quarta-feira, fevereiro 24, 2021

10 sintomas de má circulação e principais causas

A má circulação é um problema de saúde que pode ter causas variadas, e é caracterizado quando o sangue encontra dificuldade em passar pelas artérias e veias, causando sintomas característicos que podem alertar o paciente. Além de ter causas diversas e ser relacionada com alguma doença, também é comum que a circulação seja afetada quando ficamos na mesma posição por muito tempo.

Apesar de parecer uma condição simples e que não apresenta riscos à saúde, a má circulação quando não tratada pode desencadear problemas sérios de saúde, como é o caso da trombose e entupimento das artérias.

Para que você aprenda a identificar possíveis quadros de má circulação, separamos os 10 principais sintomas da má circulação sanguínea e quais são as causas dessa condição. Veja a seguir!

10 sintomas de má circulação

1- Dores nas pernas

Sendo um dos primeiros sintomas de má circulação que surgem no paciente, as dores nas pernas aparecem especialmente durante caminhadas e corridas, ou até mesmo quando o indivíduo está subindo escadas. Isso porque é durante esses episódios que os músculos precisam de mais sangue para serem nutridos, já que estão trabalhando mais.

as dores normalmente surgem durante caminhadas ou corridas
as dores normalmente surgem durante caminhadas ou corridas

A dor na perna de má circulação acontece, geralmente, na panturrilha durante a movimentação e some durante o repouso. Em alguns casos a dor se torna ainda pior durante o frio, período do ano em que acontece uma vasoconstrição, piorando a passagem do sangue ainda mais.

2- Cor da pele alterada

Pacientes com problemas de má circulação também notam uma coloração diferente na pele das pernas, que parece mais pálida especialmente durante os períodos de repouso e escurecem quando os pés estão no chão.

Algumas pessoas ainda notam manchas vermelhas e roxas nos pés e parte posterior da perna, que podem se tornar úlceras com o agravamento do quadro.

3- Formigamento

A sensação de formigamento, dormência e cãibra é um grande indício de que a circulação do paciente está comprometida, e apesar de acontecer especialmente quando o paciente está sentado em cima de um membro ou deitado em uma posição que comprime a passagem do sangue, sempre que a sensação surgir em posições normais significa que a circulação está fraca e o sangue está encontrando dificuldades em chegar naquela região.

Além da dormência, a má circulação também deixa as mãos e os pés mais gelados do que o restante do corpo.

4- Pernas cansadas e pesadas

Quanto maior a dificuldade do sangue em chegar até uma determinada região do corpo, menos energia é enviada para o músculo e maior é o esforço do coração para que o sangue se mantenha circulando.

Com isso, pacientes com má circulação demonstram uma certa dificuldade para fazer longas caminhadas e exercícios pesados, além de sentir uma sensação de cansaço nos membros inferiores sempre que precisa exercer alguma atividade como caminhar e correr, por exemplo.

5- Inchaço

Comum em grande parte dos casos em que o sangue não está circulando corretamente pelas artérias, o inchaço acontece especialmente pela reação do organismo ao tentar descompensar a baixa quantidade de sangue por meio de acúmulos de líquidos, o que causa um inchaço nos pés e tornozelo.

algumas pessoas sentem desconforto nos pés e perna e precisam colocá-los para cima para ajudar a circulação a voltar ao normal
algumas pessoas sentem desconforto nos pés e perna e precisam colocá-los para cima para ajudar a circulação a voltar ao normal

O sintoma costuma surgir ao final do dia só melhorando na manhã seguinte, e em muitos casos é acompanhado de dor, formigamento e cansaço nas pernas.

6- Pele seca e coceira 

A coceira e pele seca também são sintomas recorrentes em quem sofre com a má circulação, já que a condição acaba enfraquecendo as válvulas das pernas que ajudam com que o sangue retorne para o coração, fazendo com que o sangue não consiga ser empurrado para cima novamente.

Com um acúmulo de sangue na região e sem receber oxigênio o suficiente, os tecidos acabam acumulando também uma quantidade maior de toxinas, o que resulta em uma sensação de coceira que pode piorar ao longo do dia.

