Qual é o melhor horário para tomar vitamina C?

0
2053
qual é o melhor horário para tomar vitamina C
qual é o melhor horário para tomar vitamina C

Embora a ingestão de vitamina C seja benéfica a qualquer hora do dia, suplementar esse nutriente no horário correto garante uma maior eficácia dos resultados. Para quem pratica atividades físicas o horário de ingestão deve ser diferente de quem deseja aumentar a imunidade e deixar a pele mais hidratada, por exemplo. Mas você sabe qual é o melhor horário para tomar vitamina C?

Ingerir a vitamina C pela manhã ou pela tarde depende exclusivamente das suas atividades, alimentação e objetivos. Isso quer dizer que muitas pessoas acabam ingerindo o nutriente em horários equivocados sem mesmo saber, e é muito comum que isso aconteça com praticantes de atividades físicas, já que para esses casos o horário tem uma influência maior.

veja no texto a seguir qual é o melhor horário para tomar vitamina C
veja no texto a seguir qual é o melhor horário para tomar vitamina C

Para tirar todas as suas dúvidas separamos uma lista dos melhores horários para a ingestão do nutriente de acordo com seus objetivos pessoais. Veja logo a seguir!

Qual o melhor horário para tomar vitamina C?

Suplementação diária

Se o seu objetivo é apenas repor as reservas de vitamina C no organismo, o suplemento pode ser ingerido em qualquer horário ao longo de todo o dia, preferencialmente após o almoço.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Potencialização do efeito antioxidante

Muitos praticantes de atividades físicas fazem a suplementação com vitamina C para auxiliar no ganho de massa muscular, graças a sua ação antioxidante natural que atua diminuindo na secreção de cortisol, o hormônio do estresse que interfere no ganho de massa.

Para esse objetivo, o ideal é que a ingestão seja feita antes do exercício, de acordo com a recomendação do nutricionista ou personal trainer.

Melhorar a aparência da pele

A vitamina C também é usada por muitas mulheres no rejuvenescimento da pele, para remoção de manchas e para garantir que a região fique menos ressecada. Embora alguns cosméticos acrescente a vitamina C em sua composição, sua ação antioxidante é ainda mais potente quando consumida via oral.

O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.

Melhorar resfriados e gripes

É importante ressaltar que a suplementação com vitamina C não é capaz de curar a gripe, já que a vitamina atua apenas na melhora dos sintomas e no combate a complicações como a pneumonia.

O ideal é ingerir a vitamina C de acordo com a recomendação do especialista, que pode passar outras vitaminas e medicamentos para serem ingeridos em conjunto.

Tratamento da anemia

Por auxiliar na absorção de ferro, a vitamina C é usada em alguns casos para o tratamento da anemia, e deve ser ingerida antes ou após o consumo de alimentos ricos em ferro como:

  • espinafre;
  • couve;
  • brócolis;
  • feijão;
  • carne vermelha.
pacientes com anemia eventualmente usam a vitamina C em conjunto com alimentos ricos em ferro para potencializar a absorção do mineral
pacientes com anemia eventualmente usam a vitamina C em conjunto com alimentos ricos em ferro para potencializar a absorção do mineral

Normalmente a vitamina é ingerida no almoço ou jantar, mas alguns pacientes preferem ingerir durante o período da tarde quando consomem sucos fortificados com espinafre e couve.

Contra Indicações da vitamina C

A vitamina C não deve ser consumida por menores de 12 anos, alérgicos a qualquer um dos componentes do medicamentos, pacientes com histórico de pedras no rins, pacientes com eliminação de oxalato na urina, pacientes com falência renal ou insuficiência renal grave.

Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso do suplemento sem que seja indicado pelo médico.

Posso tomar vitamina C todos os dias mesmo sem estar com resfriado?

A ingestão de vitamina C deve ser feita diariamente por meio da alimentação e suplementação em casos específicos. No entanto, é fundamental consultar um especialista para garantir que a quantidade suplementada é a ideal para o seu quadro, já que o excesso e a falta do nutriente podem causar problemas de saúde como:

Excesso de vitamina C

Quando consumida em excesso, a vitamina C pode provocar dor abdominal, cólicas, diarreias e dor de cabeça, além de contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais. Isso porque o nutriente se liga ao cálcio, formando o oxalato de cálcio, uma substância que provoca o aparecimento de pedras nos rins.

Além disso, por potencializar a absorção de ferro, pacientes com hemocromatose também devem ficar atentos ao consumo de vitamina C em excesso, que pode acabar agravando o quadro.

A vitamina C ainda inibe a ação do anticoagulante Varfarina, o que aumenta os riscos de trombos nos vasos sanguíneos.

Falta de vitamina C

No entanto, a falta de vitamina C também gera diversos efeitos colaterais no organismo, além de prejudicar a saúde como um todo, já que o sistema imunológico tende a ficar enfraquecido. Alguns sinais de falta de vitamina C são:

  • cansaço, tontura e palidez que podem estar relacionados à falta da vitamina ou a uma possível anemia pela pouca absorção de ferro;
  • dificuldade para cicatrização de feridas pela falta de colágeno;
  • queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, já que os tecidos ficam enfraquecidos.
  • manchas roxas pela pele causadas pelo enfraquecimento de vasos sanguíneos;
  • sangramentos na gengiva e nariz ocasionados pelo fácil rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos;
  • aumento do risco de fraturas principalmente em crianças, já que a falta de vitamina C altera o processo de calcificação e formação dos ossos;
  • aumento do risco de infecções, gripes e resfriados pela deficiência em formar glóbulos vermelhos;
  • dor nas articulações e músculos;
  • estresse causado pelas alterações químicas cerebrais que acontecem quando há uma falta de vitamina C.

Agora que você viu qual é o melhor horário para tomar vitamina C já pode começar a suplementa-la e conseguir todos os benefícios que o nutriente oferece para o nosso organismo. Lembre-se de consultar um médico antes de ingerir esse ou qualquer outro suplemento para garantir que o consumo será feito nas doses adequadas.

Confira as ofertas de vitamina C aqui na Farmadelivery!