Veja como proteger o cabelo do cloro da piscina!
Sol e calor combina muito bem com um piscina. Mas você já parou pra pensar sobre como proteger o cabelo do cloro da piscina?
O cloro é um elemento bastante bastante comum, utilizado para realizar a limpeza e a manutenção de uma piscina. Ele provoca uma reação química capaz de eliminar fungo, bactérias e algas que presentes na água. Ou seja, o cloro é utilizado para ajudar a evitar doenças de pele, alergias e infecções, por exemplo.
Apesar dos benefícios, o cloro da piscina pode ser um grande vilão para a saúde dos fios. O elemento pode ressecar, tirar o brilho e a maciez dos fios, além de amarelar os loiros. Um sintoma muito comum é ficar com o cabelo verde, um conjuntode reações que o cloro associado a algumas situações provoca.
Contudo, a boa notícia é que alguns desses danos podem ser revertidos com alguns cuidados de beleza antes, durante e depois de curtir a piscina. Veja como proteger o cabelo do cloro da piscina!
+ Leia também: Manchas de pele no verão: Como prevenir e tratar?
O que o cloro faz com o cabelo?
Quando entramos na piscina, a tendência é que as células de queratina que compõem a estrutura dos fios de cabelo, absorvam a água, deixando os fios inchados. Com isso, podem ocorrer algumas aberturas na cutícula capilar, o que facilita a penetração do cloro.
É nesse momento que o cloro pode afetar a saúde do cabelo. Ao ficar exposto ao pH baixo do cloro, os fios podem ficar fracos, opacos e quebradiços. Além disso, o cloro pode desbotar a cor e até deixar o cabelo propenso a queda.
Sendo assim, alguns cuidados são fundamentais para evitar os possíveis danos ao seu cabelo. Veja a seguir!
Enxágue bem o cabelo antes e depois de entrar na piscina
Como os fios são altamente absorventes, é importante que o primeiro contato dos seus cabelos seja com a água limpa, ao invés da clorada, da piscina. Então, encharque bem os fios com água doce e, em seguida, aplique um protetor solar.
Além disso, não dê tempo para o cloro agir. Após o banho de piscina, use um shampoo específico para remover a substância do cabelo. Mas caso não consiga lavar os cabelos na hora, pelo menos enxágue com água corrente.
Aplique óleos naturais nos fios
Os óleos ajudam a construir uma camada protetora aos cabelos, impedindo que o cloro entre em contato diretamente com o óleo natural que protege os fios. O óleo de coco, por exemplo, é rico em ácidos graxos que pode ajudar na proteção e na hidratação dos cabelos e do couro cabeludo.
Lave bem os cabelos no pós piscina
Uma das principais dicas de como proteger o cabelo do cloro da piscina é lavá-los o mais rápido possível. A lavagem vai ajudar a remover o cloro, em especial, se usar shampoos de limpeza profunda. Contudo, vale lembrar que o ideal é usar o shampoo nutritivo e adequado para o seu tipo de cabelo.
Faça uma hidratação profunda
Após a lavagem, aplique condicionador hidratante e máscara. Isso vai ajudar a deixar os fios macios, como também devolver a umidade natural e os nutrientes do cabelo.
A dica neste caso é investir em produtos específicos para o seu tipo de cabelo e adotar um cronograma capilar. Nele, devem estar hidratação, nutrição e reconstrução capilar, com frequências intercaladas conforme o estado dos fios.
Cuidado os desembaraçar os fios
Outro cuidado importante é no momento de desembaraçar os fios. Isso porque o cloro pode deixar o cabelo bastante ressecado, fazendo com que ele fique mais fácil de quebrar.
Por isso, comece desembaraçar o cabelo das pontas e não force quando surgir algum nó. Utilize o pente ou a escova adequada para o seu tipo de cabelo para desembaraçar os fios e sempre utilize um creme de pentear ou um leave in para ajudar nesse processo.
Aposte em cremes de pentear ou leave in com ativos que forneçam benefícios hidratantes, umectantes e fortificantes para o seu fio.
Aposte nos penteados protetores
Coques, tranças ou rabos de cavalo, além de serem super estilosos e uma boa opção para diminuir o calor, eles ajudam a manter os fios protegidos dos abrasivos da piscina.
Evite fontes de calor diretas
É normal que os fios fiquem mais ressecados e opacos no pós-piscina. Assim, o uso de fontes de calor, como secadores, difusores, chapinha e babyliss podem intensificar esse ressecamento, fazendo com que os cabelos fiquem quebradiços.
Por isso, é importante evitar o uso desses aparelhos. Aproveite o clima mais quente e deixe que os cabelos sequem naturalmente. Mas caso seja necessário o uso, sempre utilize o protetor térmico antes.
Dê um tempo nos procedimentos químicos
Além dos aparelho de fonte externa de calor, é importante dar um tempo nos procedimentos químicos durante esse período.
Os produtos potencializam o processo de ressecamento, dificultando a recuperação e facilitando a quebra dos fios. Por isso, aposte em uma rotina de tratamento para fortalecer e fortificar o cabelo.
Mantenha seu organismo hidratado
Todos sabemos que hidratação começa de dentro e esse é um dos maiores cuidados que podemos ter com o nosso corpo, podendo ser refletida até mesmo nos cabelos.
O cloro, assim como as altas temperaturas podem danificar os cabelos e prejudicar o bom funcionamento do organismo em geral. Por isso, invista no consumo regular de líquidos, como a água mineral, água de coco e os sucos naturais.
+ Veja também: Como manter os lábios protegidos no verão?
Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdo você deseja ver no nosso blog.