Essa sensação é notada em pacientes que ficam muito tempo de pé ou que sofrem com doenças que aumentam a pressão sobre os vasos, como pressão alta e insuficiência cardíaca.

7- Varizes

As varizes nada mais são do que veias dilatadas que saltam sobre a pele e causam inchaço e dor, podendo ser causadas por gravidez, predisposição genética e má circulação.

Isso porque, assim como acontece com a coceira, o acúmulo de sangue nas pernas pode causar uma deformação nos vasos sanguíneos, que acabam resultando em varizes que quando não tratadas, surgem como manchas definitivas, inchaços irreversíveis e até feridas nos membros.

8- Queimação

Com menos sangue chegando nas pernas e outros membros, o oxigênio não é transportado diretamente para os músculos e tecidos, resultando em uma sensação de queimação ao longo do dia.

Normalmente a sensação é acompanhada por dores locais e membros frios.

9- Úlceras varicosas

As úlceras varicosas é uma condição causada pelo acúmulo de sangue nas pernas e pés, aumentando a pressão na região e deixando a pele mais sensível. Com a pele mais sensível, qualquer lesão causada nas pernas como uma batida, por exemplo, pode evoluir para uma úlcera varicosa.

Essa úlcera é caracterizada por ser difícil de cicatrizar e podem infeccionar e aumentar de tamanho quando não são tratadas com o cuidado e higiene devidos.

10- Unhas e cabelos fracos

A má circulação sanguínea também pode causar queda de cabelo e unhas, já que o sangue não circula corretamente e não consegue levar os nutrientes necessários para fortalecer e fazer com que eles cresçam.

a má circulação causa sintomas como queda de cabelo por não irrigar o couro cabeludo corretamente
a má circulação causa sintomas como queda de cabelo por não irrigar o couro cabeludo corretamente

Com isso, se tornam fracos e quebradiços, e começam a cair e quebrar com mais facilidade.

Junto a isso os cabelos ficam opacos e ressecados e as unhas foscas e com manchas brancas.

Quais as principais causas da má circulação?

Gravidez

A gravidez é um dos períodos da vida da mulher em que ela produz mais líquidos do que o normal para manter a placenta, dificultando o trabalho das veias e fazendo com que o sangue circule com mais dificuldade.

a gravidez é uma das grandes causas de má circulação nas mulheres
a gravidez é uma das grandes causas de má circulação nas mulheres

Além do mais, é durante a gestação que a mulher produz a relaxina, um hormônio que dilata as veias e faz com que o sangue encontre dificuldade em retornar ao coração.

Aterosclerose

A aterosclerose é o nome dado ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, que acaba dificultando a circulação e fazendo com que o paciente note sintomas como dor e inchaço nas pernas.

Sedentarismo

Pacientes sedentários normalmente apresentam um comprometimento da circulação sanguínea, fazendo com que o retorno venoso seja mais difícil.

Como resultado, o paciente sente as pernas cansadas e inchadas durante o dia e principalmente no final da tarde.

Envelhecimento

O envelhecimento natural dos vasos sanguíneos também faz com que a circulação fique debilitada, podendo levar ao surgimento de sintomas como varizes e dores.

Ficar muito tempo na mesma posição

Pessoas que trabalham sentadas, com as pernas cruzadas e em pé, ou que ficam nessa posição durante viagens longas recorrentes podem sentir que o retorno do sangue para o coração é dificultado, o que causa principalmente inchaço e dor.

Doenças crônicas

Portadores de hipertensão, colesterol alto, diabetes e triglicerídeos altos também podem sofrer de má circulação, já que essas condições degradam a saúde das artérias e podem contribuir para o surgimento de placas de gordura.

o entupimento das artérias também causa má circulação sanguínea
o entupimento das artérias também causa má circulação sanguínea

Depois de ver quais são as principais causas e os 10 sintomas de má circulação, procure ajuda médica sempre que notar dores nas pernas recorrentes, sensação de peso e formigamento. Além disso, também é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas para evitar que o sedentarismo e doenças crônicas possam afetar a circulação do sangue.

Hipertensão é coisa séria

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.

Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...