Volta às Aulas Presenciais – Quais cuidados tomar?
Como vimos nas ultimas semanas, as volta às aulas se tornou obrigatória em algumas regiões e o que vem preocupando as famílias é sobre como manter a segurança das crianças mesmo com esse retorno?
A exemplo, o Governo do Estado de São Paulo, decidiu retomar as aulas presenciais com o intuito de evitar a evasão escolar e, com isso, garantem que protocolos sanitários serão seguidos.
Distanciamento mínimo de 1 metro, uso obrigatório de máscaras e esquema de revezamento planejado para unidades com pouca capacidade física, serão algumas das medidas tomadas incialmente para que as escolas voltem a receber seus alunos.
Deste modo, mesmo com todos os cuidados mantidos pelas unidades de ensino, garantir que o retorno do seu filho seja feito com segurança é imprescindível.
Por isso, criamos esse conteúdo informativo para orientar quais os cuidados devem ser tomados para a volta das aulas. Leia até o final e saiba mais!
Quais cuidados tomar com a volta das aulas presenciais?
Algumas medidas de segurança devem ser tomadas, além de alguns itens que devem ser adicionados a mochila dos pequenos. Veja a seguir quais são os cuidados necessário para esse retorno.
1. Uso correto da máscara
Uma das principais exigências para a volta às aulas é uso obrigatório de máscara. Portanto, oriente a criança sobre o uso individual e que é necessário permanecer com o acessório durante todo o período.
Além disso, as crianças devem ser orientadas sobre o correto manuseio das máscaras para evitar a contaminação da mesma. Uma boa opção nestes casos, é manter sempre uma máscara reserva armazenada corretamente, entre os objetos pessoais da criança.
2. Higienização das mãos
A higienização das mãos é um fator imprescindível para o controle da contaminação do novo Coronavírus. Por isso, é importante informar ao pequeno que ele deve lavar ou higienizar as mãos sempre que possível.
Para realizar essa limpeza, é muito simples! Basta lavar as mãos com água e sabão. Se por acaso, não houver como realizar a limpeza desta forma, o uso de álcool em gel ou lenços higiênicos cumprem a mesma função.
3. Evitar aglomerações
Apesar do distanciamento nas salas de aula ser temporário, é importante que se evite o contato muito próximo. Os pais devem instruir os jovens a manter uma distância de até 1 metro dos colegas, evitando o contato físico e sem máscaras.
4. Objetos de uso pessoal
Deve-se evitar o compartilhamento de materiais escolar, garrafinhas e copos. Neste caso, é sempre bom conferir se a criança possui todos esses objetos, de uso individual e orientá-lo a não compartilhar os mesmos.
5. Cuidados ao se alimentar
Antes de comer, é importante que a criança realize a higienização das mãos. Ao beber água, a criança deve também lavar as mãos antes de manusear a garrafa ou copo e, se for encher com água, evitar o contato com o bebedouro.
Quais grupos poderão deixar de frequentar as aulas presenciais?
Segundo a determinação, poderão deixar de frequentar as aulas presenciais os estudantes que fazem parte dos seguintes grupos:
- Jovens gestantes e puérperas;
- Estudantes a partir de 12 anos com comorbidades e que não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19;
- Alunos menores de 12 anos, do grupo de risco ou com condição de saúde de maior fragilidade.
São atitudes e cuidados simples que podem prevenir o contágio do novo Coronavírus e garantir a saúde e bem-estar dos pequenos.
Com base nessas informações, a Farmadelivery criou uma categoria exclusiva com itens específicos e indispensáveis para garantir a segurança das crianças na volta ás aulas presenciais. Clique e confira!