuar no hormônio cerebral BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), o açafrão diminui os riscos da doença de Alzheimer e pode até mesmo reverter alguns quadros de doenças ligadas à mente.

Viu como ingerir a melhor vitamina para cansaço físico e mental pode evitar a fadiga? Além dela, ainda existem diversos outros nutrientes que ajudam a prevenir e tratar o problema. Não deixe de buscar ajuda de um especialista para verificar as doses adequadas dos nutrientes e começar a suplementar agora mesmo, evitando assim não somente o estresse mas também o cansaço da mente e do corpo.

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