Vitamina C para Gestante – Qual a importância do nutriente?
Que as vitaminas são essenciais para a saúde da mãe e para o bom desenvolvimento do bebê nós já sabemos, mas ainda existes muitas dúvidas sobre a vitamina C para gestante. Poucos sabem sobre a importância do nutriente nesse momento tão importante.
A vitamina C na gestação oferece inúmeros benefícios quando consumida na quantidade correta. Portanto, é necessário ter conhecimento do que esse elemento pode proporcionar, além de realizar a suplementação somente sob orientação médica.
Sendo assim, no conteúdo desta matéria você vai a saber sobre a importância do nutriente e conhecer mais sobre os benefícios da vitamina c para gestante. Leia até o final e tire suas dúvidas.
Veja também: Vitaminas para Gestantes – Quais a grávida deve tomar?
Quais os benefícios da Vitamina C para gestante?
Este nutriente sempre foi associado a saúde e suas propriedades de prevenção a gripes e resfriados. Entretanto, os benefícios da vitamina C vão muito além da sua capacidade de reforçar o sistema imunológico.
A vitamina C auxilia na manutenção e formação de tecidos, como vasos sanguíneos, cartilagens, músculos e ossos. Além disso, ela possui ação antioxidante, protegendo as células contra os efeitos de radicais livres, poluição e outras diversas doenças.
Leia também: Como evitar estrias na gravidez? 10 Dicas do que fazer.
Entre os diversos benefícios da vitamina, podemos destacar:
- Combate o envelhecimento da pele – Além da sua ação antioxidante, a vitamina C evita o envelhecimento precoce e estimula a produção de colágeno, dessa forma, combate o aparecimento de rugas, recupera a elasticidade e rejuvenesce a pele.
- Melhora absorção de ferro – A falta de ferro no organismo pode desencadear uma anemia, por isso, consumir a vitamina pode promover a absorção deste mineral.
- Evita problemas na visão – Este nutriente ajuda a combater a degeneração da retina e diminui o risco de catarata.
- Combate o estresse e ajuda no bom humor: Estudos mostram que a vitamina pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol em quem suplementa a vitamina. Além disso, ela ajuda na produção de neurotransmissores que regulam o humor, melhorando o humor e dando mais energia.
Quanto de vitamina C grávidas podem tomar?
Para essa fase que requer tanto cuidado, deve-se ter atenção quanto as variações de dosagens necessárias. A quantidade da vitamina que deve ser consumida pode mudar de acordo com a idade, período da gestação e necessidade nutricional da mulher. Veja a baixo uma média diária considerada ideal:
- Gestantes – 60mg
- Mães que estão amamentando – 80mg
Vale salientar que, o médico é quem irá determinar sobre a suplementação correta, podendo variar a concentração, modo de tomar e outras características.
Quais os riscos da vitamina C para gestante?
Assim como qualquer outra substância, os riscos surgem com o consumo indevido da vitamina e, também pela falta dela no organismo. Portanto, é importante frisar que a suplementação deve ser realizada somente com a indicação médica.
Neste caso, conforme estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, existem indícios de que o consumo em excesso de Vitamina C pode causar efeitos danosos a saúde da mãe e do bebê, assim como o baixo consumo do nutriente pode estar relacionado ao risco de partos prematuros.
Como consumir a Vitamina C de forma natural?
Encontramos a vitamina C em alimentos comuns do dia a dia, porém, as fontes mais ricas são as frutas e vegetais. Portanto, muitos médicos indicam a alimentação como forma de suplementação da vitamina C para gestantes. Veja abaixo algumas opções de alimentos ricos no nutriente:
- Laranja;
- Acerola;
- Morango;
- Kiwi;
- Abacaxi;
- Goiaba;
- Manga;
- Caju;
- Brócolis;
- Salsa;
- Couve;
- Pimentões.
Sendo assim, manter uma alimentação balanceada e determinada pelo nutricionista pode ser uma boa forma de se obter a vitamina C naturalmente.
Como é feita a suplementação?
A suplementação na gravidez só deve ser realizada com a orientação do médico ou do nutricionista. Neste caso, é importante seguir as doses e a frequência recomendada pelo profissional.
Essa suplementação é feita com vitaminas para gestantes. Esses suplementos possuem formulações especificas e quantidades seguras dos nutrientes para o organismo da mulher e do bebê. Ou seja, a partir dos resultados de exames clínicos, o médico deve avaliar a necessidade da mulher e indicar o consumo da vitamina C isolada ou em associação com outros nutrientes.
Por outro lado, algumas mulheres ficam em dúvida sobre o uso da vitamina C efervescente durante a gestação. Neste caso, o médico deve avaliar e orientar a gestante quanto o uso do suplemento. Não existe nenhuma contraindicação específica para gestantes, porém, alguns cuidados devem ser tomados.
Veja a seguir em quais casos deve-se evitar o uso de vitamina c efervescente em gestantes:
- Mulheres com histórico de pedra nos rins por oxalato ou com eliminação de oxalato na urina;
- Grávidas com quadros de insuficiência renal grave ou falência renal;
- Mulheres com hemocromatose (absorção exagerada de ferro pelo organismo);
- Gestantes alérgicas ou menores de 12 anos.
Como é possível notar, a vitamina C para gestantes é um elemento fundamental para manter a saúde da mãe e do bebê. Por isso, é importante realizar um acompanhamento médico para prevenir que as quantidades desta e, outras vitaminas necessárias durante a gravidez fiquem a baixo do recomendado por nutricionistas.
Bons hábitos alimentares, associados a uma suplementação correta traz somente bons resultados. Portanto, sempre busque ajuda médica para verificar as necessidades nutricionais para garantir uma gestação saudável.
Além das ofertas de itens para mamãe e bebê e vitaminas, no site da Farmadelivery você encontra diversos outros produtos em promoção. Acesse e confira!