Sintomas de diabetes – Quais são e como identificar?
Os sintomas de diabetes podem variar de acordo com o tipo e estágio da condição. Contudo, é bastante comum os pacientes relatarem cansaço constante, fome e sede intensa, perda de peso repentina, muita vontade de ir ao banheiro.
Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, contudo, a diabetes tipo 1 é mais comum durante a infância e adolescência. Já a tipo 2, mais relacionado a genética, envelhecimento e hábitos de saúde, aparece principalmente após os 40 anos de idade.
Portanto, ao notar a presença destes sintomas, principalmente quando houver casos de diabetes na família, recomenda-se fazer exames de glicemia de jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue. Caso seja feito o diagnostico da diabetes ou da pré-diabetes, deve-se dar inicio ao tratamento para o controle da doença e evitar suas complicações.
Por isso, neste conteúdo listamos quais são os principais sintomas da doença e, assim, ajudar na identificação da diabetes. Leia a matéria até o final e saiba mais!
+ Para mais informações sobre o assunto, leia também: Diabetes é hereditário? Saiba qual a relação genética da doença.
Quais são os sintomas iniciais de diabetes?
A diabetes é doença traiçoeira e silenciosa, que acomete aproximadamente 16,8 milhões de doentes adultos no Brasil, sendo o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo.
O grande problema, neste caso, é que metade dos diabéticos não sabem que possuem a doença. O diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos, acomete principalmente pessoas a partir dos 40 anos e tem relação significativa com genética, envelhecimento, excesso de peso e sedentarismo.
Além disso, boa parte dos pacientes só descobrem a doença quando surgem complicações graves, como alterações nos rins, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Contudo, antes de ocorrer essas situações, a doença manifesta alguns sintomas que normalmente são descartados.
Portanto, veja seguir, quais são os sintomas de diabetes característicos que merecem atenção. Mas lembre-se: quanto mais rápido o diagnóstico, menor o risco de complicações. Portanto, realize exames regularmente para checar a glicemia.
Sinais e sintomas indicativos de diabetes:
- Cansaço frequente, falta de energia, sono e preguiça;
- O paciente pode comer bem, mas pode perder peso de forma repentina;
- Vontade de fazer xixi durante a noite, podendo até urinar na cama;
- Muita sede, mesmo nos dias mais frios e sensação de boca seca;
- Apresenta irritabilidade ou falta de disposição para realizar as atividades do dia-a-dia;
- Muita fome;
- Formigamento, dormência ou câimbras nos membros, principalmente nas mãos e pés;
- Dificuldade para cicatrizar feridas;
- Infecções fúngicas de repetição;
- Escurecimento das dobras, principalmente pescoço e axilas;
- Visão turva e desfocada.
Quais os sintomas de diabetes gestacional?
Os sintomas da diabetes gestacional são praticamente os mesmos, como a sede e a fome excessiva e aumento da vontade de urinar. No entanto, em alguns casos, eles podem ser confundidos com sintomas da gravidez.
Estes sintomas podem surgir em qualquer fase da gestação e, por isso, o médico deve solicitar que a mãe realize o teste de glicose sanguínea e teste de tolerância a glicose (TTOG), para o controle da taxa de açúcar no sangue.
Se não bem controlada durante a gestação, a diabetes pode causar complicações para a mãe e para o bebê, como parto prematuro, pré-eclâmpsia, excesso de peso no bebê e até morte fetal.
+ Para saber mais: O que causa o diabetes? Saiba mais sobre a condição.
Como é feito o diagnóstico?
Existem diferentes formas de diagnosticar diabetes. Veja a seguir quais são os testes mais comuns utilizados para o diagnostico da doença:
- (HbA1c) Teste de hemoglobina – Mede a média de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses.
- (FPG) Teste de glicose plasmática em jejum – Testa aquilo que é designado como “níveis de glicose em jejum”.
- (OGTT) Teste oral de tolerância à glicose – Testa a resposta do seu corpo à glicose ao ingerir uma bebida doce especial.
- (RPG) Teste aleatório de glicose plasmática – Verifica o nível de açúcar no sangue a uma determinada altura do dia. Este teste geralmente é feito quando tem outros sinais óbvios de diabetes, como perda de peso injustificada, fadiga extrema e/ou outros sinais de diabetes.
Como tratar a diabetes?
O tratamento da diabetes é feito com o controle da alimentação, regulando a quantidade de carboidratos que a pessoa consome durante o dia, sendo por isso, importante o acompanhamento de um nutricionista.
Além disso, o endocrinologista pode recomendar o uso de medicamentos, no entanto essa indicação é mais frequente para adultos. No caso das crianças e adolescentes, o controle da diabetes pode ser feito por meio da alimentação e prática regular de exercícios físicos.
Lembre-se que esse conteúdo não suspende a avaliação médica. Sendo assim, não deixe de consultar seu médico e mantenha os exames de rotina em em dia.