Tipos de Diabetes: Entenda a diferença entre o tipo 1 e 2.
O diabetes é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo utiliza a glicose dos alimentos. Normalmente, isso ocorre devido à falta de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose até as células. Mas você sabia que existem 2 tipos de diabetes e quais as diferenças entre elas?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD, atualmente existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil, representando 6,9% da população brasileira. No mundo, estima-se que 463 milhões de adultos viviam com diabetes em 2019.
Portanto, é importante estar atento para conseguir distinguir a doença e seus 2 tipos. Então, primeiramente, entenda quais as diferenças entre elas e como a doença influencia na sua saúde.
+ Para saber mais, acesse também: Como funciona o corpo de quem tem diabetes e quais funções são afetadas?
O que é Diabetes tipo 1?
Diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as células beta no pâncreas, que são as células que produzem insulina. Geralmente, acomete crianças e adolescentes e concentra de 5 a 10% do total de pessoas portadoras de diabetes.
Como resultado, o corpo produz muito pouco ou nenhuma insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina diariamente. Alguns médicos conhecem este tipo por diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente.
Neste caso, para retirar o açúcar da corrente sanguínea, os médicos habitualmente prescrevem insulina, mudança na dieta e atividades físicas.
Sintomas de diabetes tipo 1:
- Excesso de urina;
- Sede constante;
- Perda de peso;
- Aumento da fome;
- Cansaço.
O que é Diabetes tipo 2?
Essa é a apresentação mais comum da doença. Aproximadamente 90% das pessoas diagnosticadas têm diabetes tipo 2.
Diabetes tipo 2 se desenvolve quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou o corpo não pode usar adequadamente a insulina que ele produz. Eventualmente, o pâncreas pode parar completamente de produzir insulina.
Além disso, fatores genéticos podem desencadear esse tipo de diabetes, mas, o mais comum envolve casos de pessoas acima do peso e com má alimentação.
Assim, após a avaliação médica, tratamento pode envolver a prática de atividade física e mudanças na rotina alimentar. Em alguns casos ainda, exigirá o uso de insulina e outros medicamentos para o controle glicêmico.
Sintomas de diabetes tipo 2
- Excesso de sede;
- Grande quantidade de urina;
- Fome em excesso;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Visão embaçada.
Quais as diferenças entre os dois tipos de Diabetes?
A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2 é que o tipo 1 é uma doença autoimune que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente.
No entanto, no tipo 2 o pâncreas ainda produz insulina; porém, além de ser insuficiente, ela não pode ser plenamente metabolizada pelo organismo em decorrência da resistência à insulina que ocorre nos órgãos e músculos.
A principal diferença entre os dois tipos de diabetes é a causa da doença.
Sendo assim, uma é de origem autoimune, onde os anticorpos da própria pessoa agridem as células produtoras de insulina e, normalmente isso acontece na infância ou adolescência. Por isso, também é chamado de Diabetes Juvenil. No caso do diabetes tipo 2, há uma grande influência genética agravada pela obesidade e sedentarismo.
Ou seja, as principais diferenças entres os tipos de diabetes são:
DIABETES TIPO 1 | DIABETES TIPO 2 |
• Normalmente, é diagnosticada na infância; | • Mais comum aparecer em pessoas com mais de 30 anos; |
• É uma doença autoimune; | • O corpo passa a ter maior resistência à insulina; |
• O tratamento feito apenas com insulinas; | • Em alguns casos, o tratamento é feito apenas com medicamentos; |
• Não é associada ao excesso de peso; | • Além dos fatores genéticos, está associado ao ganho de peso |
Como controlar os dois tipos de diabetes?
Nos dois casos, as melhores formas de controlar a glicose no sangue é seguir uma dieta balanceada, realizar exercícios físicos, fazer o uso correto de medicamentos, bem como monitorar os níveis de glicose.
Quais os riscos?
Sendo assim, como vimos as Diabetes tipo 1 e tipo 2 são similares no fato de aumentarem o risco da pessoa portadora da doença desenvolver outros problemas de saúde futuros. Entre eles, podemos destacar:
- Cegueira;
- Insuficiência renal e nefropatia (alteração nos vasos sanguíneos dos rins);
- Doenças cardíacas – Infarto, angina, etc;
- Acidente Vascular Cerebral – AVC;
- Amputação de pés e pernas;
- Hipoglicemia;
- Desmaios;
- Infecções;
- Neuropatia.
+ Para saber mais, acesse também: Pré-diabetes? O que é uma pessoa Pré-diabética afinal?
Agora que você conhece um pouco mais sobre os dois principais tipos de diabetes, fica mais fácil compreender e identificar a doença. Portanto, mantenha a consulta e exames regulares em dia para evitar problemas futuros ainda maiores.
Ainda, vale salientar que este conteúdo é apenas informativo e não suspende a avaliação médica. Ou seja, consulte um profissional da saúde para o diagnóstico exato e preciso!