9 sintomas de triglicerídeos altos. Saiba identificar cada um deles
Também chamados de triglicérides, os triglicerídeos são gorduras que representam a maior parte dos lipídios vindos de vegetais e produtos de origem animal na nossa dieta. Embora a maioria dos triglicerídeos em nosso organismo venha dos alimentos que consumimos, esse tipo de gordura que circula no nosso sangue também é produzida pelo fígado de forma natural. Mas você conhece os sintomas de triglicerídeos alto?
Embora nosso organismo seja capaz de produzir esse tipo de gordura, quando consumida em excesso os lipídios podem acabar afetando de forma negativa a nossa saúde.
Afinal, quando comemos alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e doces, por exemplo, o fígado transforma o açúcar que não é usado como energia em gordura e estoca nos tecidos adiposos para servir como uma reserva energética.
Esses triglicerídeos, além de serem armazenados e contribuir para o excesso de gordura corporal, também viajam pela corrente sanguínea junto com uma proteína chamada de VLDL, semelhante ao HDL e LDL do colesterol.
Quando existe um excesso dessa substância no sangue, caracteriza-se quadros de hiperglicemia, causando diversas complicações de saúde.
Veja a seguir quais são os 9 sintomas que surgem quando os níveis de triglicerídeos estão altos!
9 sintomas de triglicerídeos alto
1- Hepatoesplenomegalia
Como vimos no início do texto, quanto maior a ingestão de alimentos ricos em carboidratos durante o dia, mais sobrecarregado o fígado fica e mais açúcar ele precisa converter em gordura.
Esse excesso de demanda pode acabar causando a hepatoesplenomegalia, doença que se caracteriza pelo aumento do fígado e do baço do paciente em decorrência de uma atividade de defesa imunológica excessiva.
2- Xantomas eruptivos
Os xantomas eruptivos são pequenas pápulas de cor vermelho-amarelado que medem entre 1 a 5 mm de diâmetro e geralmente surgem nos membros superiores, inferiores e nos glúteos do paciente.
Quando esse tipo de lesão é severa, tende a ser pruriginosa, embora não cause dor.
De modo geral, pacientes que apresentam níveis muito alto de triglicérides podem notar o surgimento de xantomas eruptivos nos braços e coxas, sendo esse um dos sinais de alerta para a doença, já que as lesões são consideradas pequenos depósitos de gordura que surgem debaixo da pele causados exatamente pelo excesso de gordura no sistema metabólico.
3- Xantomas tuberoeruptivos
Semelhantes aos xantomas eruptivos, a diferença nesse tipo de lesão está no local onde surgem, que nesses casos são os joelhos e cotovelos. Existe diferença também na forma da lesão, que nos xantomas tuberoeruptivos tende a ser mais avermelhadas e se apresentam mais como pequenos caroços.
4- Xantoma das palmas
Nesse tipo de xantoma o paciente começa a apresentar uma descoloração amarelada nas palmas das mãos, sendo um dos sintomas de triglicerídeos alto bastante específico.
Porém, por se tratar de um sintoma sutil, é muito comum que ele passe despercebido pelos pacientes com estão com triglicerídeos altos.
5- Xantelasma
Em quadros de xantelasma, o paciente apresenta depósitos de gordura ao redor dos olhos e nas pálpebras, e é um dos tipos mais comuns de xantoma. Embora existam quadros de xantelasma herdado geneticamente, é muito comum que esse seja um sintoma de triglicerídeos alto e deve ser investigado em pacientes com mau hábitos alimentares.
6- Arco senil
Sendo um dos principais sintomas de triglicerídeos altos, o arco senil nada mais é do que a presença de um anel opaco e esbraquiçado na córnea do paciente, causado específcamente pelo depósito de gordura na região.
Embora não afete a visão e esteja presente em mais de 60% das pessoas acima de 60 anos e não seja uma doença perigosa, é necessário investigar a causa do surgimento do anel na córnea.
Afinal, quando a causa é o aumento da gordura no organismo é necessário tratamento adequado para diminuir riscos de complicações mais graves.
7- Pancreatite aguda
Outro sintoma bastante comum entre os sintomas de triglicerídeos alto é a pancreatite aguda, uma inflamação do pâncreas. Embora possa surgir por diversos outros fatores, o acúmulo de gordura nos tecidos corporais tende a causar um descontrole no funcionamento do órgão, que acaba inflamando com o tempo.
Alguns dos sintomas da pancreatite aguda mais comuns são:
- febre;
- náuseas;
- vômito;
- batimentos acelerados;
- dor de estômago.
8- Sintomas neurológicos
Pacientes que apresentam níveis de triglicerídeos altos também tendem a apresentar sintomas neurológicos como depressão, demência e perda de memória, dependendo do grau da doença.
9- Sintomas cardiovasculares
Níveis altos de triglicerídeos também afetam o sistema cardiovascular, e o paciente tende a apresentar sintomas como a diminuição de sangue irrigado para o coração, podendo até mesmo causar episódios de dores no peito recorrentes e infarto em casos mais graves.
O mesmo acontece com o cérebro, já que o sangue encontra dificuldades para chegar até o órgão aumentando as chances de quadros de AVC e sintomas como dor de cabeça severa, confusão mental, visão embaçada e tonturas.
Depois de ver 9 sintomas de triglicerídeos alto, não deixe de buscar ajuda médica caso tenha notado um ou mais deles. Também é importante buscar ajuda de um profissional especializado quando houver casos de triglicerídeos altos na família, ou se você mantém uma alimentação rica em carboidratos e desconfia que pode estar sofrendo um acúmulo de gordura no organismo.
Colesterol e Triglicérides é coisa séria!
Tanto o colesterol quanto o triglicérides são doenças graves, que quando não acompanhadas corretamente, representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular.
As duas doenças podem provocar o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, podendo desencadear complicações, como a esteatose hepática (fígado gorduroso), pancreatite, infarto e derrame cerebral (Acidente Vascular Cerebral – AVC).
Sendo assim, não deixe de consultar um médico, pois o colesterol alto pode ser totalmente controlado quando diagnosticado no inicio. Seu tratamento é feito com medicações, associado a hábitos saudáveis.
Agora que você já sabe o que uma pessoa com colesterol alto não pode comer, fica muito mais fácil de manter uma rotina com mais cuidado e saúde.