Sorvete causa dor de garganta e resfriado?
Todo mundo adora tomar sorvete no verão, mas quando chega o inverno bate aquela dúvida na cabeça: tomar picolé deixa a pessoa gripada?
Refrescante, o sorvete na verdade ajuda a aliviar a dor de garganta e não tem ligação comprovada com o surgimento de resfriados no inverno, segundo o otorrinolaringologista Valmir Murbasch.
“Isso vem das ‘mães de antigamente’ que contavam essas histórias para os filhos. É um mito que foi passando de geração em geração”, disse o especialista.
De fato, não há pesquisas que comprovem o surgimento de gripes e resfriados quando há ingestão de sorvetes no inverno. O que provoca tais complicações são vírus. O consumo de alimentos gelados não traz riscos à saúde.
“São poucas as pessoas que têm sensibilidade ao gelado”, ressalta o otorrinolaringologista.
Sorvete alivia a dor
Quase ninguém acredita, mas o sorvete pode ser um excelente alívio para quem está com dor de garganta.
Não é à toa que os médicos e dentistas receitam o consumo deste alimento para quem retira as amídalas ou extrai o dente do siso: o sorvete é gelado e por isso evita hemorragias no local.
“O raciocínio é o mesmo de quando a gente bate o joelho e coloca gelo para aliviar a dor”, explica o médico Murbach.
Além do mais, quando se está com a garganta muito inflamada, ingerir sorvete pode trazer mais conforto do que a ingestão de alimentos quentes, como chás e sopas.