Veja 10 Dicas para melhorar sua imunidade no inverno!
Novas e velhas doenças estão sempre surgindo para tentar nos derrubar de cama, lutando para vencer nosso sistema imunológico e tentando destruir nossa imunidade contra elas.
Por isso é importante mantermos sempre certos hábitos, para assim conseguir dar ao nosso organismo tudo que ele precisa para produzir as ferramentas necessárias para impedir que agentes que tentem nos fazer mal alcancem seus objetivos.
Para saber um pouco mais sobre como fazer isso da melhor forma e o mais rápido possível separamos dez dicas para aumentar nossa imunidade e manter ela sempre pronta para nos proteger.
+ Para saber mais sobre Imunidade, leia também: Imunidade boa: Quando é considerado normal?
1. Pratique exercícios físicos
Ser sedentário é um dos maiores inimigos da saúde e, consequentemente, da imunidade. Além disso, praticar atividades físicas também ajuda na produção do Linfócito T, que é um dos componentes produzidos pelo nosso corpo para fortalecer nossa imunidade.
É também movimentando o corpo que iremos manter um controle melhor do peso corporal, condicionamento físico e capacidade cardiovascular.
O estresse e a ansiedade, que são dois fatores emocionais que mais prejudicam a imunidade, são problemas que podem ser controlados através do exercício físico. Por isso, um corpo em movimento ajuda a produzir os elementos relevantes para que a imunidade e todo o organismo funcione bem.
2. Durma bem
Durante as horas de sono nosso corpo não apenas descansa, mas também regenera e regula suas funções. Essa é uma das condições para que nosso sistema imunológico consiga se manter em alerta e recuperar suas energias para conseguir fazer o que precisa.
Dormir menos do que deveria ou dormir mal faz com que o seu nível de cortisol aumente, ou seja, isso fará com que as defesas do sistema imune acabe diminuindo.
Por isso, é preciso manter uma rotina de sono de sete a nove horas. Portanto, recomenda-se sempre desligar os aparelhos eletrônicos, deixar o ambiente escuro e confortável e ter refeições leves antes de se deitar.
3. Alimente-se bem
Não tem dica melhor e mais eficaz para se manter saudável do que a boa alimentação. É através dos alimentos que consumimos os nutrientes necessários para que nosso organismo continue funcionando corretamente e produza aquilo que precisa para se desenvolver bem.
Do crescimento das unhas aos anticorpos, tudo é afetado pelo fato de ter ou não uma alimentação equilibrada. Por isso, existem alimentos que são necessários na dieta, que devemos ter por perto. Entre eles, destacam-se os ricos em:
- Zinco – Mineral importante para manter a imunidade alta. Pode ser encontrado em alimentos como: carne vermelha, ostras, cogumelos, grãos integrais, peixe, peru, camarão, gérmen de trigo, castanha-do-pará, amendoim e castanhas.
- Cálcio – Outro mineral de extrema importância e que pode ser encontrado no leite e seus derivados, vegetais e folhas verde escuras, soja, feijão branco, gergelim, e brócolis.
- Ômega-3 – Alguns alimentos que ricos em Ômega-3 são o óleo vegetal, salmão, sementes de chia, sardinha, linhaça e nozes.
- Vitaminas – Vitamina A, C, E, por exemplo, são apenas algumas delas e todas são importantes para manter o bom funcionamento do corpo, inclusive da nossa imunidade. Alguns exemplos de alimentos que contém a vitamina A são os tomates, ovos, cenoura, abacate e manga. Já a vitamina C pode ser encontrada na laranja, melão, mamão e melancia. Por último, mas não menos importante, a vitamina E está presente em alimentos como sementes de girassol, amêndoas, azeite de oliva, nozes e avelã.
Em alguns casos, faz-se necessário o uso de suplementos para repor esses nutrientes. Contudo, existem também alimentos que devemos evitar para manter a imunidade em dia. Entre eles estão produtos industrializados e processados, como refrigerantes, embutidos, biscoitos recheados e salgadinhos.
+ Para saber mais sobre Vitaminas, leia sobre: As melhores vitaminas para aumentar imunidade
4. Se afaste do estresse
Em um mundo onde o tempo se tornou dinheiro e a correria se tornou constante os níveis de estresse da população não param de crescer. Não à toa essa mesma população vem ficando cada vez mais e mais doente, já que o estresse está diretamente ligado a queda da imunidade.
Para evitar que esse inimigo te pegue de jeito mantenha hábitos saudáveis na vida. Além de uma boa alimentação e boas noites de sono, também é possível diminuir o estresse ao ter um hobby, ou alguma atividade que lhe traga prazer ou diversão; sempre planejar momentos para aproveitar a companhia da família e dos amigos; usar técnicas de meditação, relaxamento e para se acalmar durante o dia e evitar guardar sentimentos ruins, como rancor e raiva.
