Doenças do calor – Quais são elas e como evitar?
As altas temperaturas e sol intenso exigem maior atenção em relação à saúde. Por isso, a baixa imunidade e doenças do calor podem surgir e provocar sérias consequências ao nosso corpo.
Sendo assim, é muito importante saber quais os riscos que corremos e como podemos evitar as doenças relacionadas aos dias quentes.
Portanto, veja a seguir alguns dos problemas de saúde que o calor pode causar. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.
Saiba mais em: O que a exposição excessiva ao sol pode causar?
Quais os efeitos do calor a nossa saúde?
Dentre os inúmeros efeitos, o calor pode deixar as pessoas sem forças, com fraqueza e desânimo e, isso ocorre com a diminuição da quantidade de líquido no organismo. Por isso, é muito importante manter o corpo sempre hidratado, principalmente no caso de crianças e idosos.
Além disso, o calor intenso pode afetar a saúde e, algumas pessoas podem apresentar tontura, alteração da pressão arterial e até mesmo desmaios.
O que fazer nos dias de calor intenso?
A principal recomendação, como falamos anteriormente, é manter o corpo hidratado. Médicos e nutricionistas orientam consumir pelo menos 2 litros de água ao dia.
Assim como, é muito importante hidratar os olhos, narinas e os lábios. Evite também os banhos quentes e a utilização excessiva de sabonetes e buchas. Isso remove a oleosidade da pele, que a deixa ressecada e desprotegida dos agentes externos.
Quais são as doenças do calor?
1. Desidratação
Em geral, o ser humano perde aproximadamente 2,5 litros de água por dia, que são eliminados pela urina, fezes e suor e, quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, é considerada um caso de desidratação.
A perda excessiva de líquidos e sais minerais, é uma das doenças comuns do calor e do verão.
Os principais sintomas da desidratação são o mal-estar, fraqueza, ressecamento de mucosas dos olhos, boca seca, irritabilidade e longos períodos sem urinar.
Para evitar esse problema, é importante beber bastante água, fazer refeições leves, utilizar roupas adequadas e manter os ambientes bem arejados.
2. Doenças infecciosas
Nos dias quentes, é comum que ocorra o aumento da transmissão de vírus, bactérias, bem como de males relacionados às chuvas e à contaminação da água, como casos de hepatite A, leptospirose e outras doenças.
Por isso, é muito importante atentar-se aos ambientes onde fazem as refeições e a procedência dos alimentos e da água que consome.
3. Problemas de pele
Algumas das principais doenças do calor é a micose e a frieira. Estas são infecções de pele causadas pela proliferação de fungos que ocorre com maior frequência no calor.
No entanto, elas podem aparecer em partes do corpo mais quentes e úmidas e que favorecem a proliferação de microrganismos. Seus sintomas são o ressecamento na pele, coceira intensa e vermelhidão.
Algumas pessoas ainda podem apresentar infecções bacterianas e reações alérgicas.
Assim, para evitar problemas de pele é necessário manter o corpo seco, especialmente, regiões como os espaços entre os dedos, axilas e virilha. Além disso, deve-se evitar o uso de sapatos fechados e optar por roupas leves.
4. Problemas respiratórios
Nos dias muito quentes e de calor intenso, o ar fica mais seco e isso faz com que a mucosa nasal e as vias aéreas fiquem ressecadas.
Isso, no entanto, pode afetar o aparelho respiratório, podendo causar problemas relacionados a asma, bronquite, rinite, infecções e diversos outros problemas respiratórios.
5. Alterações de pressão arterial
A queda da pressão arterial é uma das mais preocupantes doenças do calor. As artérias ficam mais dilatadas, deixando mais espaço para o sangue circular e a pressão é insuficiente para que o sangue chegue a todos os órgãos e tecidos.
Os principais sintomas da doença é tontura e vista embaçada, em alguns casos também pode ocorrer desmaios. Por isso, para evitar esse problema, é importante realizar exames e consultas preventivas, além de evitar a desidratação.
6. Infartos e derrames
Em alguns casos, a perda de água reduz a pressão arterial e exige que o coração bata mais rápido que o comum e favorece casos de ataques cardíacos.
Por outro lado, o calor ainda pode deixar o sangue mais espesso, o que facilita a formação de trombos, aumentando a incidência de AVCs.
Como prevenir doenças do calor?
Sendo assim, para evitar esses e outros problemas de saúde relacionados aos dias quentes alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir:
- Evite aglomerações e frequentar praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não tratada adequadamente;
- Evite permanecer com roupas molhadas e andar descalço em ambientes públicos;
- Realize a higiene adequada do corpo com frequência. Além disso, seque adequadamente áreas com dobras e espaços entre os dedos dos pés;
- Use protetor solar, roupas adequadas e proteja-se dos raios solares e calor intenso;
- Alimente-se bem e beba água para manter a hidratação e a saúde do seu corpo;
- Consulte-se regularmente com um médico para avaliação e exames preventivos.
Para saber mais, leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.
Como é possível notar, os dias de calor intenso pode ser prejudicial a saúde em diversos aspectos, podendo até colocar em risco a vida da pessoa.
Além disso, o conteúdo desta matéria não dispensa a orientação médica. Portanto, busque ajuda de um médico de confiança para mais dúvidas.