Saiba quais são os alimentos com maior concentração de vitamina D.
| |

10 alimentos com Vitamina D para incluir na sua dieta!

A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do organismo e necessário para a saúde dos ossos e músculos. Apesar de não ser a fonte primária, alguns alimentos com vitamina D podem ajudar na reposição do nutriente.

No entanto, como já sabemos, esse hormônio é produzido pelo próprio corpo, a partir da síntese através dos raios solares.

Sendo assim, veja nesta matérias quais alimentos com altas concentrações de vitamina D para garantir uma vida saudável. Leia até o final e saiba mais.

Saiba mais sobre a Vitamina D aqui!

Quanto de vitamina D consumir?

A quantidade varia conforme idade, gênero e necessidades especiais. Porém, médicos consideram que, para crianças a cima de 1 ano de idade e adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15mcg de vitamina D. No entanto, idosos devem consumir em média 20mcg por dia.

Normalmente se expor por alguns minutos a luz solar é o suficiente para obter quantidades diárias de vitamina D.

Alguns minutos de banho de sol é o suficiente para repor a vitamina D necessária.

Mas caso a pessoa não consiga tomar banhos de sol com frequência, a quantidade pode ser alcançada através da alimentação ou com a suplementação vitamínica.



10 Alimentos com Vitamina D

Conheça a seguir alguns dos alimentos que possuem maior concentração de vitamina D e suas quantidades baseadas em unidades internacionais (UI):

1. Óleo de fígado de bacalhau – Este na verdade é um complemento alimentar bastante consumido por quem está com níveis de exposição da pele ao sol baixos. Cada colher de chá (aproximadamente, 5 ml) pode conter de 400 a 1000 UI de vitamina D.

2. Salmão selvagem – Outro alimento muito rico no nutriente, este tipo de salmão pode conter de 600 a 1000 UIs do nutriente a cada 100 gramas.

3. Atum – 185g contêm 247 UIs, o que representa 1/3 da recomendação diária de vitamina D para um adulto saudável.

4. Sardinha – A sardinha conservada em óleo é uma fonte excepcional de vitamina D, pois em 125g possui 476 UIs.

5. Gema de ovo – É na gema do ovo que se concentra a maior quantidade do nutriente, em 1 unidade media você encontra cerca de 112 UIs.

Atum, ovos e sardinha são alguns dos alimentos com altas concentrações de vitamina D.

6. Bife de fígado – Além de ser uma importante fonte de ferro, em cerca de 100g do alimento possuem cerca de 50 UIs.

7. Cogumelos shiitake – Considerada uma boa opção para vegetarianos e veganos, os cogumelos por si só ficam expostos ao sol e nos beneficiam com vitamina D. Sendo assim, em 1 colher de sopa cheia encontramos 10 UIs.

8. Leite integral fortificado – Este alimento é uma fonte fonte rica em vitamina D para o organismo, além de cálcio, que ajuda a fortalecer os músculos e ossos. Em 1 copo americano pequeno de leite, tem 78 UIs do nutriente.

9. Iogurte – Por ser derivado do leite, o alimento possui boas concentrações de vitamina D, como também pode ser fortificado com o nutriente. Em 1 pote você consome cerca de 4 UIs.

10. Queijo Minas frescal – Assim como o exemplo anterior, o queijo minas é rico em leite e em 1 fatia pequena de 30g possui 25 UIs de vitamina D.



Em quais frutas encontramos a vitamina D?

A resposta para essa pergunta, infelizmente é nenhuma! A vitamina D não está presente em nenhuma fruta, legumes, verduras, folhas e hortaliças.

Ou seja, o nutriente está fortemente presente em alimentos de origem animal. No entanto, a única exceção são os cogumelos que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando expostos ao sol.

Porém, os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3. Embora os dois nutrientes sejam importantes para o bom funcionamento do corpo, pesquisas apontam que a vitamina D3 é mais eficaz.

Saiba mais em: Tipos de vitamina D – Qual a diferença entre a D2 e D3?

Como repor a vitamina D?

De fato, a melhor forma de garantir o nutriente é tomando banhos de Sol pelo menos três vezes na semana.

A alimentação sozinha não garante os níveis necessário, o que por muitas vezes deve ser feita em associação com suplementos alimentares, como por exemplo, Inpruve D. Mas para isso, lembre-se de consultar um médico para que o mesmo possa recomendar o uso correto do suplemento.

Lembre-se também que na Farmadelivery você encontra os melhores produtos, com descontos imperdíveis e com entregas rápidas. Acesse e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares