10 sintomas de má circulação e principais causas
A má circulação é um problema de saúde que pode ter causas variadas, e é caracterizado quando o sangue encontra dificuldade em passar pelas artérias e veias, causando sintomas característicos que podem alertar o paciente. Além de ter causas diversas e ser relacionada com alguma doença, também é comum que a circulação seja afetada quando ficamos na mesma posição por muito tempo.
Apesar de parecer uma condição simples e que não apresenta riscos à saúde, a má circulação quando não tratada pode desencadear problemas sérios de saúde, como é o caso da trombose e entupimento das artérias.
Para que você aprenda a identificar possíveis quadros de má circulação, separamos os 10 principais sintomas da má circulação sanguínea e quais são as causas dessa condição. Veja a seguir!
10 sintomas de má circulação
1- Dores nas pernas
Sendo um dos primeiros sintomas de má circulação que surgem no paciente, as dores nas pernas aparecem especialmente durante caminhadas e corridas, ou até mesmo quando o indivíduo está subindo escadas. Isso porque é durante esses episódios que os músculos precisam de mais sangue para serem nutridos, já que estão trabalhando mais.
A dor na perna de má circulação acontece, geralmente, na panturrilha durante a movimentação e some durante o repouso. Em alguns casos a dor se torna ainda pior durante o frio, período do ano em que acontece uma vasoconstrição, piorando a passagem do sangue ainda mais.
2- Cor da pele alterada
Pacientes com problemas de má circulação também notam uma coloração diferente na pele das pernas, que parece mais pálida especialmente durante os períodos de repouso e escurecem quando os pés estão no chão.
Algumas pessoas ainda notam manchas vermelhas e roxas nos pés e parte posterior da perna, que podem se tornar úlceras com o agravamento do quadro.
3- Formigamento
A sensação de formigamento, dormência e cãibra é um grande indício de que a circulação do paciente está comprometida, e apesar de acontecer especialmente quando o paciente está sentado em cima de um membro ou deitado em uma posição que comprime a passagem do sangue, sempre que a sensação surgir em posições normais significa que a circulação está fraca e o sangue está encontrando dificuldades em chegar naquela região.
Além da dormência, a má circulação também deixa as mãos e os pés mais gelados do que o restante do corpo.
4- Pernas cansadas e pesadas
Quanto maior a dificuldade do sangue em chegar até uma determinada região do corpo, menos energia é enviada para o músculo e maior é o esforço do coração para que o sangue se mantenha circulando.
Com isso, pacientes com má circulação demonstram uma certa dificuldade para fazer longas caminhadas e exercícios pesados, além de sentir uma sensação de cansaço nos membros inferiores sempre que precisa exercer alguma atividade como caminhar e correr, por exemplo.
5- Inchaço
Comum em grande parte dos casos em que o sangue não está circulando corretamente pelas artérias, o inchaço acontece especialmente pela reação do organismo ao tentar descompensar a baixa quantidade de sangue por meio de acúmulos de líquidos, o que causa um inchaço nos pés e tornozelo.
O sintoma costuma surgir ao final do dia só melhorando na manhã seguinte, e em muitos casos é acompanhado de dor, formigamento e cansaço nas pernas.
6- Pele seca e coceira
A coceira e pele seca também são sintomas recorrentes em quem sofre com a má circulação, já que a condição acaba enfraquecendo as válvulas das pernas que ajudam com que o sangue retorne para o coração, fazendo com que o sangue não consiga ser empurrado para cima novamente.
Com um acúmulo de sangue na região e sem receber oxigênio o suficiente, os tecidos acabam acumulando também uma quantidade maior de toxinas, o que resulta em uma sensação de coceira que pode piorar ao longo do dia.
Essa sensação é notada em pacientes que ficam muito tempo de pé ou que sofrem com doenças que aumentam a pressão sobre os vasos, como pressão alta e insuficiência cardíaca.
7- Varizes
As varizes nada mais são do que veias dilatadas que saltam sobre a pele e causam inchaço e dor, podendo ser causadas por gravidez, predisposição genética e má circulação.
Isso porque, assim como acontece com a coceira, o acúmulo de sangue nas pernas pode causar uma deformação nos vasos sanguíneos, que acabam resultando em varizes que quando não tratadas, surgem como manchas definitivas, inchaços irreversíveis e até feridas nos membros.
8- Queimação
Com menos sangue chegando nas pernas e outros membros, o oxigênio não é transportado diretamente para os músculos e tecidos, resultando em uma sensação de queimação ao longo do dia.
Normalmente a sensação é acompanhada por dores locais e membros frios.
9- Úlceras varicosas
As úlceras varicosas é uma condição causada pelo acúmulo de sangue nas pernas e pés, aumentando a pressão na região e deixando a pele mais sensível. Com a pele mais sensível, qualquer lesão causada nas pernas como uma batida, por exemplo, pode evoluir para uma úlcera varicosa.
Essa úlcera é caracterizada por ser difícil de cicatrizar e podem infeccionar e aumentar de tamanho quando não são tratadas com o cuidado e higiene devidos.
10- Unhas e cabelos fracos
A má circulação sanguínea também pode causar queda de cabelo e unhas, já que o sangue não circula corretamente e não consegue levar os nutrientes necessários para fortalecer e fazer com que eles cresçam.
Com isso, se tornam fracos e quebradiços, e começam a cair e quebrar com mais facilidade.
Junto a isso os cabelos ficam opacos e ressecados e as unhas foscas e com manchas brancas.
Quais as principais causas da má circulação?
Gravidez
A gravidez é um dos períodos da vida da mulher em que ela produz mais líquidos do que o normal para manter a placenta, dificultando o trabalho das veias e fazendo com que o sangue circule com mais dificuldade.
Além do mais, é durante a gestação que a mulher produz a relaxina, um hormônio que dilata as veias e faz com que o sangue encontre dificuldade em retornar ao coração.
Aterosclerose
A aterosclerose é o nome dado ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, que acaba dificultando a circulação e fazendo com que o paciente note sintomas como dor e inchaço nas pernas.
Sedentarismo
Pacientes sedentários normalmente apresentam um comprometimento da circulação sanguínea, fazendo com que o retorno venoso seja mais difícil.
Como resultado, o paciente sente as pernas cansadas e inchadas durante o dia e principalmente no final da tarde.
Envelhecimento
O envelhecimento natural dos vasos sanguíneos também faz com que a circulação fique debilitada, podendo levar ao surgimento de sintomas como varizes e dores.
Ficar muito tempo na mesma posição
Pessoas que trabalham sentadas, com as pernas cruzadas e em pé, ou que ficam nessa posição durante viagens longas recorrentes podem sentir que o retorno do sangue para o coração é dificultado, o que causa principalmente inchaço e dor.
Doenças crônicas
Portadores de hipertensão, colesterol alto, diabetes e triglicerídeos altos também podem sofrer de má circulação, já que essas condições degradam a saúde das artérias e podem contribuir para o surgimento de placas de gordura.
Depois de ver quais são as principais causas e os 10 sintomas de má circulação, procure ajuda médica sempre que notar dores nas pernas recorrentes, sensação de peso e formigamento. Além disso, também é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas para evitar que o sedentarismo e doenças crônicas possam afetar a circulação do sangue.
Hipertensão é coisa séria
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.
Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!