Tosse na gravidez: Qual expectorante grávida pode tomar?
A tosse na gravidez é normal e pode surgir a qualquer momento. Isso ocorre devido a mulher sofrer alterações hormonais ao longo da gestação que a tornam mais sensível a agentes que provocam a tosse.
Além disso, evitar ambientes frios e com poeira, beber bastante e e outra medidas podem ajudar a evitar o sintoma. Contudo, quando a mãe apresenta tosse persistente, com secreção ou quando surge outros sintomas, deve-se buscar ajuda profissional para diagnóstico adequado.
Sendo assim, criamos esse conteúdo com algumas dicas para ajudar a aliviar a tosse produtiva e persistente na gravidez e qual a melhor forma de expectorar sem prejudicar o bebê. Leia até o final e tire suas dúvidas.
+ Para saber mais, leia também: Gripe na gravidez – Quais os riscos e como evitar?
Causas da tosse na gravidez
Uma das principais causas de tosse é a fraqueza do sistema imune. Com isso, o organismo da mulher se torna mais susceptível a agressões externas, como resfriados ou gripes.
Além disso, a tosse na gravidez pode também ser causada por asma, alergias ou tabagismo, as alterações hormonais que causam rinite gestacional e também o refluxo gástrico.
Quando se preocupar?
A tosse em si não é considerada grava, no entanto, existem sintomas que quando associadps, podem indicar ser um sinal de alguma patologia, tais como:
- Tosse persistente;
- Tosse com secreção acompanhada de sangue;
- Dificuldade para respirar e falta de ar;
- Febre, calafrios e tremores.
Assim, caso estes sintomas surjam, podem indicar a presença de vírus ou bactérias que só são combatidas com antibióticos ou outras medicações.
Como aliviar a tosse na gravidez?
Além das opções de tratamento prescrito pelo médico, existem algumas medidas que ajudam a aliviar o desconforto causado pelas crises de tosse e eliminar as secreções:
- Beba bastante água – Consumir água regularmente, que além além dos benefícios em geral, ajuda a dissolver as secreções e facilitando a sua expulsão.
- Evite o contato com agentes irritantes – Evite contato com produtos e ambientes que causam irritação das vias aéreas ou outras substâncias que normalmente lhe causam irritação. Se não for possível evitar, use uma máscara apropriada e evite contato com esses agentes.
+ Para saber mais, leia também: Expectorante natural: Quais alimentos eliminam o muco?
Qual xarope pode tomar durante a gravidez?
Como foi dito anteriormente, quando a tosse seca é persistente, a gestante pode apresentar dores na barriga devido ao estiramento dos músculos abdominais e as repetidas contrações devido a tosse. Neste caso, o médico deverá receitar xaropes ou comprimidos anti-histamínicos, para aliviar a tosse.
Contudo, em casos de tosse com catarro não se deve-se evitar remédios que diminuem a tosse e, neste caso, é importante promover a expectoração das secreções dos pulmões e das vias respiratórias.
No entanto, existem algumas formas naturais que ajudam a remover o excesso das secreções e que podem ser feitas em casa mesmo. Mas lembre-se, sempre busque a orientação do seu médico antes. Veja a seguir:
Dicas de xarope natural para tosse na gravidez
Xarope de tomilho
O tomilho possui ação expetorante além de relaxar o trato respiratório. O mel, por sua vez, ajuda a acalmar e hidratar a garganta irritada e, ainda conserva o xarope. Veja como preparar o remédio:
- 1 colher (sopa) de tomilho seco;
- 250mL de mel;
- 500mL de água.
Modo de preparo: Em uma panela, ferva a água e junte o tomilho. Em seguida, tampe e deixe a mistura em infusão até arrefecer. Por fim, coe e acrescente o mel, misturando bem até dissolver por completo.
Xarope de gengibre, mel e limão
Com propriedades anti-inflamatórias e expetorantes, o gengibre facilita a eliminação do muco. O limão, rico em vitamina C, ajuda a reforçar as defesas do organismo e promove o combate a infecções. Veja o que você precisa para preparar xarope caseiro:
- 5 colheres (sopa) de mel;
- 2cm de gengibre;
- 1 limão com casca;
- 1/2 copo de água.
Modo de preparo: Primeiramente, corte o limão em cubos e o gengibre em fatias. Em seguida, coloque todos os ingredientes numa panela com água para ferver. Após levantar fervura, tampe a mistura até ficar morno e, por fim, acrescente o mel, misturando bem.
Quando buscar ajuda médica?
A gestante deve solicitar a orientação do seu médico sempre que sentir algo de diferente com a sua saúde. Além disso, deve-se evitar a automedicação, mesmo ao utilizar produtos e receitas naturais.
Contudo, a grávida deve redobrar a atenção quando sentir dificuldades para eliminar a secreção ou falta de ar. Atente-se também quando a secreção apresentar coloração amarelo/esverdeada, que indica infecção e também se a mesma apresenta sangue. Ou seja, sempre houver dúvidas ou situações diferente do normal, busque ajuda profissional.
+ Para saber mais, acesse também: Como eliminar o catarro? Veja 5 dicas do que fazer.