Sintomas de gripe na gestação – Como aliviar e prevenir?
Apesar dos sintomas de gripe na gestação serem os mesmos manifestados em outros grupos, a forma de tratar é bem diferente, já que as mamães ficam restritas de tomar muitos medicamentos, que podem trazer riscos ao bebê.
Apesar de ser uma doença viral muito comum, existem casos de risco na gestação. Por isso, consultar um médico ao notar os primeiros sintomas de gripe é importante para evitar o avanço da infecção e que os sintomas se manifestem de maneira mais severa.
Com isso, criamos essa matéria com o intuito de ajudar as mamães a identificarem os primeiros sintomas, como também a prevenir e aliviar os sintomas de gripe na gestação. Leia nosso conteúdo até o final e tire suas dúvidas.
Acesse também: Gripe na gravidez – Quais os riscos e como evitar?
É comum ter gripe na gestação?
Contrair gripe durante a gestação é bastante comum. Isso acontece por causa do sistema imunológico da mulher, que neste período fica muito fragilizado, tornando-se mais propenso a contrair doenças e infecções virais diversas.
No entanto, mesmo se tratando de uma doença comum, algumas gestantes podem manifestar sintomas mais graves que as outras, sendo necessária uma internação para melhor acompanhamento médico.
Por outro lado, em relação aos bebês, a gripe não afeta em nada. Isso acontece, porque o vírus Influenza não tem a capacidade de ultrapassar a placenta, mantendo o bebê em segurança.
Quais os sintomas da gripe na gestação?
Os sintomas de gripe na gestação são os mesmo que já conhecemos, como por exemplo, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e as vezes.
Entretanto, nos casos mais severos, onde a saúde da mãe está em risco, se manifestam os seguintes sintomas:
- Febre persistente e alta (mais que 37ºC);
- Pressão arterial alterada;
- Falta de ar;
- Taquicardia.
Independe do grau de intensidade, a gestante deve consultar um médico que irá avaliar a prescrição de remédios ou outras intervenções, levando em consideração as necessidades de cada paciente.
Portanto, busque ajuda profissional durante toda a gestação, para saber quais medicamentos e medida estão liberadas em casos de emergência.
Como aliviar os sintomas da gripe?
Durante a gravidez, a mulher nunca deve tomar qualquer medicamento antigripal ou analgésicos sem o aconselhamento médico. No entanto, existem algumas medidas que podem aliviar alguns dos sintomas:
- Nariz entupido e coriza: faça lavagens com soro fisiológico ou sprays descongestionantes;
- Dor de garganta e tosse: Gargarejos e algumas pastilhas de mentol podem aliviar esses sintomas;
- Febre: Tomar banhos ou aplicar toalha molhada com água fria sobre a testa, ajudam a diminuir a temperatura corporal;
- Dor no corpo e cansaço: Repouso alivia as dores no corpo, permite que o organismo se recupere e evita a transmissão do vírus;
- Hidrate-se bem: Consumir água e outros líquidos naturais ajudam a eliminar o vírus, além de reforçar a imunidade do organismo.
Como se prevenir da gripe na gestação?
Algumas atitudes simples auxiliam na prevenção da gripe durante a gestação. Veja a seguir o que a mãe pode fazer para evitar contrair a infecção:
- Evite frequentar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas;
- Alimente-se corretamente e consuma alimentos ricos em vitaminas, em especial a vitamina C;
- Lave as mãos frequentemente;
- Evite apertos de mãos, beijos, abraços e levar a mão na boca quando estiver em ambientes externos.
Com essas informações, é possível perceber que alguns cuidados bastam para prevenir que a mãe contraia a gripe e que é possível amenizar os sintomas de gripe na gestação com dicas simples.
Sendo assim, aplique essas medidas a sua rotina de cuidados e sempre tenha conhecimento de que somente o seu médico pode indicar quais medicamentos podem ser utilizados no tratamento da gripe.
Contudo, a depender da orientação médica, no site da Farmadelivery você encontra diversas ofertas para os cuidados da sua saúde. Acesse e aproveite os diversos descontos exclusivos.