Imagem representando cápsulas de vitamina para aumentar imunidade e alguns alimentos ao fundo
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Qual vitamina para aumentar imunidade mais procurada no inverno?

O tempo frio está chegando e com ele a preocupação se manter saudável e longe de gripes e resfriados. Para isso, muitos buscam pela melhor vitamina para aumentar imunidade, mas você sabe quais são as vitaminas mais procuradas no inverno?

O consumo de vitaminas através de alimentos ou suplementos é a melhor forma de garantir a reposição de todos os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imune. Mas, para isso, deve-se consumir as vitaminas certas.

Sendo assim, desenvolvemos esse conteúdo destacando qual é a vitamina para aumentar imunidade mais procurada no inverno e outras opções. Além disso, veja como elas devem ser consumidas. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!

+ Para saber mais sobre Alimentos para Imunidade, acesse: Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?

Como saber se a imunidade está baixa?

É possível perceber a imunidade baixa quando o organismo apresenta sinais indicando que as defesas do organismo e o sistema imunológico não estão sendo capazes de combater os agentes infecciosos.

Pessoa coberta com uma manta, para se proteger do frio.

Portanto, isso pode fazer com que a pessoa fique doente com mais frequência e apresente sintomas, como calafrios frequentes, febre e infecções recorrentes. Alguns dos principais sinais são:

  • Gripes e resfriados, que demoram a passar e se agravam facilmente;
  • Febre frequente;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia por mais de 2 semanas;
  • Infecções, como amigdalite ou herpes;
  • Manchas vermelhas ou brancas na pele;
  • Queda de cabelo e unhas fracas.


Como melhorar a imunidade?

Para melhorar a imunidade é importante focar na mudança de hábitos. Ou seja, incluir a prática regular de atividade física e melhorar os hábitos alimentares, dando preferência aos alimentos que estimulam o bom funcionamento do organismo e que são ricos em nutrientes.

Além disso, deve-se estar sempre atento quanto a presença de um ou mais sintomas destacados a cima, principalmente nos casos onde os sinais se tornam frequentes.

Pessoas que convivem com doenças autoimunes ou outros fatores de risco que enfraqueçam as defesas do organismo, é importante consultar um médico.

Neste caso, o médico pode recomendar a realização de exames de sangue para que seja possível avaliar as células de defesa. Em alguns casos, o médico também pode indicar opções de tratamento caseiro, como o consumo de chás para imunidade e alimentos específicos, como forma de complementar e reverter a imunidade baixa.

O tratamento neste caso, é feito com suplementação de vitaminas e minerais que ajudam a reforçar as defesas do organismo. Esses nutrientes, são obtidos através da alimentação ou suplementação vitamínica.

+ Para saber mais sobre Doenças autoimunes, acesse: Doença autoimune: Quais doenças afetam a imunidade?

Portanto, veja a seguir, qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade e quais outras são fundamentais para suplementar no inverno.

Qual a melhor vitamina para aumentar imunidade?

Vitamina C

Ao falarmos em imunidade a primeira coisa que vem em mente é Vitamina C. Esta vitamina é a principal e mais recomendada para quem quer melhorar o sistema imunológico ao longo do inverno.

Na imagem, um frasco de vitamina C, com umas capsulas ao lado e com a fruta laranja ao fundo. A vitamina c é a vitamina para aumentar imunidade mais procurada durante o inverno.

É possível encontrarmos a vitamina C em diversos suplementos e também em alguns alimentos que devem fazer parte da dieta diária.

Entre os mais consumidos, destacam-se a laranja e o limão. Contudo, o nutriente está presente também na alface, no espinafre, na cenoura, na acerola, no morango e brócolis, que são excelentes opções para enriquecer sua refeição.

Portanto, por se tratar de uma das principais vitaminas para imunidade, quando não consumida na quantidade necessária, deve-se realizar a suplementação. Assim, evitar as doenças de inverno fica mais fácil.

+ Para saber mais sobre Imunidade no Inverno, acesse: Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno!

Além da vitamina C, outros nutrientes são indispensáveis nos cuidados com o sistema imune. Veja a seguir o que deve ser incluso na sua alimentação.

Quais as outras vitaminas mais procuradas no inverno?

Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente produzido naturalmente pelo próprio corpo humano quando expomos nossa pele à luz do sol.

Contudo, no inverno os dias costumam ser nublados, além de ficarmos com a pele mais coberta, impossibilitando a absorção dos raios solares. Neste caso, para evitar a falta de vitamina D no organismo é necessário suplementar a vitamina. 

O nutriente contribui para o aumento do suporte imunológico e ajuda na saúde dos ossos. Além disso, ele é responsável por regular a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo e tem um papel importante na força muscular.

Vitamina E

A Vitamina E não combate apenas as doenças comuns de inverno, mas contribui com outras questões importantes, como por exemplo, a diminuição do cansaço e o retardar do envelhecimento.

Um frasco de vidro aberto e deitado em uma superfície, com algumas capsulas caindo.

Apesar de ser pouco falado sobre seu uso durante o inverno, a Vitamina E é realmente muito importante. Por isso, é essencial garantir que seja feita a reposição do nutriente no organismo.

Entre as opções de alimentos ricos em Vitamina E, destacam-se as nozes, amendoins, carnes e a gema do ovo. Além disso, os cereais também podem ser consumidos como fonte de vitamina E.



Ferro e Zinco

O ferro e o zinco, são dois minerais fundamentais para a manutenção do sistema imunológico dentro dos padrões saudáveis.

O zinco neste caso, é o mineral mais importante para a imunidade, pois tem ação antioxidante que ajuda a diminuir a quantidade de radicais livres no organismo. Assim como o ferro contribui para a manutenção do sistema imunológico.

Nesta categoria tem-se as carnes, de uma forma geral, o feijão, a amêndoa e as sementes de abóbora. Além disso, existem suplementos de ferro e zinco que pode tomar e que, realmente, irão fazer toda a diferença.

Vitamina A

Além de dar um enorme apoio ao seu corpo devido ao fortalecimento das células de defesa, também é uma excelente ajuda para a sua visão e contribui para a melhoria da mesma.

Na imagem, alguns alimentos dispostos na mesa representando opções ricas em Vitamina A, como por exemplo, cenoura, leite, queijos e ovos.

Esta vitamina pode ser consumida em alguns alimentos como a cenoura, a abóbora, a batata doce, o brócolis e a cenoura.

+ Para saber mais sobre Remédios para Imunidade, acesse também: Remédio para imunidade: Veja 7 dicas naturais para sua saúde!

Agora que você já sabe qual vitamina para aumentar imunidade é mais procurada no inverno, busque formas de incluir esse nutriente em sua dieta para garantir que o seu sistema imune esteja sempre fortalecido.

Além disso, consulte um profissional da saúde para verificar a necessidade de suplementar todas as vitaminas necessárias. Portanto, evite iniciar a suplementação sem a correta orientação.

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