Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

0
479

Consumir as quantidades ideais de vitamina C não é uma tarefa muito difícil, já que a grande maioria das frutas cítricas possuem grandes quantidades do nutriente em sua composição. No entanto, a correria do dia a dia pode impedir indivíduos com a rotina muito agitada de conseguirem ingerir essa quantia todos os dias. Dessa forma, é importante investir na ingestão de frutas com maiores concentrações do nutriente. Você sabe qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Considerada um dos maiores antioxidantes naturais, a vitamina C é importante também para a produção de colágeno que sustenta ossos, dentes e vasos sanguíneo, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Em conjunto, a vitamina ainda é essencial na absorção de ferro.

Confira a seguir qual é a fruta mais rica no nutriente!

Qual a quantidade de vitamina C necessária por dia?

A quantidade de vitamina C ideal é baseada no gênero e idade, além do quadro clínico de cada paciente. Sabe-se que bebês a partir de 7 meses precisam de doses diárias de vitamina C, que devem ser ingerida até o final da vida para garantir o bom funcionamento do organismo.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Leia também Qual a quantidade de vitamina C devemos ingerir por dia?

Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Apesar de muito se acreditar que a laranja seja a fruta com maior teor de vitamina C na natureza, a kakadu australiana, uma espécie de ameixa, possui cerca de 3100 mg de vitamina C em apenas 100g do fruto.

O camu-camu, fruto encontrada na Amazônia peruana e brasileira, conta com uma média de 2880 mg de vitamina C a cada 100g, e a acerola possui 1790 mg para a mesmas 100g de polpa.

Enquanto isso, 100g de laranja conta com apenas 40 mg.

A kakadu australiana

Conhecido como superfruto, a Kakadu australina possui 100 vezes mais vitamina C do que a laranja, é a fruta com maior concentração do nutriente no mundo todo.

Além disso, a kakadu possui diversos outros antioxidantes e uma grande quantidade de polifenóis, em especial o gálico e ácidos elágicos e ainda é rica em vitaminas E e A, que protegem o organismo dos radicais livres e combatem os danos dos raios UV.

Benefícios do Kakadu

Propriedades que combatem o câncer

Alguns estudos demonstram que a ameixa Kakadu pode ajudar no combate e prevenção do câncer graças aos extratos da fruta, que possuem propriedades anti inflamatórias capazes de prevenir a doença e promover a morte das células cancerígenas.

Por ser rica em ácidos gálico e elágico, a fruta é considerada tóxica para as células atingidas pelo tumor, o que contribui para uma maior prevenção dos quadros de vários tipos de câncer.

Proteção contra doenças inflamatórias

A vitamina C é um excelente nutriente para prevenir doenças como gripes e resfriados. Porém, a kakadu não previne apenas esse tipo de doença, e ainda é capaz de ajudar na proteção contra doenças inflamatórias como a artrite reumatóide, que pode ser desencadeada por infecções.

Os estudos demonstraram que o extrato da fruta e folhas da kakadu inibe as bactérias capazes de criar essas infecções graças ao grande teor de taninos na fruta.

Propriedades antibacterianas

Graças às suas propriedades antibacterianas naturais, a kakadu é eficiente na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, além de poder ser usada como uma espécie de antioxidante natural para preservar os alimentos e evitar que sejam infectados por bactérias e patógenos.

Cuidados com a pele

As propriedades antibacterianas da fruta em conjunto com sua ação antioxidante e anti inflamatória têm sido usada principalmente para os cuidados com a pele e tratamentos de acnes. Algumas marcas começaram a acrescentar o extrato da kakadu em seus produtos para potencializar os resultados dos cosméticos.

Ação antioxidante

As ameixas kakadu contêm cerca de 6 vezes mais polifenóis e 13 vezes mais antioxidantes em comparação com os mirtilos, conhecidos também como blueberries. Esses antioxidantes agem neutralizando e combatendo os radicais livres, que causam o estresse oxidativo.

Apesar de se desenvolverem naturalmente, uma alimentação rica em gordura e açúcar, além da poluição, aumentam o número dos radicais livres, que prejudicam o organismo e principalmente a pele.

Isso quer dizer que além de manter uma alimentação saudável e natural, é importante investir na ingestão de vitamina C para garantir o combate aos radicais livres.

Hidrata os cabelos

Por auxiliar na produção de colágeno e elastina, o kakadu auxilia na manutenção capilar e deixa os fios saudáveis e brilhantes. Algumas empresas fazem o uso da fruta em cosméticos capilares como shampoos e máscaras de hidratação para tratar cabelos secos e promover um maior brilho às mechas.

Auxilia na perda de peso

Os antioxidantes presentes na fruta podem auxiliar no processo de perda de peso, já que possua uma potência significativa no combate às células de gordura. Em conjunto, a fruta ainda evita o ganho de peso quando consumida em conjunto com outros alimentos saudáveis, garantindo uma maior eficácia no combate à obesidade.

Digestão

A ameixa kakadu é rica em fibras e carboidratos solúveis, o que significa que auxilia na digestão saudável e absorção dos nutrientes no intestino. O consumo da fruta após as refeições evita a sensação de azia e estômago pesado.

Como a kakadu pode ser consumida?

Além de poder ser consumida in natura, a ameixa kakadu pode ser servida em forma de purê, extrato e sucos. Normalmente, é usada em molhos, conservas, sorvetes, sobremesas e geléias.

Agora que você conferiu qual é a fruta mais rica em vitamina C da natureza, inclua o kakadu em sua alimentação para garantir todos os benefícios do fruto em seu organismo. Caso você não consiga encontrar a fruta, você pode investir no camu-camu, que também é rico em vitamina C, e na acerola, que são frutos mais fáceis de serem encontrados no Brasil.

Confira as nossas ofertas de vitamina C aqui na Farmadelivery!