5. Dizer oi ao sol todos os dias
O sol é um dos responsáveis por nos ajudar a sintetizar a vitamina D e também energizar as células T do organismo, que são as responsáveis por eliminar os patógenos. Esses dois fatos auxiliam para que ficar ao sol por cerca de quinze minutos todos os dias seja uma excelente ferramenta para fortalecer o sistema imunológico.
Mas para isso é preciso alguns cuidados. Quinze minutos de sol diariamente e sem proteção são necessários ao corpo, mas mais que isso pode acabar se tornando perigoso para a saúde da nossa pele.
Além disso, é importante ficar de olho no horário que fazemos isso, sendo antes das 8h da manhã e depois das 16h da tarde o melhor horário para dizer um olá a nossa grande estrela chamada sol.
6. Não descuide da carteira de vacinação
Existem duas formas de se tornar imune a uma doença: você a pegando de forma natural e seu corpo lutando contra ela, criando novos anticorpos que, ou através da imunidade adquirida.
Quando seu corpo contrai uma doença que nunca teve qualquer contato, isso representa um risco a saúde que pode, até mesmo, levar à morte. Por isso, existem diversas vacinas que servem para preparar nosso sistema imunológico contra as doenças já conhecidas e mais transmissíveis, fazendo com que o risco quando e se a contrairmos seja menor.
Assim, ao ser vacinado você recebe uma pequena porcentagem do vírus que causa a doença, fazendo com que seu corpo ative o sistema imunológico para criar anticorpos e combater esse invasor. Portanto, quando você contrair o mesmo vírus novamente, seu corpo já estará preparado para combatê-lo sem maiores dificuldades.
Doenças comuns, como por exemplo a Gripe, Catapora, Caxumba, Hepatite A e B e Influenza possuem porcentagens muito menores de óbitos do que quando surgiram, exatamente porque tomamos vacinas para preparar nosso sistema imunológico contra elas.
Sendo assim, ao se negar tomar as vacinas, o organismo fica desprotegido e as chances da imunidade não ser capaz de eliminar o vírus crescem, podendo representar um perigo a saúde.
Por isso, é de extrema importância estar atento às vacinas, especialmente em bebês, crianças, gestantes e idosos, considerados grupos de risco ao serem infectados com doenças que seus corpos ainda não estejam acostumados.
7. Não exagere nas medicações
O uso excessivo de remédios pode acabar prejudicando sua imunidade, tirando dela parte da eficiência, diminuindo a produção do seu corpo das células necessárias ao seu sistema imunológico ou fazendo com que seu corpo crie mais resistência às bactérias que o invadem.
Por isso é importante que se tome cuidado com o quanto consome de medicamentos, especialmente se eles não são receitados por um médico. Existem diversos casos em que é necessário aos pacientes o consumo de uma grande dose de remédios constantes.
Mas, também existem pessoas que adquirem o costume de se automedicar e acabam consumindo bem mais do que deveriam ou poderiam tomar. Nesses casos é extremamente importantes se que evite esse hábito, que pode, entre outras coisas, danificar sua imunidade.
8. Não fumar
Em 2018, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda existiam 22 milhões de fumantes no mundo, sendo que cerca de 17,9 milhões deles fumam todos os dias.
Não são poucas as pesquisas que comprovam que o cigarro prejudica o organismo em uma série de coisas. Entre elas ajudando a danificar o sistema imunológico de fumantes, fazendo assim com que eles adoeçam mais facilmente e mais vezes que os não fumantes.
Além disso, o uso de cigarro prejudica também aqueles que não fumam, mas estão próximo a quem o faz. A fumaça do cigarro é prejudicial a qualquer um que a inale e para isso a pessoa nem precisa ser quem o segura. Estar ao lado já é o bastante para sofrer as consequências.
9. Beber água
O corpo humano é composto de mais ou menos 70% a 75% de água. Ou seja, tem muita coisa pra repor diariamente e é importante estar se mantendo sempre hidratado. A água que ingerimos ajuda na renovação celular, lubrifica as vias aéreas e ainda ajuda a evitar que infecções e alergias atinjam nosso corpo.
Mais um item na listinha caso sua imunidade seja uma preocupação. Tente beber todos os dias no mínimo dois litros de água, sendo que se ela for mineral direto da garrafinha ou do filtro é melhor ainda! Sem chances das bactérias vindas pela água da torneira acabar te pegando.
10. Evite excessos, sejam de que tipo for
O pior inimigo da saúde é o exagero. Seja no consumo de bebidas alcoólicas, na comida, nos remédios e até mesmo na água. Por isso, é fundamental manter o equilíbrio e bons hábitos diários, priorizando as bases de um corpo saudável e que ajude a manter nossa imunidade sempre alta.
Sendo assim, agora que você já conhece as 10 dicas para melhorar sua imunidade, não deixe de aplicar esses cuidados no seu dia-a-dia. Além disso, lembre-se de buscar a orientação de um profissional da saúde para outras dúvidas ou caso necessite de tratamento.