Tem asma? Saiba quais alimentos ajudam no tratamento.
Quem tem asma sabe que a melhor forma de evitar as crises e controlar os sintomas é utilizando corretamente as medicações prescritas pelo médico. Contudo, você sabia que alguns alimentos podem ajudar no tratamento da doença?
A asma é um problema de saúde que causa inflamação das vias respiratórias. Portanto, pacientes portadores desta condição devem apostar no consumo de alimentos com ação anti-inflamatória e antioxidante para auxiliar nos cuidados da asma.
Sendo assim, confira nesta matéria alguns dos alimentos que mais contribuem para diminuir os sintomas de quem tem asma. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!
+ Para mais informações, acesse também: Crise de asma: Quais são os principais agentes irritantes?
Como os alimentos podem ajudar pacientes que tem asma?
A alimentação por si só não tem a capacidade de curar a asma, mas pode melhorá-la. Por isso, o consumo de certos alimentos deve servir para complementar o tratamento indicado pelo pneumologista.
Ou seja, a alimentação pode ser uma aliada e contribuir para amenizar os sintomas da asma. Neste caso, alimentos anti-inflamatórios e que melhorem a imunidade são benéficos nesses quadros.
Além disso, o consumo da dieta mediterrânea, composta por alimentos frescos e naturais, além de proporcionar uma vida saudável, pode ajudar no controle da asma. Isso se deve ao fato desses alimentos serem ricos em antioxidantes, substâncias capazes de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres – moléculas tóxicas produzidas pelo organismo, que podem causar inflamações e doenças.
Sendo assim, veja a seguir quais são os alimentos que mais contribuem na redução e controle dos sintomas da asma:
1. Alimentos ricos em Ômega 3
Ricos em Ômega 3, são os mais poderosos anti-inflamatórios da alimentação. O ômega 3 também é antioxidante e, assim, preserva as células contra a ação dos radicais livres que enfraquecem o sistema imunológico.
Exemplos: Salmão, sardinha, atum, abacate, chia e azeite de oliva.
2. Folhas verde escuras
As folhas com este tipo de características, são riquíssimas em magnésio, o mineral com maior potencial vaso e broncodilatador da natureza, contribuindo para o relaxamento muscular. Quando consumidas diariamente, podem ajudar a melhorar a respiração.
Exemplos: Couve, espinafre, agrião e rúcula.
3. Alimentos ricos em Vitamina C
A vitamina C é o nutriente responsável por ajudar a melhorar a imunidade do corpo. Ela é uma excelente aliada para quem tem crises de asma por contribuir para a redução de histamina, substância produzida pelo corpo nas crises asmáticas e alérgicas.
Exemplos: Acerola, limão, kiwi e laranja.
4. Hortelã
Rica em vitaminas e antioxidantes, a hortelã traz diversos benefícios para a saúde sendo a principal deles, a função de agir como um remédio natural para evitar o congestionamento do nariz e da garganta. Sendo assim, tomar o suco ou chá de hortelã ajuda a reduzir os sintomas da asma.
Além disso, a hortelã possui ação expectorante que vem junto com a inalação do cheiro da planta, assim, traz efeito calmante para todo o corpo.
5. Canela
Além do sabor característico, a canela também é indicada para o tratamento e prevenção da asma devido à presença de antioxidantes e de sua ação anti-inflamatória.
O uso da especiaria no preparo de chás ou outras misturas, favorece o aproveitamento dos benefícios do cinamaldeído. Essa substância, é responsável pelo sabor e odor característicos e, além disso, é um dos principais ativos anti-inflamatórios encontrados na especiaria.
6. Leite e Ovos
Estes alimentos são as melhores fontes de vitamina D via alimentação e fortalecem o sistema imunológico, amenizando os sintomas da asma.
Assim, para melhorar a absorção do nutriente pelo organismo é imprescindível que a pessoa tome banhos de sol por pelo menos 10 minutos diariamente, mesmo que em dias nublados.
Quais alimentos quem tem asma deve evitar?
Alimentos processados
Com teor elevado de gorduras saturadas e transgênicas, estes alimentos podem desencadear um processo inflamatório geral no organismo que inclui, naturalmente, as vias respiratórias.
Sendo assim, nesta categoria de alimentos podemos destacar: salsichas, peito de peru, presunto e mortadela.
Açúcar refinado
O consumo exagerado deste tipo de açúcar aumenta a produção de radicais livres, além de causar sobrepeso e obesidade, fatores que desencadeiam processos inflamatórios no organismo e podem causar diabetes.
Neste caso, o ideal é consumir versões menos processadas, como açúcar mascavo ou demerara e sempre em pequenas quantidades.
Sal refinado
O consumo do sal iodado é importante, pois ele atua na prevenção contra a deficiência de iodo no organismo, capaz de causar o bócio endêmico (aumento da tireoide).
Contudo, quando em excesso, se torna um alimento inflamatório, além de aumentar a chance de causar pressão alta, condição que pode impactar ainda mais no sistema imunológico e piorar a inflamação já causada pela asma.
Quem tem asma deve tomar quais outros cuidados?
Na maioria dos casos, o tratamento da asma é feito com o uso de esteroides que, no entanto, pode aumentar a degradação das proteínas do organismo. Por isso, é importante que durante a sua administração, o consumos de alimentos ricos em proteínas sejam maiores, principalmente em crianças, que estão em fase de crescimento.
Além disso, para ajudar a fluidificar e eliminar as secreções produzidas durante a crise de asma, recomenda-se ingerir no mínimo 2 litros de líquidos por dia, podendo optar pelo consumo de água, chás ou sucos naturais sem açúcar.
+ Para mais informações, acesse também: Asma e Esportes: Asmáticos podem fazer atividades físicas?
Sendo assim, vale ressaltar que os alimentos aqui destacados apenas auxiliam no alívio dos sintomas da asma e não substituem o tratamento medicamentoso. Portanto, consulte seu médico regularmente e siga corretamente as orientações do profissional.